Buscar

Aspectos das Ordenações Filipinas no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201803445892)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	No século XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colônia. Entre elas podemos destacar:
	
	a urbanização da Amazônia, o início da produção do tabaco, a introdução do trabalho livre com os imigrantes.
	
	a industrialização de São Paulo, a produção de café no Vale do Paraíba, a expansão da criação de ovinos em Minas Gerais.
	
	a preservação da população indígena, a decadência da produção algodoeira, a introdução de operários europeus.
	 
	o aumento da produção de alimentos, a integração de novas áreas e do comércio interno, a mudança do eixo econômico para o Sul e o surgimento de cidades na região mineradora
	
	a introdução do tráfico africano, a integração do índio, a desarticulação das relações com a Inglaterra.
	2a Questão (Ref.:201803445976)
	Pontos: 0,0 / 0,1 
	(G1 - ifba 2016) De 1500 a 1822, o Brasil foi uma das colônias portuguesas. Umas das primeiras tentativas de colonização do território foi a implantação das Capitanias Hereditárias, sobre as quais se pode afirmar que:
		
	
	a Carta Foral e a Carta de Doação davam amplos poderes aos Capitães Donatários, sendo este um dos motivos que fizeram com que as Capitanias não tivessem o sucesso econômico esperado pela Coroa Portuguesa.
	 
	o gigantismo territorial, poucos recursos financeiros e altos tributos a serem pagos à Coroa Portuguesa foram alguns dos motivos que contribuíram para que as Capitanias Hereditárias não prosperassem.
	
	as Capitanias de Pernambuco e de São Vicente tiveram êxito, porque os seus respectivos Capitães Donatários não aceitaram as condições impostas pela Coroa Portuguesa.
	
	todas as Capitanias fracassaram devido às poucas verbas oferecidas pela Coroa Portuguesa.
	
	as Capitanias Hereditárias não obtiveram sucesso econômico devido às rebeliões indígenas que reivindicaram a posse da terra.
	3a Questão (Ref.:201803446109)
	Pontos: 0,0 / 0,1 
	Sobre as Ordenações Manuelinas é correto afirmar:
		
	
	O princípio da igualdade foi um dos principais pontos abordados neste texto legislativo
	
	Divididas em seis livros feita sobre a técnica da compilação .
	 
	Possui um capítulo específico tratando de direito marítimo, existindo, inclusive, normas de proteção aos mercadores portugueses.
	
	Foi promulgada por D. Afonso Henriques logo após a primeira independência de Portugal.
	
	O direito penal se humanizou seguindo as novas teorias do Marquês de Beccaria.
	4a Questão (Ref.:201803445082)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	De acordo com o historiador Ronaldo Vainfas (Dicionário do Brasil Colonial - de 1500 a 1808), "as capitanias hereditárias constituíram a forma de administração inicial dos domínios atlânticos portugueses, primeiro nas ilhas atlânticas e depois no Brasil e em Angola [constituindo-se tal sistema] a partir do modelo do antigo senhorio português de fins da Idade Média, então ajustado ao contexto ultramarino". No que se refere à regulamentação do funcionamento deste modelo de colonização adotado na América Portuguesa, a partir de 1534, podemos afirmar que:
 
I - Ela se deu a partir de alvarás, editados pelos principais tribunais portugueses e que concediam ampla autonomia política e financeira aos capitães-donatários.
 
II - Ela se deu através da Carta de Doação e do Foral que, dentre outros temas, tratava da definição da jurisdição, dos privilégios e das obrigações dos capitães-donatários e dos colonos.
 
III - Ela se fixou através de decretos reais que continham a nomeação dos capitães-donatários como administradores das capitanias, os quais eram sempre funcionários reais, com formação em Direito.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
	
	As afirmativas II e III estão CORRETAS.
	
	Somente a afirmativa III está ERRADA.
	 
	Somente a afirmativa II está CORRETA.
	
	As afirmativas I e II estão ERRADAS.
	
	Somente a afirmativa I está ERRADA.
	5a Questão (Ref.:201803445079)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	De acordo com Guilherme Braga da Cruz (Obras esparsas: estudos de história do direito moderno - Coimbra Editora), citado por Ricardo Marcelo Fonseca (A cultura jurídica brasileira e a questão da codificação civil no século XX , in História & Direito - Editora Revan), as Ordenações Filipinas quando vieram a lume no início do século XVII já se apresentavam antiquadas, constituindo-se como simples atualizações das Ordenações Manuelinas, as quais, por sua vez, nada mais foram do que atualizações das Ordenações Afonsinas. Apesar disso, as Ordenações Filipinas tiveram uma grande longevidade no ambiente jurídico português e, posteriormente, no ambiente jurídico do Brasil Independente. Assim, com relação a alguns dos principais aspectos das Ordenações Filipinas e de sua aplicação no contexto jurídico do Brasil Colônia e do Brasil independente podemos afirmar que:
 
I - As punições sofridas pelos inconfidentes de Minas Gerais, especialmente por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ocorreram sob a égide do Livro V das Ordenações Filipinas.
 
II - No que diz respeito à legislação criminal, as Ordenações Filipinas deixaram de ter validade, no Brasil, a partir da promulgação do Código Comercial de 1850.
 
III - Apesar de serem consideradas como simples atualizações das Ordenações Manuelinas e Afonsinas, as Ordenações Filipinas já apresentavam uma organização de temas e de matérias quase iguais as das codificações modernas.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
	
	Somente a afirmativa II está ERRADA.
	
	As afirmativas I e II estão CORRETAS.
	
	As afirmativas I e III estão ERRADAS.
	
	Somente a afirmativa III está CORRETA.
	 
	Somente a afirmativa I está CORRETA.

Outros materiais