Buscar

Resumo da aula

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
RELATÓRIO 
CARACTERIZAÇÃO I
KEULLEN DA SILVA
PALMAS-TO
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
RELATÓRIO 
CARACTERIZAÇÃO I
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Tocantins - UFT como um dos requisitos para aprovação na disciplina de Caracterização, ministrada no 4º semestre do curso de Engenharia Ambiental. 
Professora: Adriana
PALMAS
2014
Na aula, foram discutidos assuntos relacionados aos insetos e plantas, onde aprendemos sobre o reino animal do filo Artopródes, que é dividido em subfilos Diplóides, Quilópodes, Crustáceos, Quelicerados e Hexápodes. Aprofundando-nos mais no assunto, iremos falar um pouco sobre as características de cada um. 
 Diplóides: São os que tem o corpo cilíndrico e segmentado, 2 pares de patas por segmento, possuem antenas, são herbívoros e Apresentam movimentos lentos. 
Quilópodes: Corpo mais achatado e segmentado, 1 par de patas por segmento, possuem antenas, são carnívoros e apresentam movimentos rápidos. 
Crustáceos: Segmentação; cefalotórax e abdome, possuem 2 pares de antenas, cinco ou mais pares de apêndices articulados, algumas espécies são filtradoras e outras são carnívoras. 
Quelicerados: Apresentam um par de quelíceras, segmentação: cefalotórax e abdome, não possuem antenas, 4 pares de patas e são carnívoros.
Hexápodes: É considerada a mais evoluída do filo. Principais características: apresentam um par de antenas e 3 pares de patas, segmentação: cabeça, tórax e abdome.
Além dos subfilos, também aprendemos sobre as principais ordens, que são divididas em: Coleoptera, Lepidoptera, Hemiptera, Diptera, Hymenoptera, Odonata, Orthoptera, Blattodea, Thysanura, Dermaptera, Isoptera, Siphonaptera e Mantodae. 
Em relação às plantas aprendemos que elas são divididas em: 
Briófitas: São plantas que não produzem flor, semente ou fruto.
Pteridófitas: São plantas avasculares, não possuem vasos condutores, não tem flores, sementes ou frutos mais possuem caule e raiz.
Gimnospermas: São traqueófitas, são as primeiras plantas que produzem grão-de-pólen, têm estruturas reprodutoras visíveis, são dotadas de sementes e não apresentam flores verdadeiras ou frutas.
Angiospermas: São plantas traqueófitas, tem sementes, tem grão-de-pólen e tubo polínico, tem flor com estrutura reprodutora visível e tem frutas protegendo as sementes.
E as Algas Anteriormente eram incluídos no Reino Plantae, porém atualmente pertencem ao Reino Protista, Unicelular ou multicelular (filamentosas), eucariontes, fotossintetizantes e viventes em ambientes de água doce (rios, lagos ou superfícies úmidas) ou salgada (mares e oceanos).
Foram estudados todos esses assuntos para o aprendizado de todos e também para a construção do insetário e do herbário que deverá ser feita pelos alunos para compor uma das notas do semestre. Com isso, ainda foram discorridos assuntos sobre como deveriam ser construído esses trabalhos, tomando cuidado para não pegar insetos que estão em extinção, mostrando como manter os insetos conservados usando naftalina, mostrando-nos como manter esses insetário e herbário em ordem e entre outras coisas para compor um excelente trabalho. 
Foi uma aula bastante proveitosa, que nos mostrou ainda mais a importância da matéria de caracterização no curso de engenharia ambiental, pois esses estudos nos ajudarão a saber mais sobre esses seres e um dia poder usá-los como bioindicadores, 
 
3

Continue navegando