Buscar

Exercício Estudo um Surto de FA 2016


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Com base na leitura e discussão do texto “Febre amarela: estudo de um surto”, responda as questões abaixo:
Conceitue febre amarela
Doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Vírus RNA. Vírus da febre amarela, arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae.
Caracterize epidemiologicamente os dois ciclos de importância epidemiológica da febre amarela.
A forma silvestre é transmitida, principalmente, entre macacos e por mosquitos dos gêneros Haemogogus e Sabethes nas Américas; o homem se infecta quando penetra nesse ecossistema. A forma urbana tem como vetor principal o Aedes aegypti e é mantida por meio da transmissão homem-mosquito-homem.
 .
Qual o critério de caso suspeito utilizado pelos autores do estudo?
Os critérios de definição de caso suspeito, como sendo todo indivíduo que teve contato com mata (zona rural) nos últimos 15 dias com quadro clínico sugestivo (febre aguda prá menos de 10 dias, associado a outros sintomas importantes como cefaléia, mialgia, dor abdominal, prostração), sem comprovação de vacina ou indivíduo que apresentasse icterícia ou manifestações hemorrágicas, independente do estado vacinal e de outros sintomas.
Qual o critério de caso confirmado utilizado pelos autores do estudo? Qual a relação desse critério com a evolução temporal da doença, e as manifestações laboratoriais?
Definiu-se por critério clínico epidemiológico todo suspeito de febre amarela que evoluiu para óbito em menos de 10 dias, sem confirmação laboratorial, no início ou curso do surto. E, por critério laboratorial, inclusive o assintomático, quem apresentou pelo menos uma das seguintes condições: isolamento de vírus, teste de Mac-Elisa(IgM) positivo em indivíduos não vacinados ou com aumento de 4 vezes ou mais nos títulos de anticorpos do tipo IgG, pela técnica de inibição de hemaglutinação (IH) ou IgG-Elisa, achados histopatológicos compatíveis ou detecção de genoma viral.
Com base nas informações do estudo, qual o período para a solicitação de exames sorológicos para confirmar um caso de febre amarela?
O período entre o início dos sintomas; até a data do óbito; variou de 3 a 15 dias com mediana de 7,5 dias e entre a data da internação e a data do óbito o período variou de 2 a 8 dias com mediana de 8 dias. A mediana do período entre a data do início dos sintomas e a notificação atingiu 4 dias com variação de -1 a 25 dias. O período entre a data do início dos sintomas e a data de coleta da primeira amostra variou de -1 a 27 dias, mediana de 5 dias; entre data de internação, variou de -4 a 10 dias com mediana de 3 dias.
Qual a classificação clínica da febre amarela e suas características (manifestações clínicas)?
Possui em geral apresentação bifásica:Período inicial prodrômico (infecção)Período toxêmico que surge após uma aparente remissão e, em muitos casos, evolui para óbito em aproximadamente uma semana.
Nas formas graves, cursa com a tríade: icterícia, hemorragias e insuficiência renal Período de incubação : três a seis dias.Período de infecção : dura cerca de três dias (relaciona-se com o vírus presente na circulação):
Tem início súbito e sintomas gerais como febre, calafrios, cefaléia, lombalgia, mialgias generalizadas, prostração, náuseas e vômitos.Remissão: Dura poucas horas e no máximo um a dois dias.Caracteriza-se pelo declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente.A convalescença é prolongada podendo durar até duas semanas, com profunda astenia.
Com base nas informações do estudo (alterações de exames laboratoriais inespecíficos), quais os orgãos mais acometidos pela febre amarela e por quê? 
O vírus dissemina-se por todo corpo, incluindo fígado, baço, medula e músculo cardíaco.O parênquima hepático é o principal orgão-alvo da FA e as lesões são causadas diretamente pela ação do vírus.
Essa infecção hepática leva à síntese diminuída de fatores de coagulação dependentes de vitamina K, levando à disfunção hemorrágica.A patogênese da lesão renal ainda não está muito esclarecida.
É provável que fatores genéticos estejam relacionados à evolução da FA.
Desequilíbrio nos teores de citocinas produzidas por macrófagos bem como a ação de células T citotóxicas podem levar a lesão celular, dano endotelial e outros agravos como hemorragias.
Com base nas informações do estudo, quais as características epidemiológicas dos susceptíveis e da região que possuem relação com a febre amarela?
Os homens são afetados com uma freqüência quatro vezes maior do que as mulheres. A maior proporção de infecção no sexo masculino pode ser explicada pela maior resistência para se vacinar, menor acesso à vacina e maior exposição; as mulheres por terem o hábito de levar as crianças às salas de vacinação, têm maior acesso à informação e à vacina8. Órgãos governamentais, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) desenvolvem estratégias de atração de turistas e da indústria turística, divulgando a capacidade regional para o ecoturismo e o turismo cultural, fortalecendo as capacidades receptivas locais e, inclusive, pavimentando estradas de rodagem. Além disso, uma mineradora tem construído acessos para a retirada e transporte de mineral. Como conseqüência deste desenvolvimento, são esperadas modificações ambientais incluindo derrubada de árvores, destruição de outros tipos de vegetação, intensificação do volume de tráfego e da movimentação humana
Quais as ações de profilaxia necessárias para o controle da febre amarela?
Apesar das controvérsias em relação às medidas de profilaxia, todos concordam quanto à necessidade do isolamento de doentes durante o período de viremia, com a finalidade de evitar a infecção de mosquitos existentes na área, apesar de muitos virêmicos poderem ser assintomáticos Recomenda-se intensificar, nesta área de circulação viral, ações de profilaxia da FA devido ao aumento do risco de expansão da forma silvestre e de urbanização da doença.E as campanhas de vacinação para FA.
Discorra sobre a vacina de febre amarela, e as mudanças relacionadas ao seu esquema de vacinação. 
Constituída por vírus vivos atenuados (derivados de uma amostra africana do vírus amarílico selvagem), é altamente imunogênica a faixa etária inicial para a vacinação é a partir de 9 meses, sem limite de idade. Em situações de epidemias a partir de 6 meses,deve ser aplicada via subcutânea em dose única de 0,5ml e o reforço deverá ser de 10 em 10 anos.E em caso de viagens para áreas endêmicas vacinar 10 dias antes.
Centro Universitário UNA
Curso: Enfermagem
Disciplina: Saúde da Família e da Comunidade
Profa.: Renata Lacerda Prata Rocha