Buscar

Prova virtual discursiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disserte sobre a primeira Cruzada, sobre os Hospitálarios e os Templários.
R: As cruzadas foram de total responsabilidade da extinção de linhagens de famílias e acabar com todo o patrimônio dos nobres. 
No século XI grande parte dos domínios árabes, incluindo a Terra Santa – lugares por onde Jesus viveu e pregou sua doutrina – caiu em poder dos turcos seldjúcidas, um povo vindo do oriente, que se convertera ao Islã. Diferentes dos árabes, que nunca haviam se opostos as peregrinações dos cristãos à Terra Santa, os turcos a proibiam. Diante disso o papa Urbano II, falando aos nobres reunidos em Clermont, na França, 1095, fez um apelo pela libertação da Terra Santa. 
Por trás da exortação estavam os interesses da igreja em aumentar seu prestígio e em expandir seu domínio sobre os territórios controlados pelos muçulmanos. A adesão dos nobres ao apelo do papa foi quase imediata, pois, para eles, as expedições à Terra Santa foram vistas como uma forma de conquistar terras, prestígio e riquezas no oriente. Afinal muitos estavam empobrecidos por causa do direito de primogenitura. Assim, no ano seguinte, tiveram início as Cruzadas. Costurando cruzes vermelhas sobre suas roupas, nobres, camponeses, pobres, mendigos e até mesmo crianças partiram da Europa em grandes expedições militares com o objetivo de conquistar a Terra Santa, tomando-a dos mulçumanos.
Durante as primeiras cruzadas, os que lutavam em nome de Deus, ao cristão era prometido a remissão de pecados e admissão imediata no Reino dos céus, na eventualidade da morte em combate aos irmãos da ordem militar era garantido os mesmos benefícios. 
Os primeiros fiéis construíram o primeiro hospital, século VI, e o patriarca de Alexandria João Esmoler, tinha criado e equipado inúmeras destas instituições. 
Imperatriz Helena, mãe de Constantino, decidiu iniciar uma jornada ao calvário e encontrar todas as relíquias da paixão, sob os cuidados do império bizantino, a reconstrução dessas igrejas provocou um enorme afluxo de gregos a Jerusalém, sobretudo, movidos por interesses comerciais. Entre 1048 e 1063 mercadores amalfitanos incumbiram-se da construção do primeiro hospital bizantino nos arredores do Santo Sepulcro. 
Em meados de 1099, os irmãos independentes dos beneditinos passaram a ser oficialmente conhecidos como hospitálarios. Hospitálarios significa, dinamizada para auxiliar os milhares de peregrinos feridos e doentes ao caminho da Terra Santa. Em 1136 o rei de Jerusalém confiou a proteção do castelo de Berthgibelin aos hospitálarios e em 1142 o conde de Trípole doou o castelo de Crac. 1181, primeiro documento a incluir o termo “irmãos de armas” e dispor a primeira menção oficial e específica a sua atividade bélica, prevendo um dia dividido em orações e discussões acerca de assuntos religiosos, exercícios de recreação, manutenção física, trabalho e treinamento marcial. Exemplos de adaptabilidade organizacional: Ordem do hospital comprometeu-se a missão onde se tornou, dinâmica.
Com aprovação do prior do Sepulcro, esse grupo de cavaleiros formou uma coligação independentes dos hospitais, os antigos alojadores sem abandonar seus votos, castidade, pobreza e obediência e sem rescindir a promessa de proteção a Terra Santa, peregrinos por meio das armas. Em meio a isso destaca três ordens: Litúrgico para os cônegos 1114; Beneficientes para os hospitálarios 1113; Militar para os templários 1120 e 1129. 
Em 1136, o rei de Jerusalém confiou a proteção do castelo de Bethgibelin ao sul da Palestina, diretamente aos hospitálarios no intuito de deter o avanço das forças muçulmanas. 1148, segunda cruzada, houveram muitos que culparam os hospitálarios pelo fracasso da cruzada. Obras dobre a captura da Terra Santa por Saladino aponta os hospitálarios como guerreiros bravos e habilidosos.
Nos anos 20, o desenvolvimento do processo de criação e afirmação dos templários, num ambiente favorável as ordens militares. O reconhecimento internacional da regra dos templários no concílio de Troyes, foi o culminar de um ambiente propício a nova ordem e consolidaria a garantia na senda de um conhecimento prévio destes freires resultante da sua criação cerca de dez anos antes. 1314, hipótese de antecipar a chegada dos templários ao condado Portucalense.

Outros materiais