Buscar

APOL 1 Questão 1 a 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
Em se tratando da produção em massa, cada etapa do processo produtivo é realizada por um trabalhador diferente, cada pessoa e cada grupo tem uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo bem-definido. As qualificações dos trabalhadores resumem-se apenas no conhecimento especifico da tarefa. Diante disso, Henry Ford adotou três princípios para acelerar o processo de produção, o princípio da intensificação, da economicidade e da produtividade.
Abaixo, algumas afirmações a respeito dos três princípios de Henry Ford para acelerar o processo de produção:
I. O princípio da intensificação consistia em diminuir o tempo de duração com a utilização imediata de equipamentos e matéria prima e a rápida colocação do produto no mercado.
II. O princípio da economicidade consistia em reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria prima em transformação para que o carro fosse pago a empresa antes de vencido prazo de pagamento.
III. O princípio da intensificação diminuía parcialmente o tempo de duração porque a os equipamentos não eram utilizados de imediato e a colocação no mercado era feita muito tarde.
IV. O princípio da produtividade consistia em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período, por meio da especialização e da linha de montagem.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e IV apenas
	
	C
	II e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o caso a seguir, o qual se refere a criatividade e empreendedorismo.
João e Pedro são empreendedores, estruturaram um organização não governamental (ONG) chamada INOVA. Esta ONG atua junto a jovens de baixa renda que querem estruturarem seus próprios negócios. João e Pedro são profissionais conectados ao mercado, têm bons relacionamentos com diversas empresas, planejaram o negócio, logo conseguiram patrocínio de grandes empresas públicas e privadas. A INOVA está se desenvolvendo, isto tem levado João e Pedro a refletirem sobre a importância de criar novos caminhos para a ONG, entendem que criatividade é um fator relevante. Em uma reunião, ao analisarem suas posturas, João percebe que, por vezes, sente medo de errar, tende a ser prático e diante de uma nova ideia tende a achá-la sem lógica. Pedro sente que está sempre buscado novas ideias, gosta de inventar, está sempre atento e se permite sonhar. João e Pedro são empreendedores, mas têm diferentes posturas frente à criatividade.
Tendo em vista o caso acima, no que se refere às posturas de João e Pedro, analise sentenças a seguir e assinale a alternativa certa.
I – Pode-se perceber que João apresenta bloqueios em sua criatividade. Estes bloqueios,  quando conhecidos e trabalhados, levam a pessoa a um novo e melhor patamar de criatividade.
II –  Pode-se perceber que Pedro está sempre procurando uma resposta certa e quase não procura outras alternativas, portanto apresenta bloqueios em sua criatividade.  
III – Pode-se perceber que João é um empreendedor que incorpora a criatividade, mas devido as crenças limitadoras sobre que ele é e o que pode fazer, nunca age de forma a tornar seu sonho realidade.
IV – Pode-se perceber que Pedro é um empreendedor que desenvolve a sua criatividade, pois exercita ações e incorpora hábitos que aproveitam ao máximo o seu potencial criativo.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa II, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto abaixo:
Nas considerações finas do “Estudo de Tendências e oportunidades de negócio em Goiás”, desenvolvido pelo SEBRAE GOIÁS há a seguinte abordagem: “As oportunidades identificadas são baseadas nas necessidades e nos anseios que os consumidores demonstraram em nossos estudos. Vale ressaltar que todo empreendimento começa com uma oportunidade de negócios que, ao ser identificada, deve ser analisada detalhadamente. E os profissionais do Sebrae Goiás, envolvidos no processo de esclarecimento e direcionamento dos potenciais empreendedores, devem enfatizar o cuidado que eles devem tomar em contextualizar a oportunidade à sua devida realidade, capacidade de investimento, nível de conhecimento (se é necessário maior especialização e os passos que devem ser tomados), localidade, entre outros, encorajando o planejamento, a pesquisa de mercado, enfim, todos os cuidados necessários que o início de um empreendimento demanda”.
Analise as afirmações abaixo, de acordo com o texto apresentado:
I- Oportunidades são questões a serem aproveitadas pelos habitantes da localidade em que a mesma será desenvolvida.
II- Identificação de oportunidades é um processo criativo que exige do empreendedor apenas um alto poder de imaginação e abstração da realidade.
III- O estudo de identificação de oportunidade deve levar em conta o contexto do momento da avaliação, sendo pouco relevante estudar o passado ou futuro daquele segmento de negócio.
IV- Pesquisa de mercado, por menor que seja o possível empreendimento, é algo a ser considerado para avaliação do potencial de uma oportunidade.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
	
	A
	I e III apenas.
	
	B
	IV apenas.
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	II apenas.
	
	E
	I, III e IV apenas
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
João Antonio é gerente de vendas da Vinícola Good Wine localizada a aproximadamente 100 km da cidade de Porto Alegre. No seu dia a dia de trabalho, João Antonio precisa organizar muito bem suas tarefas, começando pela definição de objetivos e quantificação de metas, estabelecer o que deve ser feito por cada membro da equipe de vendas e especialmente analisar e avaliar a frequência de compra dos consumidores e o atendimento aos pedidos feitos por eles com bastante precisão. Logo, João Antonio precisa ser eficiente todos os dias na condução das tarefas da Vinícola Good Wine.
A partir do texto anterior, analise as alternativas abaixo que versam sobre os conceitos de eficiência praticados por João Antonio na Vinícola Good Wine:
I.João Antonio trabalha com eficiência porque procura fazer os processos certos, os meios corretos para atingir os objetivos da vinícola Good Wine. 
II.João Antonio é um profissional eficiente porque coloca todos os seus esforços nos processos para atingir os objetivos da vinícola Good Wine.
III. João Antonio é um profissional eficiente porque suas ações dizem  respeito exatamente ao resultado final da ação.
IV. João Antonio é eficiente porque suas ações promovem os resultados desejados, por meio dos métodos e da correta execução das tarefas.
É correto que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
Frederick Winslow Taylor ficou conhecido como o pai da administração científica. Em seus estudos, observou problemas no processo produtivo da empresa em que trabalhava, o que o motivou a realizar pesquisas sobre a divisão do trabalho, incentivos ao trabalhador, a integração dos departamentos, o conflito entre supervisores e operários entre outras questões. As observações de Taylor, foram significativas e deram motivos para o estabelecimento do chamado Movimento da Administração Científica que teve início na Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos (ASME).
Assinale a única alternativa correta que apresenta os 4 princípios básicos da administração cientifica de Taylor:
	
	A
	princípio da força, local, plano e das metas
	
	B
	princípio do planejamento, preparo, controle e execução.
	
	C
	principio do saber, realizar, fazer e multiplicar.
	
	D
	principio da realização, manutenção, elaboração e conversação.
	
	E
	principio da iluminação, coordenação, alimentação e ação.

Outros materiais

Outros materiais