Buscar

Resumo Capitulo 3 do Livro Didático Análise Textual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo do 3º Capitulo do livro Língua, uso e discurso: entremeios e fronteiras
	O 3º capitulo do livro “Língua, uso e discurso: entremeios e fronteiras” da matéria de Análise Textual, traz uma reflexão sobre a diversidade da do texto falado, trazendo exemplo com o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e seu modo de falar, trazendo questões como a língua vernacular, diferenças e correspondências entre fala e escrita.
	Língua varnacular é a língua própria de um país ou de uma região, é todo uso linguístico popular, incluindo gírias, regionalismos, e também aquilo que a tradição gramatical considera “erro”, como falta de concordância, por exemplo o emprego de palavras socialmente desprestigiadas.
	O texto falado tem como principais propriedades a: A fragmentação pode ser usada como estratégia para que o locutor tempo em quanto formula seu texto; a situacionalidade é a presença do discurso no tempo, onde está sendo falado, para quem está sendo falado; a reiteração todo discurso tem que ser claro, dar ênfase capacidade de memorização a curto prazo. 
	As propriedades do texto escrito tem como característica a integração de frases, organizadas em períodos maiores e distribuídos em parágrafos.
	Propriedades comuns entre Fala e Escrita é a Centralidade Temática onde qualquer texto produzido deve responder a perguntas como: que trata o texto? Qual o tema desenvolvido? O que aborda?.
	Outro ponto comum a produções faladas e escritas e a conexão textual, onde é preciso de rupturas, frases mais curtas e reiterações, é necessária de termos responsáveis para a veiculação de sentido e da forma. 
Curso: Direito Turno: Tarde
Turma: 105
Aluno: Mardem do Rosário Peroba

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais