Buscar

Questões CIVIL 1 alunos

Prévia do material em texto

1ª QUESTÃO
O atual Código Civil optou “muitas vezes, por normas genéricas ou cláusulas gerais, sem a preocupação de excessivo rigorismo conceitual, a fim de possibilitar a criação de modelos jurídicos hermenêuticos, quer pelos advogados quer pelos juízes para a contínua atualização dos preceitos legais” (trecho extraído do livro História do novo Código Civil, de Miguel Reale e Judith Martins-Costa). Considerando o teto, é correto afirmar que:
Cláusulas gerais são normas orientadoras sob a forma de diretrizes, dirigidas precipuamente ao juiz, vinculando-o ao mesmo tempo em que lhe dão liberdade para decidir, sendo que tais cláusulas restringem-se à Parte Geral do Código Civil.
Aplicando a mesma cláusula geral, o juiz não poderá dar uma solução em um determinado caso, e solução diferente em outro.
São exemplos de cláusulas gerais: a função social do contrato como limite à autonomia privada e que no contrato devem as partes observam rem a boa-fé objetiva e a probidade.
As cláusulas gerais afrontam o princípio da eticidade, que é um dos regramentos básicos que sustentam a codificação privada.
2ª QUESTÃO
Sobre a constitucionalização do Direito Civil, é correto afirmar:
As normas constitucionais que possuem estrutura de princípio se destina exclusivamente ao legislador, que não pode contrariá-las ao criar as normas próprias do Direito Civil, não sendo possível, todavia, ao aplicador do Direito, empregar os princípios constitucionais na interpretação dessas normas de Direito Civil.
A constitucionalização do Direito Civil se restringe à migração, para o texto constitucional, de matérias outrora próprias do Direito Civil
A doutrina que sustenta a constitucionalização do Direito Civil afirma a irrelevância das normas infraconstitucionais na disciplina das relações interprivadas.
A eficácia dos direitos fundamentais nas relações entre particulares, seja de forma indireta e mediata, seja de forma direta e imediata, é defendida pela doutrina que sustenta a constitucionalização do Direito Civil.
3ª QUESTÃO
Leia atentamente as seguintes assertivas sobre os direitos da personalidade.
O direito à intimidade é inalienável, irrenunciável e relativamente disponível
O suicídio constitui um ato ilícito, embora sem natureza criminal.
A criança e o adolescente têm direito à tutela de imagem e intimidade, sendo, por isso, vedada a divulgação de atos infracionais que permitam a sua identificação.
A circunstância de se encontrar o funcionário público no exercício de suas funções, e não em conversa ou atividade particular, afasta a incidência das normas de proteção à vida privada, com relação à divulgação de sua imagem.
Assinale a alternativa correta:
Somente I, II e III são verdadeiras;
Somente I, II e IV são verdadeiras;
Somente I, III e IV são verdadeiras;
Somente II, III e IV são verdadeiras;
Todas são verdadeiras;
4ª QUESTÃO
Quais as características do direito ao nome?
5ª QUESTÃO
A respeito da capacidade de direito, é correto afirmar:
O menor de 16 anos é absolutamente incapaz, ao passo que a capacidade de direito plena ocorre somente aos dezoito anos.
Em relação às pessoas físicas, ocorre a partir do nascimento com vida, mas somente se prova com o registro do nascimento.
Em relação às pessoas jurídicas, ocorre a partir do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.
O registro civil da pessoa física possui natureza jurídica meramente declaratória, ao passo que, para as pessoas jurídicas, o registro tem efeito constitutivo.
Para o maior de 18 anos, pode ser afastada mediante ação de interdição, na qual se prove a total falta de discernimento do interditando, quer por doença, quer por mal congênito.
6ª QUESTÃO
A respeito da capacidade de exercício, é correto afirmar:
O menor e 18 anos é absolutamente incapaz, ao passo que a capacidade de exercício plena ocorre somente aos 21 anos.
Em relação às pessoas físicas, ocorrer a partir do nascimento com vida, colocando-se a salvo os direitos dos nascituros desde a concepção.
Em relação às pessoas jurídicas, ocorre a partir do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.
Para o maior de 18 anos, pode ser afastada mediante ação de interdição, na qual se prove a total falta de discernimento do interditando, quer por doença, quer por mal congênito.
Consiste na aptidão para ter direitos e deveres na esfera civil.
7ª QUESTÃO
Analise a veracidade das afirmações sobre a pessoa natural:
Não se admite a declaração de morte presumida sem anterior decretação de ausência.
De acordo com o código civil, os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido, são considerados relativamente incapazes.
O menor poderá ser emancipado aos 16 anos completos, por concessão dos pais, mediante instrumento público, independentemente dehomologaçãojudicial.
A capacidade dos índios está plenamente regulada na Constituição Federal de 1988.
Estão corretas apenas:
1 e 3
2 e 4
1, 2 e 4
2 e 3
8ª QUESTÃO
Gustavo completou 17 anos de idade em janeiro de 2010. Em março de 2010 colou grau em curso de ensino médio. Em julho de 2010 contraiu matrimônio com Beatriz. Em setembro de 2010, foi aprovado em concurso público e iniciou o exercício de emprego público efetivo. Por fim, em novembro de 2010, estabeleceu-se no comércio, abrindo um restaurante. Assinale a alternativa que indica o momento em que se deu a cessação da incapacidade civil de Gustavo. 
A) No momento em que iniciou o exercício de emprego público efetivo. 
B) No momento em que colou grau em curso de ensino médio. 
C) No momento em que contraiu matrimônio. 
D) No momento em que se estabeleceu no comércio, abrindo um restaurante.
9ª QUESTÃO
O domicílio é um dos atributos da personalidade. É a localização da pessoa no espaço. O lugar onde ela estabelece sua residência com ânimo definitivo. Tendo diversas residências, onde alternadamente viva, o seu domicílio será considerado o lugar d qualquer uma delas. Não tendo residência, o domicílio da pessoa natural será o do local em que for encontrada. Diante das hipóteses acima elencadas, aponte a afirmação correta:
Quando fixado por lei, o domicílio é um fato jurídico. Quando não fixado por lei, é um ato jurídico em senso estrito, por expressar uma manifestação voluntária do sujeito, relativamente ao local onde estabelece sua residência com caráter definitivo.
A fixação do domicílio é sempre um ato jurídico stricto sensu, decorrendo, em todas as hipóteses elencadas no enunciado, sempre, do ânimo da pessoa relativamente ao lugar onde estabeleceu a sua residência.
O domicílio decorre sempre de uma relação de fato entre a pessoa e o lugar. Então, domicílio e residência devem sempre coincidir.
O direito brasileiro não admite a pluralidade de domicílio.
10ª QUESTÃO
Considerando as pessoas das associações, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Sujeitam-se à dissolução compulsória através de decreto de prefeito, governador de estado ou do presidente da república, conforme com a extensão da área em que atuam.
b) Entre as pessoas que as constituem inexiste reciprocidade de direitos e obrigações.
c) Não têm fim econômico.
d) A competência para promover modificações no estatuto é da assembleia geral.
11ª QUESTÃO
Assinale a alternativa INCORRETA, relacionada com personalidade jurídica da sociedade empresária:
a) A sociedade empresária se distingue completamente da pessoa de seus sócios;
b) As dívidas da sociedade jamais poderão ser satisfeitas com os bens dos sócios;
c) A desconsideração da personalidade jurídica não visa à anulação do ato constitutivo da sociedade empresária;
d) Somente por decisão judicial ou arbitral podem ser afastados os efeitos legais da personalidade jurídica.
12ª QUESTÃO
São pessoas Jurídicas de direito privado, a teor da legislação civil brasileira:
As autarquias, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
As associações, fundações, organizaçõesreligiosas, as firmas individuais e os condomínios edilícios.
As sociedades simples ou empresárias, os condomínios edilícios e as firmas individuais.
As organizações religiosas, os partidos políticos, as sociedades simples ou empresárias e as fundações.
13ª QUESTÃO
Os vitrais do Mercado Municipal de São de Paulo, durante a reforma feita em 2004, foram retirados para limpeza e restauração da pintura. Considerando a hipótese e as regras sobre bens jurídicos, assinale a afirmativa correta. 
A) Os vitrais, enquanto separados do prédio do Mercado Municipal durante as obras, são classificados como bens móveis. 
B) Os vitrais retirados na qualidade de material de demolição, considerando que o Mercado Municipal resolva descartar-se deles, serão considerados bens móveis. 
C) Os vitrais do Mercado Municipal, considerando que foram feitos por grandes artistas europeus, são classificados como bens fungíveis. 
D) Os vitrais retirados para restauração, por sua natureza, são classificados como bens móveis.
14ª QUESTÃO
A proteção da pessoa é uma tendência marcante do atualdireito privado, o que leva alguns autores a conceberem aexistência de uma verdadeira cláusula geral de tutela dapersonalidade. Nesse sentido, uma das mudanças maiscelebradas do novo Código Civil foi a introdução de umcapítulo próprio sobre os chamados direitos da personalidade.Em relação à disciplina legal dos direitos da personalidade noCódigo Civil, é correto afirmar que
A) havendo lesão a direito da personalidade, em setratando de morto, não é mais possível que se reclamemperdas e danos, visto que amorte põe fimà existência dapessoa natural, e os direitos personalíssimos sãointransmissíveis.
B) como regra geral, os direitos da personalidade sãointransmissíveis e irrenunciáveis, mas o seu exercíciopoderá sofrerirrestrita limitação voluntária.
C) é permitida a disposição gratuita do próprio corpo, notodo ou em parte, com objetivo altruístico ou científico,para depois da morte, sendo que tal ato de disposiçãopoderá serrevogado a qualquertempo.
D) em razão de sua maior visibilidade social, a proteção dosdireitos da personalidade das celebridades e daschamadas pessoas públicas é mais flexível, sendopermitido utilizar o seu nome para finalidade comercial,ainda que semprévia autorização.
15ª QUESTÃO
A respeito das pessoas naturais e jurídicas, assinale a opção correta. 
a) O desaparecimento de uma pessoa de seu domicílio, sem dar qualquer notícia de seu paradeiro, ainda que não tenha deixado bens, é causa para nomeação de curador de ausentes.
b) Se uma pessoa jurídica tiver diversos estabelecimentos ou agências em lugares diferentes, será considerado como seu domicílio, para quaisquer atos praticados, o local onde funciona a sua sede ou a matriz onde funcionar a administração da empresa.
c) A associação civil é uma pessoa jurídica de direito privado criada a partir da união de pessoas em torno de uma finalidade que não seja lucrativa. No entanto, não há qualquer impedimento para que uma organização sem fins lucrativos desenvolva atividades econômicas para geração de renda, desde que não partilhe os resultados decorrentes entre os associados.
d) Admite-se a morte presumida sem decretação de ausência em casos excepcionais, para viabilizar a abertura da sucessão provisória e resolver os problemas jurídicos gerados com o desaparecimento da pessoa.
16ª QUESTÃO
Considerados em si mesmos, os bens podem ser:
Públicos e particulares
Principais e acessórios
Imóveis pela própria natureza, benfeitorias e pertenças.
Móveis e imóveis.
17ª QUESTÃO
O direito à sucessão aberta é considerado pela lei civil:
Bem móvel
Bem imóvel
Bem incorpóreo
Bem móvel ou imóvel, de acordo com os bens que compõem o espólio.

Continue navegando