Buscar

Trabalho Políticas de Segurança e Classificação da Informação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Fichamento de Estudo de Caso
André Luiz Moura de Lima
Trabalho da disciplina de Políticas de Segurança e 
Classificação da Informação 
 Tutora: Prof.ª Maria Benedicta Graziella Guimarães
São Carlos - SP 
2018
Estudo de Caso:
Políticas de Segurança e Classificação da Informação
Após a irregularidade: O que gerentes devem fazer sobre delações.
REFERÊNCIA: Janet P. Neara; Marcia P. Micelib - Kelley School of Business, Indiana University, 1309. 10th Street, Bloomington, IN 47405, EUA - McDonough School of Business, Georgetown University, 37th e O Streets, NW, Washington, DC 20057, EUA.
 
Esse artigo fala sobre a deleção propriamente dita. Ele mostra como funciona uma delação, como é desenvolvida e aplicada dentro de uma organização ou de fora de das organizações. Muitas empresas podem estar participando de uma delação e sem mesmo saber, ela acaba sendo prejudicada. Às vezes por um funcionário descontente que usa do cargo que ocupa denegrindo e usurpando com gana e falta de profissionalismo. Destruindo e levando a empresa para o caos. Muitas vezes os gerentes só percebem que esta sendo prejudicado, ou que o funcionário esta prejudicando a empresa, através de outros funcionários. 
Muitas pesquisas são feitas para tentar erradicar e prevenir essa ação. E às vezes o maior vilão dessa premissa, são os próprios gerentes. Eles deixam de escutar e colocam seu cargo acima de tudo, e assim acaba mostrando sua inexperiência, seu ego e acima de qualquer conversa ou sugestão e os funcionários acabam fazendo essa barbaria. Para tentar acabar ou diminuir com essa tentativa de destruição é preciso estratégia do gerente para diminuir antes de chegar a uma delação.
A delação é uma forma de descobrir uma irregularidade e chegar até o seu autor. E para isso podemos nos fazer as seguintes perguntas:
Por que a delação é importante? Onde a delação acontece? O que é delação? 
Quem delata e quando o faz em? Quando e por que delatores sofrem represálias?
Para todas essas perguntas existem uma resposta e através dessas respostas podemos diminuir os problemas das empresas e de outros lugares que sofrem com essas irregularidades.
Por que a delação é importante?
A delação é importante para descobrir quem são os responsáveis por um determinado caso ou problema. Aonde nela é detalhado todo o processo desde o início até o final do ocorrido. A delação é necessária, para diminuir os problemas internos e externos e também para que possa diminuir custos com erros ocorridos na empresa. Os gerentes devem trabalhar na investigação com cuidado e premissa para não expor o funcionário e nem fazer 
acusações falsas. Se o andamento obtiver sucesso pode ser que nem precise chegar as mãos dos responsáveis do alto escalão. 
Onde a delação acontece?
A delação pode acontecer em qualquer lugar, em uma organização de pequeno, médio ou grande porte. Cada empresa tem um tipo de delação dependendo do seu tamanho ou seguimento. Descobrir o porquê um funcionário se envolve em um problema ou quer prejudicar a empresa é um caso até hoje a ser estudado. São inúmeros as motivações e muitos os pensamentos que os levam a ser um infrator prejudicador. Os delatores por fim são funcionários leais a empresas, às vezes mais velhos e que passaram por muitos anos trabalhando. Tenta proteger a qualquer custo a empresa e tenta fazer o correto sem prejudicar seus amigos de trabalho.
O que é delação?
A delação nada mais é do que quando um funcionário de uma empresa delata sobre uma irregularidade, práticas ilegais, imorais, ou ilegítimas que esta acontecendo a um cargo superior. Geralmente ao ser coordenador ou gerente. No caso um cargo de alto escalação, aonde esse por sua vez pode descobrir o que esta acontecendo abrindo uma investigação interna ou externa se precisar. No caso de um problema muito grave, é preciso fazer uma auditoria, aonde os auditores vão descobrir o porquê esta acontecendo, aonde começou o problema, quem são os responsáveis e quais foram às ferramentas usadas para o delito.
Quem delata e quando o faz em?
Muitos estudos mostram que as pessoas tendem a ter medo de retaliação por delatar algo que aconteceu. Foi feito um estudo na Austrália em 2005, com 7.600 funcionários federais e estaduais, que responderam um questionário anônimo para que as pessoas pudessem falar sem medo de se prejudicar. Para fins de comparação, é interessante observar funcionários de uma empresa particular. Apesar de que um estudo de diretores de auditoria interna em algumas vezes a abordagem de rede ampla fornecer todos os tipos de organizações empresas, organizações sem fins lucrativos, e órgãos governamentais descobriu que 83% observaram irregularidade que destes 83%, 93% reportaram-na para alguém com a autoridade para por um fim nela (Miceli et al., 1991).
Quando e por que delatores sofrem represálias?
As represálias acontecem geralmente, quando as irregularidades ocorridas são delatadas pelo funcionário delator e são muito graves. O funcionário tenta falar com o gerente, ele por fim retalia suas condutas e fica contra o funcionário que delatou, então ele leva as irregularidades externamente através de mídias, sindicato ou procura a lei para conseguir mostrar que esta certo do que aconteceu. 
Todos estão propensos a sofrer retaliação, isso porque as organizações não estão preparadas para evitar as irregularidades. Nem fazem campanhas para que diminuam.

Continue navegando