Buscar

Avaliação adulto idoso 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO
1 - Após a promulgação da Lei n.º 7.498, de 25 de junho de 1986, referente ao exercício profissional da enfermagem, dispõe o artigo 11 sobre a Sistematização de Enfermagem (SAE). Segundo esta lei, considere as afirmativas a seguir. I. Consulta de enfermagem, prescrição de enfermagem, assistência de enfermagem, cuidados a pacientes graves com risco de vida, cuidados de enfermagem de maior complexidade e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas são atividades privativas do enfermeiro. II. A implementação, planejamento, organização, execução e avaliação do processo de enfermagem compreendem as seguintes etapas, sendo exclusividade do enfermeiro: consulta de enfermagem, histórico, exame físico, diagnóstico de enfermagem e evolução de enfermagem. III. A Implementação da SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente e, nos casos de assistência domiciliar, não há necessidade formal do registro no prontuário do paciente/cliente. IV. A Implementação da SAE nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) não é uma necessidade visto que atende somente pacientes a nível primário e secundário. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
R: I e II.
2 - Coloque V ou F e marque a alternativa correta. Os distúrbios depressivos estão entre as queixas mais comuns nos idosos. São sintomas de depressão no idoso. ( ) Fadiga. ( ) Alterações do sono. ( ) Ideias suicidas. ( ) Alterações do peso. ( ) Concentração diminuída. Assinale a alternativa correta:
R: V V V V V.
3 - A Doença de Alzheimer é um distúrbio neurológico degenerativo, irreversível, progressivo e se caracteriza por perda gradual da função cognitiva, distúrbios no comportamento e afeto. Assinale a alternativa correta relacionada às prescrições de enfermagem ao paciente com Doença de Alzheimer:
R: A excitação e a confusão podem aborrecer o paciente, propiciando a reação catastrófica. Deve-se prevenir com ambiente organizado, livre de ruídos, simples e familiar.
4 - A Enfermagem Gerontológica, conforme Guntyer e Estes (apud PEREZ, 1993) abrange os conhecimentos específicos de enfermagem acrescidos daqueles relacionados ao processo do envelhecimento, sendo o campo da Enfermagem que se especializa na assistência ao idoso, logo: I. Estimular o idoso para que ele consiga aumentar os hábitos saudáveis; II. Diminuir e compensar as limitações inerentes da idade; III. Instruir o idoso a confortar-se com a angústia e debilidade da velhice, incluindo o processo de morte; IV. Atuar estimulando o autocuidado; V. Atuar na prevenção e não-complicação das doenças inevitáveis. Quanto aos procedimentos equipe de enfermagem deve seguir, estão INCORRETAS:
R: Nenhuma está incorreta
5 - (FUNCAB - EMSERH, 2016 adaptado por Talline Hang-Costa) O planejamento da assistência de enfermagem para o paciente, internado com um infarto do miocárdio sem complicações, inclui a realização do diagnóstico e sua respectiva prescrição de enfermagem, correta e respectivamente apresentados em:
R: Risco de troca gasosa prejudicada relacionada com a sobrecarga de líquidos; avaliar, documentar e relatar para o médico os batimentos cardíacos e sons respiratórios anormais a cada 4 horas.

Outros materiais