Buscar

A Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Av1 - PED - Lic -Seminário Interdisciplinar VI
Conceito: Excelente
A Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, após a aprovação da Lei, fez-se necessário para garantir uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira. (http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/lei-10639-03-ensino-historia-cultura-afro-brasileira-africana.htm.Acesso em 17/07/2017)
O que a Lei 10.639/03 determina em relação ao conteúdo programático? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) O texto trata de políticas e programas que valorizam, preferencialmente, a cultura indígena.
b) A Lei determina que o conteúdo programático inclua diversos aspectos da história e da cultura dos povos que formaram a população brasileira.
Alternativa assinalada
c) O texto trata de políticas e programas para valorizar a cultura da formação do povo brasileira sem, no entanto, estabelecer critérios com relação com a história da África.
d) O texto não explicita a obrigatoriedade da implementação dos conteúdos no curriculo escolar e também não estabele a data para implementação no curriculo escolar
e) O texto não determina um conteúdo programático e cada escola deverá desenvolver e propor atividades que centemplem a história e cultura dos povos que formaram a população brasileira
2) Ao analisar o cenário atual da Educação Infantil brasileira, podemos notar que o trabalho relacionado as diversidades se tornam primordiais para a qualidade do ensino. As crianças possuem diferenças de temperamento, atitudes, credo religioso, gênero, etnia, características físicas, habilidades e de conhecimentos, por isso, deve-se criar situações de aprendizagem em que a questão da diversidade seja abordada nessas instituições (BRASIL, 1998). Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil "para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com quem convivem na instituição" (BRASIL, 1998, p.41). (http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/PDF_SWF/14602.pdf. Acesso em 17/07/2017)
Como deve acontecer na prática a formação relacionada à diversidade com as crianças em idade pré-escolar?
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas:
a) Não há uma forma específica de se trabalhar a formação da identidade com valores que formam a identidade do povo brasileira.
b) Embora seja importante a construção da identidade, a escola deverá implementar os conhecimentos básicos científicos. 
c) Estimular a participação das crianças em atividades que envolvam brincadeiras, jogos e canções que remetam às tradições culturais de suas comunidades e de outros grupos são boas estratégias
Alternativa assinalada
d) Para que isso aconteça, o CEI não precisa ser transformado em um ambiente de aprendizagem da diversidade étnico-racial, sendo suficiente uma abordagem feita pelo professor ou professora.
e) Em CEIs, creches ou pré-escolas, as crianças ainda não contemplam desenvolvimento cognitivo suficiente para o aprendizado da diversidade.
3) Ainda sobre  Lei 10.639/03, podemos afirmar que embora justa, é difícil de ser implementada. Por que? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Os currículos estão construídos com as disciplinas científicas para atender às exigências do MEC e, por isso, as escolas não conseguem incluir em suas grades o tema sobre a África
b) Os professores, de forma geral, ainda não têm clareza dos conteúdos que devem ser implementados no currículo escolar a partir dessa Lei.
c) Ainda não há formação de professores para o ensino da História da África e, também, não há materiais suficientes para a implementação da Lei
d) Muitos professores formados ou em formação, com algumas exceções, nunca tiveram, em suas graduações, contato com disciplinas específicas sobre a História da África. A grande maioria dos livros didáticos de História utilizados nesses níveis de ensino não reserva para a África espaço adequado, pouco atentando para a produção historiográfica sobre o Continente. Os alunos passam assim, a construir apenas estereótipos sobre a África e suas populações. (Oliva, 2003, p.429). 
Alternativa assinalada
e) A Lei foi implementada sem o devido respaldo acadêmico. As universidades não formam professores para atuarem com a diversidade e pluralidade da formação da população brasileira
4) O grande desafio da educação é estabelecer um processo de aprendizagem baseado na comunicação e na troca visando eliminar práticas de discriminação e de exclusão presentes no contexto social (GUSMÃO, 2000). As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil confirmam a proposta apresentada pelo Referencial Curricular e apontam que o trabalho pedagógico realizado dentro das instituições de Educação Infantil devem assegurar "a dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência – física ou simbólica – e negligência" (BRASIL, 2010, p.21).
Alternativas:
a) Evitar debates sobre o tema para não ofender os negros e indígenas que estão em sala de aula.
b) Tomar consciência do complexo processo de construção da identidade negra no Brasil. Enfrentar o equívoco de que os negros se discriminam e que são racistas.Superar a crença de que a discussão sobre a questão racial se limita ao Movimento negro e aos estudiosos do tema e não aos estudiosos da educação.Esclarecer o equívoco em se pensar que o racismo só atinge os negros;
Alternativa assinalada
c) Tomar consciência de povo. Esclarecer o conceito de racismo e discriminação. Dar uma educação pensando no maior grupo populacional
d) Utilizar materiais didáticos sobre a História da África para complementar a formação dos alunos. Evitar qualquer tipo de debate. Dar expressividade e voz aos alunos negros.
e) Incentivar os alunos a participarem do movimento negro. Estabelecer atividades comemorativas para as datas contempladas em calendário escolar que fazem alusão ao processo de abolição da escravatura no Brasil.
5) Sobre a Lei 10.639/03 podemos dizer que os valores da africanidade são continuamente destacados nas Diretrizes, mas não se pode dizer que isto é feito a partir de argumentos essencialistas. O texto das Diretrizes sustenta que a pragmática para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana deve partir de três princípios. Quais são esses princípios?
Alternativas:
a) Consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas de combate ao racismo e a discriminações.
Alternativa assinalada
b) Consciência política, fortalecimento dos deveres, ações educativas de combate ao racismo
c) Ações de combate à discriminação, fortalecimento da educação para a diversidade e consciência histórica da diversidade.
d) Consciência de classe, fortalecimento dos direitos e deveres e educação democrática.
e) Fortalecimento de identidade e consciência de classe, ações educativas norteadoras de um ensino democrático, ações de combate ao racismo e a discriminação.

Continue navegando