Buscar

PERGUNTA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 2
Tá lá mais um corpo estendido no chão. 
Flavio Moura
 
Uma juíza de São Paulo mandou soltar o policial que matou o camelô Carlos Augusto Muniz Braga durante ação na Lapa, no último dia 18.
De acordo com a ordem de soltura, o assassinato se deveu ao fato de que o braço esquerdo do PM foi seguro “bruscamente”. E ainda à situação tensa em que ele se encontrava, cercado de populares insatisfeitos com a polícia no local.
O tumulto, no entender da juíza, justifica a necessidade de o policial “então encontrar-se armado”.
[...] Não chega a surpreender a decisão da juíza (o nome da figura é Eliana Cassales Tosi de Melo e ela faz parte da 5a Vara do Júri do Foro Central Criminal de São Paulo). A lógica peculiar é praxe entre seus colegas. Basta lembrar o juiz que recentemente queria manter preso o manifestante Fabio Hideki, detido injustamente em manifestação durante a Copa do Mundo, por considerá-lo “esquerda caviar”.
O que assusta é a comoção relativamente branda em torno do episódio. Da declaração tosca do prefeito, “foi um ato isolado”, aos indignados de plantão das redes sociais, tudo se passou como se fosse mais um tropeço da polícia, entre tantos outros.
Fiquei pensando o que ocorreria se a cena fosse na Paulista, nas manifestações de junho do ano passado. E se a vítima fosse um jovem de classe média quebrando uma vitrine de loja ou banco (gesto a meu ver mais grave do que vender CD pirata). O governo estadual corria o risco de ser deposto.
I. O texto apresenta, com certa ironia, como a população não se mobiliza quando atos truculentos da polícia são dirigidos à população menos favorecida.
II. O autor nos mostra como o poder público se mobiliza para resolver problemas em uma cidade grande como São Paulo.
III. O texto nos mostra como deve ser o posicionamento de um magistrado.
	
	a.
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	b.
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	c.
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	d.
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	e.
	Nenhuma das afirmativas está correta.

Continue navegando