Buscar

trabalho 05 a 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
	ATIVIDADE:
Aulas 05/ 06 / 07 e 08
	Aluno: 
ALLAN SOUZA DA COSTA
	RGM:
103.8013
	Polo:
BATAGUASSU/MS
	
	
Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA
	ANO LETIVO: 
2018
	DATA PARA ENTREGA: 17/04/2018
	Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
	ATIVIDADES DA AULA 5
1. A motivação deve estar presente no nosso dia a dia. Quais os fatores que geram motivação no indivíduo em seu ambiente de trabalho. 
A motivação pode ser definida como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Refere-se ao querer atingir objetivos, realização de sonhos, satisfação de necessidade e vontades de cada individuo. Pois se ele não estiver motivado para o trabalho não atendera o objetivo da empresa. 
2- Com base na aula 5 sobre Motivação. Explique a teoria das necessidades de Maslow.
Maslow identifica que os seres humanos tem cinco necessidades básicas; sendo elas: fisiológicas, segurança, afetivo-social, estima e auto-realização. Cada necessidade desta acima citada tem um papel importante na vida do ser humano, onde nas fisiológicas são para sustentação da própria vida; a da segurança precisa o individuo estar livre do perigo físico, garantia do emprego; a afetivo-social as pessoas necessitam de se sentirem aceitas em um determinado grupo, o estima das pessoas tem a necessidade de poder, prestigio entre outros. E por ultimo a auto-realização esta é vista como a de alta necessidade, onde a pessoa tem o desejo de realizar tudo o que for possível.
ATIVIDADES DA AULA 6
1- Acreditava-se que a inteligência podia ser medida por meio de testes padronizados que avaliavam as capacidades, os cientistas acreditaram que a inteligência geral era hereditária. Ao longo do tempo, os estudos sobre inteligência passaram por mudanças radicais e novas teorias têm sido apresentadas.
Baseando-se nas leituras do guia de estudante e nos textos disponibilizados na plataforma, Explique:
A Teoria das inteligências múltiplas;
 Inteligência Múltiplas teoria desenvolvida pelo psicólogo Haward Gardner e pesquisadores norte americanos de Harvard, essa teoria começou a ser pesquisada em meados da década de 80 e tinha o objetivo de ampliar o conceito de inteligência, definindo-a como a capacidade de resolver problemas em ambiente cultural ou comunitário. Para Gardner sua teoria era considerada a inteligência possuidora de varias facetas. Essa teoria das inteligências múltiplas afirma-se que existe pelo menos sete tipos de inteligência definidas, sendo elas; lingüística, corporal-cinestesica, interpessoal, intra pessoal, musical, lógica matemática e naturalista, além de mais duas que ainda estão sendo estudadas, a naturalista e a espiritual. 
 Teoria da Inteligência Emocional;
 A inteligência Emocional, teve inicio com os psicólogos americanos Peter Salovey e John Mayer Daniel Goleman, também apresenta um novo tipo de inteligência, chamada de Emocional. Ele justifica que nossos atos e nossas emoções também são responsáveis pela qualidade de nossos relacionamentos interpessoais. Segundo Goleman quando nosso cérebro tem uma pergunta de emergência, ele precisa dar uma resposta emocional imediata. Somente na década de 1980 começo-se a desenvolver um conceito diferente sobre as emoções, a idéia de que elas não interferiam necessariamente com o pensamento e o inteligente, mas poderiam de fato contribuir com a inteligência humana.
ATIVIDADES DA AULA 7
1- A criatividade é a habilidade de criar. Consiste em encontrar métodos ou objetos para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente do habitual, com a intenção de satisfazer um propósito. Após ter estudado sobre a criatividade na aula 7:
Define criatividade e explique como ocorre o processo criativo.
Para Silva (2003), criatividade pode fazer aparecer resultados de valores estético ou perceptual que tenham como característica principal uma distinção fortes em relação ás idéias convencionais. Criatividade maneira de ser e viver, o pensamento criativo supõe uma atitude e perspectivas para procurar idéias, a manipular conhecimento e experiências. Com a perspectiva, você tenta diversas abordagens freqüentemente sem chegar a nada, entretanto há situações que nos pede atitudes criativas, com essas atitudes encontramos maneiras de mais com menos, reduzir custos, simplificar processos e sistemas, aumentar a lucratividade etc.
Explique os fatores que geram criatividade e os fatores que bloqueiam a criatividade.
Devemos nos reinventar, é necessário reanimar nosso espírito criativo, não dando atenção a nossos pensamentos e força contraria e negativas, geralmente vindas da criação rígida e culturalmente impostas. Além de eliminamos nossos preconceitos, paradigmas, conceitos enraizados, que estão tão presentes em nosso cotidiano para eliminarmos os bloqueios que nos impede de ter idéias criativas.
ATIVIDADES DA AULA 8
Parabéns você já está finalizando suas atividades.
1- Prette (2006) refere que, além das inteligências múltiplas e teoria da inteligência emocional, estarem voltadas para a área das relações interpessoais, busca-se também o desenvolvimento da competência social. Sobre as competências explique:
 Os esquemas pessoais e grupais;
Competências pessoais são inerentes ao próprio individuo e começam a ser desenvolvidos desde a infância e se constrói ao longo da vida Enfatizamos que as competências pessoais são influenciadas pelas características de personalidade formada pelos traços de caráter dos indivíduos e dos processos sociais aos que estão inseridos. Prette (2006) refere que alem das inteligências múltiplas e teoria da inteligência emocional estarem voltadas para a área das relações interpessoais, busca também o desenvolvimento da competência social.
 
Auto exposição e busca de Feedback;
Auto exposição - consiste em passar suas percepções, revelar seus pensamentos, suas idéias, sentimentos, intenções, seus desejos, necessidades e expectativas aos outros indivíduos.
Feedback - termo em inglês que significa realimentação dentro das relações humanas, através do feedback é possível verificar qual visão tem seu desempenho, assim você poderá melhorar seu desempenho ou repensar suas atuações. O feedback se solicitado de maneira responsável pode ajudar o individuo a melhorar quanto pessoa e profissional. 
Competências duráveis. 
Competências Duráveis são um conjunto de capacidades, conhecimentos, aptidões e experiências que proporcionam as pessoas, suficiente estabilidade e equilíbrio interno para lidar com a instabilidade e a imprevisibilidade externa. Além de se manifestar através de comportamento, visão de mundo, posicionamento, decisões e trajetórias de vida que refletem a coerência de valores declarados e valores praticados, entre palavras e ações fruto de um processo de integração e equilíbrio entre os aspectos afetivos, comportamentais e cognitivos.
P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das
atividades , disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .
Bons Estudos. 
Profa. Silvia
QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 5 a 8 por meio do portfólio 2
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 20/04/2018
Porém, quem entregar as atividades de 5 a 8, no portfólio 2, até o dia 17/04/2018, poderão corrigir as atividades caso eu considere necessário.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
ATT Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Outros materiais