Buscar

PPE 3 AULA 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No longo percurso da história do atendimento à infância, pesquisas e práticas vêm buscando afirmar a importância de se promover uma educação de qualidade para todas as crianças, o que envolve também a importância de uma infraestrutura adequada ao atendimento à criança. De acordo com o documento Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), é correto afirmar: 1. O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, ¿brincável¿, explorável, transformável e acessível para todos. No longo percurso da história do atendimento à infância, pesquisas e práticas vêm buscando afirmar a importância de se promover uma educação de qualidade para todas as crianças, o que envolve também a importância de uma infraestrutura adequada ao atendimento à criança. De acordo com o documento Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), é correto afirmar: 1. O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, ¿brincável¿, explorável, transformável e acessível para todos. 2. O professor, junto com as crianças, prepara o ambiente da Educação Infantil, organiza-o a partir do que sabe que é bom e importante para o desenvolvimento de todos e incorpora os valores culturais das famílias em suas propostas pedagógicas. 3. A criança pode e deve propor, recriar e explorar o ambiente, modificando o que foi planejado. 4. A construção de uma unidade de Educação Infantil demanda planejamento e envolve os estudos de viabilidade, a defnição das características ambientais e a elaboração do projeto arquitetônico, incluindo o projeto executivo, o detalhamento técnico e as especificações de materiais e acabamentos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
		
	
	
	
	
	São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
	
	
	São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4
	
	
	É correta apenas a afirmativa 3.
	
	
	São corretas apenas as afirmativas 2 e 4
	
	
	São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
	
	
		2.
		Ao começar a trabalhar em uma escola da periferia, a professora Marise percebeu que todos os professores da Educação Infantil utilizavam as mesmas músicas tradicionais para marcar a rotina das crianças. Era uma música para marcar a hora do repouso, outra para iniciar a contação de histórias, etc. Como professora pesquisadora que pretende desenvolver uma prática reflexiva, Marise irá:
		
	
	
	
	
	adotar uma prática pedagógica que incorpore as músicas presentes na mídia, pois é o que os alunos ouvem fora da escola e do que mais gostam, já que têm mais familiaridade.
	
	
	problematizar a adoção destas práticas musicais e confrontá-las com o conhecimento teórico acumulado sobre o tema, de modo a fundamentar as suas escolhas em relação ao trabalho pedagógico com a música
	
	
	rejeitar estas práticas musicais pelo seu conteúdo tradicional, adotando um trabalho musical com os temas folclóricos, que ela acredita serem capazes de contribuir para a construção da identidade cultural dos alunos
	
	
	repetir os procedimentos habituais da escola, pois seguem as práticas adotadas em todas as escolas de educação infantil, sendo inadequado alterar as práticas já consolidadas
	
	
	Fazer com que seus alunos criem suas próprias músicas, já que ouviu dizer que este é um bom caminho para estimular a criatividade e a autonomia das crianças.
	
	
		3.
		As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e os Referenciais Curriculares propõem a educação infantil como espaço de cuidar e educar. Essa concepção também se estende às creches, sobre as quais afirma-se: I as creches são lugar de proteção e de cuidados com a saúde, bem como de educação para as crianças; II o ambiente escolar da creche se constitui como espaço assistencialista às crianças; III o processo educativo na creche promove o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social; IV como espaço de guarda e tutela, a creche tem especial cuidado com a saúde e a higiene das crianças. São afirmações adequadas à concepção de creche, expressas nos documentos citados APENAS:
		
	
	
	
	
	II e IV
	
	
	I e II
	
	
	III e IV
	
	
	I e III
	
	
	II e III
	
	
		4.
		A racionalidade científica, forma dominante de pensar e de agir na Modernidade, transformou o homem e sua ação em objetos de investigação. Passaram a ser tratados da mesma forma que as ¿coisas¿ e os fenômenos da natureza, como ¿objetos¿ fixos, imutáveis. O historicismo veio a se opor a essa perspectiva positivista, chamando a atenção para a dimensão histórica da existência, do mundo e da sociedade. As vertentes da pesquisa em educação que acompanharam essa discussão incorporaram idéias do historicismo e trouxeram para a prática da investigação o pressuposto de que :
		
	
	
	
	
	a pesquisa educacional supõe a existência de métodos previamente definidos.
	
	
	a objetividade e a universalidade do conhecimento são garantidas pelos métodos de pesquisa.
	
	
	o conhecimento educacional depende da compreensão dos processos sóciohistóricos
	
	
	a metodologia da pesquisa determina a produção dos conhecimentos históricoeducacionais
	
	
	o conhecimento da realidade só é possível por meio do controle do fenômeno educacional.
	
	
		5.
		A educação da criança pequena foi considerada, por muito tempo, como pouco importante. A partir de estudos e pesquisas sobre o assunto, conseguiu--se chegar a uma nova compreensão da educação da criança pequena que passa a ser entendida como: 1. A educação da criança pequena integra o sistema público de educação. 2. É parte da primeira etapa da Educação Básica. 3. É concebida como questão de direito, cidadania e qualidade. 4. As interações e as brincadeiras são consideradas eixos fundamentais para se educar com qualidade. 5. É opção do Estado e dever da família prover a educação infantil para as crianças pequenas. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
		
	
	
	
	
	São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
	
	
	É correta apenas a afirmativa 4.
	
	
	É correta apenas a afirmativa 5
	
	
	São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
	
	
	São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
	
	
		6.
		A abordagem mais apropriada para a pesquisa em educação é a
		
	
	
	
	
	explicativa.
	
	
	qualitativa.
	
	
	quantitativa
	
	
	neutra
	
	
	indutiva.
	
	
		7.
		O questionário é um dos instrumentos que pode ser utilizado na coleta de dados de uma pesquisa. Marque a alternativa que traz uma informação INCORRETA sobre esse instrumento:
		
	
	
	
	
	A formulação das perguntas deverá evitar a possibilidade de interpretação dúbia, de sugerir ou de induzir a resposta
	
	
	A linguagem deve ser formal, utilizando-se termos técnicos, tendo em vista que se trata de uma pesquisa de caráter científico
	
	
	Cada pergunta deverá enfocar apenas uma questão para ser assinalada pelo participante da pesquisa
	
	
	Deverá conter apenas as perguntas relacionadas aos objetivos da pesquisa
	
	
	Deve ser construído em blocos temáticos, obedecendo a uma ordem lógica na elaboração das perguntas
	
	
		8.
		Dentre as opções, marque o método que procura uma solução através de tentativas e eliminação de erros:
		
	
	
	
	
	Método dedutivo-indutivo
	
	
	Método indutivo
	
	
	Método hipotético-dedutivo
	
	
	Método dedutivo
	
	
	Problematização

Outros materiais