Buscar

Acidez e Basicidade de Compostos Orgânicos Organica I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo discritivo da acidez e basicidade de compostos organico
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
Acidez e Basicidade de Compostos Orgânicos
Objetivo:O objetivo desse trabalho,é apresentar a acidez e basicidade dos compotos,de maneira resumida,focando na relação da hibridização,estrutura e efeito indutivo,nas moleculas.
A acidez e basicidade de composto é muito importante, pois através dela que desvendamos muitos mecanismos de reações. Para se entender esses dois fatores em compostos orgânicos, primeiro precisamos saber o que é um ácido e base.
Segunda a teoria de Arrenius, ácido é o composto que ao se ionizar libera um produz um íon positivo. Enquanto que a base ao composto se dissociar libera íon negativo. Porém surgiu outra teoria que abrangia mais, a teoria de Bronsted, que fala que um ácido é uma substância que pode doar um próton, e uma base é uma substância que pode aceitar um próton, no qual ácido terá sua base conjugada. E toda base terá seu ácido conjugado. Posteriormente Lewis, revelou outra teoria, mais abrangente, no qual dizia que um ácido é um aceitador de pares de elétrons, e a base é um doador de pares de elétrons.
Os ácidos e bases também são medidos quanto a sua força, que se baseia na constante de equilíbrio. Na qual essa constante é determinada pela estabilidade do ácido e base conjugado, segundo a teoria de Bronsted. E quanto maior a dissociação, ou seja, liberar H+, mais forte será o ácido. Sendo que o mesmo estará conjugado com uma base fraca. Assim quanto menor o valor da constante, maior é a acidez. Outros fatores que 
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
influenciam na acidez de um composto é sua ressonância, eletronegatividade e tamanho do átomo.
Na química orgânico, os grupos funcionais apresentam caráter peculiares. No caso do ácido carboxílico, ele se apresenta ácido, devido ao grupo -COOH se ioniza. A presença desse carbono carboxílico tem hibridação sp2 com ligação π na dupla C=O. Isso significa que o grupo carboxila é planar com ângulos de ligação próximos de 120°.Ao dissociar, libera o H+, e o O aparece como ânion. Na qual a estabilidade do mesmo é assegurada pela ressonância. E apesar dessa estabilização é considerado um ácido fraco, ao comparar com ácidos inorgânicos. Uma vez que apresenta ao se dissociar ele irá liberar apenas um H+. Além disso quanto maior a cadeia carbônica, mais fraco ele vai ser, pois será mais difícil se desprender da molécula, isso ocorre devido ao efeito indutivo positivo, que é a habilidade de empurrar os elétrons para a carboxila. Porém se a estrutura possuir elementos mais eletronegativos, o ácido será mais forte, pois a presença do elemento faz que ocorra o efeito indutivo negativo, pois atrai para si os elétrons da carboxila, pois quanto maior a eletronegatividade, maior será o efeito indutivo. E assim como os ácidos inorgânicos, ao reagir com base forma sal e agua.
Os fenóis apresentam-se como ácido mais fraco que o ácido carboxílico. A sua acidez se dá, devido a ressonância da estrutura, devido os elétrons livre do -O, e pôr o mesmo ficar positivo ao se ionizar, o mesmo repeli o H+. Porém se a molécula conter grupos eletron-receptores,a acidez aumenta ,pois o mesmo atrai eletrons para si,liberando mais H+.Em caso contrario,a presença de grupos eletrons-doadores,ocorre uma dificuldade em liberar o H+,logo a acidez vai diminuir.
Os álcoois por sua vez, possuem acidez menor que de fenóis, pois ao se ionizar originam uma base, que não é instável e deixa de ser uma estrutura ressonante. Assim os carbonos primários, são mais ácidos que os terciários. E devido a sua baixa acidez, não interagi com bases fortes.
Já os alcinos terminais, que são os que apresentam três moléculas de H ligado, por possuir ligações pi, ocorre o acumulo de elétrons, fazendo assim o composto desenvolver caráter ácido. Devido a polaridade ser positiva, as moléculas de hidrogênio, podem ser substituídas por metais, produzindo os acetilados. Se fossemos montar uma escala de acidez de compostos, os ácidos inorgânicos, seriam mais fortes, por se dissociarem facilmente, enquanto os alcanos, teria menor acidez, pois devido ao tamanho da molécula, teria dificuldades de desprender o H+.CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
As aminas por sua vez são as bases da química orgânico. Isso se dá devido a mesma possuir pares de elétrons livres, do nitrogênio, permitindo que o mesmo seja recebedor de H+. As aminas primarias, apresentam caráter básico forte é devido a estrutura que promove um efeito indutivo positivo, que empurra os elétrons, em direção ao grupo amino, facilitando assim a captura do H+. E as aminas secundarias, apresentam dois grupos alquilas, como radical, promovendo assim o efeito indutivo positivo. Já as aminas terciarias, são bases fracas. Por possuírem três radicais alquilas, posicionados de uma forma, que deixa pouco espaço para o H+ passar, esse efeito é chamado de impedimento estérico. No caso das aminas aromática, são muito fraca, devido ao par de elétron, presente no nitrogênio, sofrer ressonância, dificultando assim a entrada do H+. Assim podemos concluir que para uma base ser forte, é necessário que ocorra o efeito indutivo positivo. 
É importante ressaltar que as amidas, são substancia neutras, devido ao par de elétron do nitrogênio ressonar.
 
Referencias Bibliograficas:
Disponivel em:< http://www.iq.usp.br/wjbaader/qfl2345/Capitulo_1'3_QFL%202345.pdf>Acessado no dia 19/11/2017.
Disponivel em:< https://pt.slideshare.net/AldinhaSantos/acidez-e-basicidade-na-qumica-orgnica> Acessado no dia 19/11/2017

Outros materiais