Buscar

Direito Civil 1 Caso Concreto 8

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL I - CCJ0006 
Título: SEMANA 8 
Descrição: Caso concreto 
Otavio e Thalita emprestaram de Pedro um imóvel para fins residenciais por três anos. Durante o tempo que passaram no apartamento, Otavio e Thalita consertaram algumas infiltrações, colocaram um forno a lenha daqueles inamovíveis, e aplicaram papel de parede em todos os quartos. Findo o prazo do contrato, Otavio e Thalita foram notificados para deixar o bem. 
Nesse caso, e conforme a disciplina jurídica dos bens no Código Civil, responda: 
A) Classifique cada espécie de bem acessório que aparece no comando da questão. Justifique a sua resposta. 
B) O que Otávio e Talita podem fazer com os bens acessórios identificados no item anterior? Cabe direito de retenção? Justifique a sua resposta. 
Questão objetiva 
(OAB - XVI EXAME UNIFICADO/2015) O prédio que abrigava a Biblioteca Pública do Município de Molhadinho foi parcialmente destruído em um incêndio, que arruinou quase metade do acervo e prejudicou gravemente a estrutura do prédio. Os livros restantes já foram transferidos para uma nova sede. O Prefeito de Molhadinho pretende alienar o prédio antigo, ainda cheio de entulho e escombros. Sobre o caso descrito, assinale a afirmativa correta. 
a) Não é possível, no ordenamento jurídico atual, a alienação de bens públicos. 
b) O antigo prédio da biblioteca, bem público de uso especial, somente pode ser alienado após ato formal de desafetação. 
c) É possível a alienação do antigo prédio da biblioteca, por se tratar de bem público dominical. 
d) Por se tratar de um prédio com livre acesso do público em geral, trata-se de bem público de uso comum, insuscetível de alienação. 
Desenvolvimento:
Caso Concreto:
A) Conserto Infiltração pode ser caracterizado como uma benfeitoria necessária, por ser feita com o intuito de consertar o bem principal. Já o forno a lenha pode ser definido como uma benfeitoria útil, por melhorar o bem principal, e o papel de parede se caracteriza como uma benfeitoria voluptuária pelo fato de apenas proporcionar a estética do bem principal.
B) Cabe sim esse direito, visto que no Art. 1219 do Código Civil estabelece que o direito de retenção pode ser exercido sobre o valor das benfeitorias necessárias e úteis caso o seu valor não seja devidamente pago pelo proprietário do imóvel ao final do contrato considerado.
Questão Objetiva:
c) É possível a alienação do antigo prédio da biblioteca, por se tratar de bem público dominical.

Continue navegando