Buscar

AV PARCIAL TEORIA E HISTÓRIA DAS CIDADES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CCE0897_SM_201301665339 V.1 
	 
	Aluno(a): LUANA DE FATIMA FAÇANHA MACIEL
	Matrícula: 201301665339
	Acertos: 6,0 de 10,0
	Data: 17/09/2017 20:19:03 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302788358)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A arquitetura se refere à edificação de espaços para abrigar as atividades humanas e o urbanismo é o campo do conhecimento que trata da cidade. A partir destas duas afirmações e com base no conteúdo da Aula 1, poderíamos afirmar corretamente que:
		
	
	O estudo da teoria de formação das cidades e da história dos agrupamentos humanos, desde a Antiguidade aos dias de hoje, tem grande valor científico, mas pouca aplicação prática. Isto acontece porque o urbanismo é um campo do conhecimento puramente teórico.
	
	A metodologia de trabalho dos arquitetos difere radicalmente da metodologia utilizada pelos urbanistas, gerando um conflito entre os dois profissionais, principalmente no Brasil.
	 
	Há diferentes visões históricas sobre a função original da cidade, assim como há diferentes versões para a origem da palavra urbanismo. Isto revela a complexidade do tema, que veio a se estabelecer como campo do conhecimento teórico e prático há pouco tempo, relativamente, do ponto de vista histórico.
	
	Assim como a arquitetura, o urbanismo é um campo do conhecimento muito antigo, embora as cidades tenham sofrido transformações profundas desde a sua origem, há mais de 5.000 anos.
	
	Hoje podemos definir claramente o que é uma cidade, pois já foram encontrados registros do primeiro plano diretor que se tem notícia, feito para a cidade de Arbela, no Iraque, no ano de 3.000 a.C.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302788360)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil, a formação do arquiteto e urbanista é unificada. Isto abre uma série de possibilidades de atuação profissional e algumas responsabilidades. Indique abaixo qual alternativa não corresponde ao exercício do seu futuro campo de trabalho:
		
	
	A partir do entendimento de que o planejamento urbano é essencial para que se promova o bem-estar da população, toda cidade brasileira com mais de vinte mil habitantes tem a obrigação de possuir um plano diretor.
	
	Ao concluir o curso de arquitetura e urbanismo, o profissional poderá atuar em diversas escalas de projeto, da arquitetura de interiores ao planejamento urbano.
	
	Ao pensar um projeto de arquitetura ou de urbanismo, o profissional deverá levar em conta tanto os aspectos técnicos quanto estéticos do resultado de seu trabalho.
	 
	O trabalho com edificações isoladas exige que o arquiteto se concentre exclusivamente nos aspectos construtivos e estruturais, deixando para o paisagista e o urbanista as preocupações com o exterior da obra. Afinal, os limites de atuação destes três profissionais são bem delimitados em nosso país.
	
	O arquiteto e urbanista deverá considerar o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execução de obras sob sua responsabilidade e respeitar os valores e a herança natural e cultural da comunidade onde esteja prestando serviços.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302788184)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O periodo da pré-história foi dividido em três etapas, dentre essas etapas está a era Neolítica. Esse foi um período onde duas grandes revoluções aconteceram e interferiram diretamente na configuração dos novos aglomerados populacionais. Quais foram essas revoluções?
		
	 
	Revolução agrícola e urbana.
	
	Revolução urbana e industrial.
	
	Revolução agrícola e comercial.
	
	Revolução urbana e comercial.
	
	Revolução agrícola e industrial.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302788363)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Existem diferentes modelos de cidades que surgem a partir de concepções distintas do que seja a melhor maneira de abrigar as atividades humanas. Ao observar tais diferenças, assinale a afirmativa correta;
		
	
	À medida que as cidades atingiram dimensões maiores do que aquelas dos primeiros assentamentos humanos, abandonou-se a ideia de ordenar os espaços urbanos.
	 
	Formas regulares são comumente utilizadas em cidades planejadas, embora elas possam variar em seu desenho, seja no formato linear, retangular ou poligonal.
	
	Todas as cidades têm malha ortogonal, pois surgem de cruzamentos de rotas comerciais.
	
	Enquanto o ocidente privilegia as formas mais racionais, as cidades orientais se caracterizam por um traçado mais espontâneo.
	
	Existe uma unanimidade na compreensão de que a malha retangular é o melhor padrão existente para se organizar um bairro ou cidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302788193)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em relação as cidades planejadas da Grécia assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	As áreas especializadas, civis e religiosas, comandam o resto da composição.
	
	Os quarteirões são retangulares e uniformes e podem variar, em alguns casos, para adaptar-se ao terreno e às outras exigências particulares.
	
	As ruas são traçadas em ângulo reto, com poucas vias principais no sentido do comprimento, que dividem a cidade em faixas paralelas, e um número maior de vias secundárias transversais;
	 
	O desenho geométrico é uma regra racional, aplicada da escala do edifício à escala da cidade.
	
	As seções das ruas são sempre modestas, sem pretensões monumentais (de 5 a 10 metros as principais, de 3 a 5 metros as secundárias);
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302788189)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O território onde se formou a civilização grega é caracterizado como uma região montanhosa que dificultou a formação de um grande Estado, tendo originado pequenos principados independentes que, posteriormente, formara as pólis gregas. Com relação à organização da pólis, marque a alternativa correta:
		
	
	Estão organizadas em cidade baixa (astu), que abriga os templos dos deuses, e cidade alta (acrópole), onde se desenvolvem o comércio e as relações civis.
	
	Se caracteriza como um agrupamento de fragmentos espaciais, refletindo a estrutura social hierárquica e estratificada.
	 
	Se origina em uma colina, como estratégia de defesa, com o povoado se estendendo pela planície vizinha, sendo geralmente fortificada por um cinturão de muros.
	
	Não havia nenhum controle a respeito do crescimento da pólis, o que fez com que algumas chegassem a ter cerca de 500.000 habitantes.
	 
	A cidade era implantada desconsiderando a paisagem natural, uma vez que a obra humana era superior à obra da natureza.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302788252)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O que caracteriza como referência urbana das obras do papa Sixto V na transformação da Roma barroca?
		
	 
	Todas as respostas acima estão corretas.
	 
	A importância de retomar o papel de Roma como cidade santa, centro do Cristianismo, face às dissensões religiosas criadas pela Reforma Protestante e pela Igreja Anglicana, realizando a finalização da Catedral de São Pedro no Vaticano.
	
	As ligações pavimentadas entre as principais igrejas de Roma para facilitar o deslocamento dos penitentes em busca de indulgências.
	
	A formulação de um plano diretor urbanístico abrangente que trata a cidade papal como um espaço contínuo a ser urbanizado.
	
	As ligações visuais entre os principais espaços urbanos abertos, marcadas pelos obeliscos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302788263)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sabemos que as cidades do renascimento estavam associadas ao pensamento humanista e racional, típico do novo sistema antropocêntrico que se instala no período. Nesta época nasce o conceito de CIDADE IDEAL e são realizadas algumas experiências de implantação de cidades inteiras projetadas segundo esse conceito. Quanto os traçados viários e a estruturação urbana dessas novas cidades, marque aÚNICA afirmação CORRETA:
		
	 
	Costumam apresentar traçado urbano radial, representando a racionalidade geométrica na sua definição, focando na centralidade do homem e suas instituições.
	
	Tais cidades são estruturadas sobre o traçado urbano típico romano, ainda existente.
	
	As primeiras cidades da América Portuguesa nascem a partir desse conceito.
	
	Apresentam traçado urbano típico das cidades do século XX, com desenho urbano espontâneo.
	
	Tais cidades demonstram o forte poder da Igreja Cristã, sendo esta colocada no centro da cidade, como acontecia na Idade Média.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302788235)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nos planos traçados para diversas cidades, a visão de Le Corbusier é:
		
	
	Não definir zonas específicas para as habitações, que ficariam espalhas pelos setores da cidade;
	 
	Segregar funcionalmente e definir o caráter das atividades urbanas, com base no conceito de zoneamento funcional;
	
	Priorizar a circulação dos pedestres em detrimento do uso do automóvel e a diversidade funcional;
	
	Criar setores de uso misto a fim de garantir a multiplicidade de uso dos de um mesmo espaço urbano.
	
	Concentrar as habitações em grandes volumes, distribuídos aleatoriamente pelas cidades;
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302788256)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De onde surge a inspiração para o traçado da cidade de Washington por L'Enfant em 1791?
		
	 
	A Versalhes de Luiz XIV.
	 
	Nenhuma resposta acima se aplica.
	
	Todas as respostas acima estão corretas.
	
	A São Petersburgo de Pedro, o Grande.
	
	A Roma de Sisto V.

Continue navegando