Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA - ATIVIDADE 3

Prévia do material em texto

Pergunta 1
É necessária uma avaliação
	
	
	
	Sérgio Buarque de Holanda define, em um célebre trecho do seu livro "Raízes do Brasil", que o brasileiro é um homem cordial. No entanto, essa definição não expressa um elogio às especificidades do caráter brasileiro. Explique o que significa a definição de homem cordial elaborada por Sérgio Buarque de Holanda e descreva algumas consequências sociais geradas por essa característica.
Instruções
Elabore um texto de no mínimo 10 linhas. 
Não se esqueça de reler seu texto, verificando se ele está de acordo com as normas cultas da língua portuguesa, se ele está claro (coeso e coerente) e se ele não contém longas passagens em letras maiúsculas. Além disso, é importante que todas as suas contribuições sejam autorais, ou seja, que você use apenas suas palavras para compor seus textos. Se você optar por usar palavras de outros autores, não se esqueça de fazer as devidas referências: coloque a passagem entre aspas e indique sua fonte. Textos compostos por trechos não autorais que não forem devidamente identificados não serão considerados para nota.
Observação: Consulte o link Material Complementar da Unidade 3. Nesse espaço, você encontrará suporte para desenvolver a sua resposta. Disponibilizamos a obra "Raízes do Brasil" e um vídeo do professor João Cezar tratando dos elementos que definem o "homem cordial". Bons estudos!
	
	
	
	Resposta Correta:
	
Feedback: O conceito de homem cordial evidencia nossas raízes patriarcais, vinculadas sobretudo ao meio rural, e a dificuldade de assimilação do repertório racional-burguês. Segundo Holanda, os estrangeiros podem admirar nossas qualidades de hospitalidade e amabilidade no convívio, a proximidade nas nossas relações interpessoais. Isso, no entanto, não significa bons modos, amizade e, muito menos, polidez. A polidez está associada a um certo distanciamento das emoções e um vínculo aos formalismos, que estão associados à atitude moderna, mais democrática e ética, que fortalece os pilares do Estado moderno. A cordialidade, na verdade, se resume ao desejo de estabelecer intimidade e um horror aos formalismos. Pensando em termos institucionais, isso faz com que muitos brasileiros confundam/misturem a lógica pública com a privada.

Continue navegando