Buscar

AÇÃO 3° atividade de gestão ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

AÇÃO
Os recursos naturais são estoques de materiais existentes em ambiente natural que são escassos e economicamente úteis, ou seja, se forem usados de forma excessiva terminarão e teremos muitos problemas. Nesses recursos naturais não estão incluídos apenas petróleo, gás natural ou carvão. Alimentos também fazem parte dele assim como a água potável, o bem mais necessário à continuidade da vida de boa parte dos animais, homens principalmente. 
O abastecimento de água doce do planeta está ameaçado e, em consequência, nossa sobrevivência também. A ONU alertou que mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso a uma quantidade mínima de água para consumo. Agora, se mantivermos nosso padrão de consumo e de devastação do meio ambiente, o quadro irá se agravar muito rapidamente. Em 2025, dois terços da população do planeta poderão ter dificuldades de acesso à água potável. Em 2050, o número pode chegar a 75% da humanidade.
Segundo a FAQ, braço da ONU para a agricultura e a alimentação, as dificuldades são muitas, entre elas o aquecimento global, que prejudica a produção agrícola de muitos países. Dados também da FAQ mostram que atualmente um em cada seis habitantes do planeta passa fome, quase 1 bilhão de pessoas
Podemos citar o caso do Aquífero Guarani, em que a falta de ações efetivas para evitar a atual superexploração do aquífero pode tornar o uso da água do manancial inviável dentro de meio século, pois existe uma voracidade pelo consumo que, sem controle, pode acarretar em problemas sérios nos próximos 50 anos em cidades que são abastecidas pelo manancial. Hoje se sabe que em Ribeirão Preto – SP o consumo é 13 vezes maior que a recarga, isso é resultado de uma falta de controle sobre o quanto entra e o quanto sai. O problema é a falta de gestão adequada pelas cidades que exploram o aquífero, porque não existe nenhum modelo adequado de gestão no país.