Buscar

EXERCICIO GESTAO DE MATERIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Exercício
Desenhe uma ficha de fornecedores, contendo as principais informações que julgue necessárias para montar um banco de dados sobre fornecedores. 
Razão social
CNPJ/CPF
INSCRICAO ESTADUAL: INSCRICAO MUNICIPAL:
MUNICIPIO SEDE:
NOME DA EMPRESA:
ENDEREÇO COMERCIAL:
BAIRRO: CIDADE:
CEP: CAIXA POSTAL:
DDD: TELEFONE: FAX:
 
Como você faria uma pesquisa de mercado de fornecedores para uma empresa se fosse o gerente de compras? 
R. Faria o máximo de pesquisas possíveis, principalmente análises em setores de pesquisas de mercado direcionados ao negócio que pretendo seguir. Conversaria também com clientes, fornecedores e com revendedores. Realizaria uma abordagem direta e investigativa junto aos fornecedores e distribuidores em comum e nos clientes, tentaria ter acesso aos relatórios setoriais e utilizaria a própria análise de mercado. Por que é importante conhecer os competidores e suas estratégias de negócios? É importante porque ao conhecer as forças e fraquezas dos concorrentes o empreendedor pode estimar suas ações futuras e construir uma vantagem competitiva diante deles. Conhecendo as estratégias da empresa e do produto seguramente fará com que possa definir melhor, planejar e poupar tempo com o plano de negócios conquistarem o espaço no mercado. 
Como você imaginaria programar as atividades do órgão de compras tendo por base as OCs recebidas? 
R. A primeira etapa do ciclo de compras começa com o recebimento das OCs emitidas pelo PCP, a partir da programação de materiais. O órgão de compras efetua uma análise dessas OCs, para conhecer as especificações dos materiais requisitados, suas respectivas quantidades e épocas adequadas para o recebimento. Em muitas empresas, as OCs são encaminhadas ao órgão de compras por meio de listas ou listagens, em que consta a última compra, com o nome do fornecedor, quantidade fornecida e preço de venda. Nessa primeira e tapa, o órgão de com pras planeja as suas atividades de modo a atender às OCs recebidas e providenciar as compras. Para facilitar as futuras cotações e propostas de fornecedores, o órgão de compras deve manter um fichário ou banco de dados sobre os possíveis materiais necessários à empresa. Para cada material deve haver um fichário dos fornecedores, quantidades compradas, preços, condições de pagamento, prazos de entrega, etc. Esse histórico de cada compra permitirá facilitar a pesquisa e seleção de futuros fornecedores.
Se você tivesse de estabelecer os critérios para pesquisa e seleção de fornecedores, como os definiria? 
R. Verificar critérios, como: qualidade do material, histórico do fornecido, condições de pagamento, possíveis descontos, prazos de entrega, confiabilidade quanto a prazos e produtos, preços etc. A qualidade costuma ser o referencial mais importante na seleção dos fornecedores, quando os demais critérios são igualmente atendidos pelos outros. A pesquisa de fornecedores é basicamente um levantamento de mercado para se verificar quais as possíveis fontes de suprimento do material requisitado. A seleção d e fornecedores é uma escolha feita pelo órgão de compras, tendo por base a comparação entre os possíveis fornecedores, a partir de determinados critérios. A pesquisa permite uma comparação dos diversos fornecedores qualificados, enquanto a seleção é uma decisão sobre qual será o escolhido para fornecer o material requisitado. 
Se você tivesse de estabelecer os critérios para negociar com os fornecedores, como os definiria? 
R. Definido o fornecedor escolhido, o órgão de compras passa a negociar com ele a aquisição do material requisitado, dentro das condições mais adequadas de preço e de pagamento. O atendimento das especificações exigidas do material e o estabelecimento de prazos de entrega devem ser assegurados na negociação. A negociação serve para definir com o será feita a emissão do pedido de compra ao fornecedor. O pedido de compra é uma espécie de contrato formal ele tem a força de um contrato entre a empresa e o fornecedor, especificando as condições em que foi feita a negociação. O fornecedor deve estar plenamente ciente de todas as cláusulas, pré-requisitos e critérios exigidos pela empresa, dos procedimentos que cercam o recebimento do material, dos controles e especificações de qualidade, para que o pedido de compra seja válido legalmente. 
Como você integraria todos os componentes da gestão da cadeia de suprimentos (SCM)? 
R. Operações na Cadeia de Suprimentos: Faz com que as organizações ganhem maior eficiência em suas operações obtendo uma melhoria na sua cadeia de suprimentos, habilidade de análises e de integração. Focados nos serviços dos clientes, qualidade do produto, redução do ciclo de tempo, utilização dos ativos e flexibilidade operacional. Essas capacidades incluem o gerenciamento da demanda, serviços operacionais enxutos, gerenciamento de ordem distribuída, gerenciamento de ativos e sincronização de suprimentos/demanda. Logística: Ajuda no gerenciamento de mercadorias através da cadeia de suprimentos buscando a redução de custos ao mesmo tempo em que o serviço ao cliente é otimizado. Visa o aperfeiçoamento da utilização da rede de distribuição e a implementação de tecnologias avançadas em "warehousing", transporte e gerenciamento de funções. Estratégia para Cadeia de Suprimentos: Foca na otimização da cadeia de suprimentos. Através de uma avaliação para ajudar a identificar a maturidade da demanda da cadeia de suprimentos e o desempenho dos objetivos do negócio. Oferece estratégias de longo prazo que abrangem infra-estrutura, ativos, organização, processos e tecnologia. Sistemas Integrados da Cadeia de Suprimentos: Apóia com a integração de soluções de ERP otimizando a troca de informações na cadeia de suprimentos. Ajuda empresas que já possuem ERP a expandir suas soluções implantadas e a novos parceiros que desejam integrar o ERP (ou sistema legado) de sua empresa através de sua cadeia de suprimentos. Planejamento da Cadeia de Suprimentos: Incluem processos de negócios que planejam e gerenciam a demanda através de toda cadeia de suprimentos. A solução de métodos e ferramentas facilita o planejamento e a gestão operacional da cadeia de suprimentos, na qual estão as chaves para o crescimento e melhoria do desempenho da empresa, tais como: reduzirão de custos de inventário, otimizando recursos e níveis de serviço do cliente, para maior lucratividade. Compras: Possibilita a otimização da operação de compras, buscando vantagens na negociação de preços, melhor eficiência, controle mais rigoroso dos gastos e melhores níveis de serviços. Uma boa estruturação desses componentes dentro de um Sistema de Gestão irá auxiliar a empresa na medida em que o modelo privilegie a centralização de informações sobre demanda, capacidade e fluxo de materiais, permitindo o melhor planejamento da utilização de recursos produtivos, das necessidades de materiais, gerando uma solução logística de melhor qualidade. Deverá permitir ainda o efetivo controle das operações, utilizando-se de um banco de dados centralizado em uma rede que considere todas as plantas industriais e centros de distribuição, possibilitando a conexão com clientes (CRM) e fornecedores (SRM) através da Internet.