Buscar

Parasitoses: Teníase e Cisticercose

Prévia do material em texto

VERMES E PROTOZOÁRIOS
Alunas:
Hellem Katriny
Mayara Pedrosa
TENÍASE
Chamada de SOLITÁRIA é causada por um verme.
Infecção por tênia que afeta o sistema digestivo.
A tênia e um Platelminto da Classe Cestoda.
A teníase é uma parasitose causada pela presença do verme Tênia, também conhecido como solitária, no intestino delgado das pessoas, podendo dificultar a absorção dos alimentos e provocar sintomas como enjoos, diarreia, perda de peso ou dor abdominal, por exemplo. Ela é transmitida pela ingestão de carne de boi ou de porco crua ou mal cozida, que está contaminada com o parasita.
CISTICERCOSE
A cisticercose é uma parasitose causada pela ingestão de água ou de alimentos como legumes, frutas ou verduras contaminados com os ovos de um tipo específico de Tênia, a Taenia solium. Pessoas que têm esta tênia no intestino, podem não desenvolver cisticercose, mas liberam ovos nas fezes que podem contamina legumes ou carnes, provocando a doença em outras pessoas.
CICLO DE VIDA DA CISTICERCOSE
SINTOMAS
TENIASE
Diarreia frequente ou prisão de ventre;
Enjoo;
Dor abdominal;
Dor de cabeça;
Falta ou aumento do apetite;
Irritabilidade;
Cansaço e insônia.
CISTICERCOSE
Cérebro: dor de cabeça, convulsões, confusão mental ou coma;
Coração: palpitações, dificuldade em respirar ou respiração ruidosa;
Músculos: dor local, inchaço, inflamação, cãibras ou dificuldade nos movimentos;
Pele: inchaço na pele, que geralmente não causa dor e que pode ser confundido com um cisto;
Olhos: dificuldade para enxergar ou perda de visão.
TRATAMENTOS
TENIASE
O tratamento para teníase pode ser feito com remédios antiparasitários, como o Albendazol, Niclosamida, Praziquantel ou o Mebendazol, por exemplo, prescritos pelo médico, que podem ser tomados em dose única ou durante 3 dias.
O tratamento natural para teníase é beber 4 colheres de sopa de óleo de sementes de abóbora durante 2 semanas, para ajudar a eliminar o parasita pelas fezes. Em alternativa ao óleo, pode-se comer uma mão cheia de sementes de abóbora descascadas.
Com este tratamento caseiro para teníase, as fezes podem ficar moles como na diarreia, pois o objetivo é eliminar as larvas da Tênia que estão alojadas no intestino.
CISTICERCOSE
Tratamento prolongado com praziquantel e/ou albendazol
Terapia de manutenção com corticosteroides e/ou albendazol;
Aplicação de dose única (solução de 2g) de niclosamida, diclorofeno e mebendazol.
Em alguns casos de neurocisticercose, o tratamento pode causar encefalite, edema inflamatório no cérebro. Mas repetimos: em apenas alguns casos somente.
O tratamento da cisticercose é necessário e, mais do que isso, a prevenção contra a doença é obrigatória nas regiões que mais são afetadas por ela. Se você mora, ou conhece alguém que more, em regiões rurais, tenha cuidado em dobro. A doença só será extinta quando houver cooperação de todos.
DIAGNOSTICO
TENIASE
Clínico, epidemiológico e laboratorial. Como a maioria dos casos de Teníase é oligossintomático, o diagnóstico comumente é feito pela observação do paciente ou, quando crianças, pelos familiares. Isso ocorre porque os proglotes são eliminados espontaneamente e nem sempre são detectados nos exames parasitológicos de fezes.
Oligossintomático. Infecção positiva, com ausência da doença, a imunidade celular está preservada e as formas são assintomáticas ocorrendo a cura espontânea ou formas de infecção latente da doença.
CISTICERCOSE
O diagnóstico da cisticercose pode ser feito com exames de imagem como radiografias, tomografias, ultrassom ou ressonância magnética, assim como com o exame do líquido cefalorraquidiano no cérebro ou exames de sangue.
PREVENÇÃO
Não ingerir carne crua ou mal cozida;
Beber água mineral, filtrada ou fervida;
Lavar as mãos, principalmente após o banheiro e antes das refeições;
Lavar os alimentos com água filtrada.
FIM!

Continue navegando