Buscar

Resumo dos textos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é comunicação cientifica? Quais os principais canais de comunicação e suas funções? O que é e por que surge o movimento de acesso livre e aberto (MOA) ? Quais as duas principais vias do MOA, suas características e produtos?
O avanço tecnológico contribuiu para a transformação do modo operacional que as academias fazem a publicação do pensamento científico contemporâneo. O constante aumento de preço das publicações editoriais somado a crise econômica das universidades resultou no investimento da publicação on-line.
A transformação representada pelo meio eletrônico, em se tratando dos periódicos e das publicações neles veiculadas, teve impacto substancial na comunicação científica. (OLIVEIRA, p. 05)
Por outro lado o desenvolvimento da internet foi preponderante para a publicação on-line. Com o avanço das tecnologias, o preço de manutenção do gigabyte na nuvem está ficando cada ano menor. A evolução das tecnologias contribuem para a disseminação da informação enquanto produto científico e social. Além das redes sociais, a evolução tecnológica tem sido solução para a resolução de diversos problemas. Aumentar a comunicação entre os povos é o principal deles. Tudo está mais próximo, mais perto e rápido, quase instantâneo.
Acessar livremente e de modo aberto, sem barreiras ou restrições, passa a ser uma prerrogativa fundamental para o próprio desenvolvimento da sociedade, algo essencial, capaz de democratizar o conhecimento e ampliar a difusão das pesquisas. (OLIVEIRA, p. 03)
Essa sociedade da informação encontra na divulgação, na transparência de informação sua pilar fundamental. Todos devem saber de tudo. Criou-se uma grande roda de informação no desejo de aumentar o conhecimento. 
O que há de comum nos projetos e iniciativas nacionais é a tentativa de estabelecer canais por meio dos quais a informação científica circule e fique livremente disponível para acesso, manipulação e uso. (OLIVEIRA, p. 05)
Os antigos modelos de publicação das editoras ficaram ultrapassados. O preço do arquivamento está proporcionalmente mais barato a frente do aumento da capacidade de armazenamento. Hoje acessamos vídeos, transmitimos informações ao vivo com os aparelhos mobiles. Celulares são verdadeiras centrais de áudio e vídeo nas mãos das crianças.
Para sua efetivação, o acesso aberto e livre à informação depende da participação e movimentação de autores, leitores e da comunidade científica. A abertura representa um avanço nas formas de difundir conjuntos informacionais, alcançando a todos, mas a mobilização precisa acontecer. (OLIVEIRA, p. 06)
Ainda podemos observar que a publicação gratuita e pública pode ocorrer dentro das academias de duas formas distintas, via verde ou via dourada.
Quanto a via verde, após a publicação em revista científica, o autor realiza o arquivamento em repositório institucional. Fato de responsabilidade do próprio autor. Ele irá, dentro dos critérios estabelecidos disponibilizar sua produção para a grande rede dentro dos critérios OA (open access) de divulgação.
Desse modo, a via verde viabiliza o acesso pós-publicação, ou seja, a produção é publicada em uma revista científica comercial, dentro dos trâmites tradicionais, e posteriormente passa pelo processo de arquivamento em um repositório. O arquivamento deve ocorrer pelas mãos do próprio autor, ao inserir o documento que produziu, em um repositório da universidade ou da instituição de pesquisa à qual está vinculado. (OLIVEIRA, p. 9)
Por outro lado, através da via dourada, o autor tem seu trabalho publicado logo a apresentação e aprovação institucional, no repositório público mantido pela instituição ou entidades de divulgação científica. Neste caso de publicação via dourada, todos os trabalhos científicos são publicados tendo em vista a relevância da pesquisa acadêmica enquanto produto institucional. 
Pela via dourada o material produzido é de imediato publicado em um periódico de acesso aberto, sem restrições ao seu alcance e manipulação, de modo que qualquer pessoa possa acessá-lo. (OLIVEIRA, p. 10)
Dentro dos conceitos de open access, o trabalho acadêmico torna-se relevante simplesmente por existir, ser resultado da pesquisa.

Continue navegando