Buscar

HISTOLOGIA URINÁRIO JUNQUEIRA

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA URINÁRIO JUNQUEIRA
RIM
Secreta a eritropoetina ( estimula a produção de hemácias) e renina
Formato de grão de feijão, apresentando uma borda convexa e outra côncava , na qual se situa o hilo ( onde entram e saem os vasos sanguíneos ) .
O rim é constituído pela capsula , de tecido conjuntivo denso, a zona cortical e a zona medular 
Túbulo urinifero : nefron + túbulo coletor
Nefron = Corpúsculo renal + túbulo contorcido proximal +parte delgada e espessa da alça de Henle +túbulo contorcido distal
Corpúsculos renais e a filtração do sangue
O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo que é envolvido pela capsula de Bowman. A capsula contem dois folhetos, um interno ou visceral, e um mais externo ou parietal, que forma os limites do corpúsculo renal.
Entre os dois folhetos, temos o espaço capsular. Que recebe liquido do filtrado através da parede dos capilares e do folheto visceral de capsula .
O corpúsculo renal possui um polo vascular, onde recebe a arteríola aferente e sai a eferente e um polo urinário , no qual tem inicio o túbulo contorcido proximal. 
O folheto externo é constituído por um epitélio simples pavimentoso, que se apoia na lamina basal e em uma fina camada de fibras reticulares.
Já o folheto interno adquire características próprias .Essas células são chamadas de podocitos e formadas pelo corpo celular de onde parte diversos prolongamentos primários que dão origem a prolongamentos secundários.
Fendas de filtração : se localizam entre os prolongamentos secundários dos podocitos 
Há uma membrana basal entre as células endoteliais e os podocitos. Esta membrana basal é a barreira de filtração glomerular.A mesma é constituída por três camadas: lâmina interna, que é situada próximas as células endoteliais , a lamina densa ,localizada mais eletron- densa e a lamina rara externa , localizada amais externamente ao lumen do capilar e portanto em contato com os podocitos .
O filtrado glomerular tem concentrações de cloreto, glicose, ureia e fosfato semelhantes ao plasma sanguíneo .
Células Mesangiais 
Se localizam nos glomérulos, dentro da matriz mesangial 
As células mesangiais são contrateis e tem receptores para angiotensina II. A ativação desses receptores reduz o fluxo sanguíneo glomerular. Contem ainda receptores para o hormônio ou fator natriurético produzido pelas células musculares do átrio do coração . Esse hormônio é um vasodilatador e relaxa as células mesangiais, aumentando o volume de sangue nos capilares e a área disponível para filtração. As células mesangiais tem outras funções , garante o suporte estrutural ao glomérulo , sintetizam a matriz extracelular , fagocitam e digerem substanciais normais e patológicas
Túbulo contorcido proximal
As células do túbulo proximal tem o citoplasma basal fortemente acidófilo / O citoplasma apical apresenta microvilos , que formam uma orla em escova / Lumens amplos e circundados por capilares sanguíneos;
O glomérulo passa para o túbulo contorcido proximal, no qual começa o processo de absorção e excreção. Esse segmento do nefron absorve a totalidade de glocose e dos aminoácidos contidos no filtrado glomerular e aproximadamente 70 % da agua, bicabornato de cloreto e de sódio. Absorve também os inos de cálcio e fosfato. A glicose aminoácidos e ions absorvidos por transporte ativo , porem a agua acompanha passivamente essas substancias . 
Alça de Henle
Nefron justamedulares: Desempenham um importante papel de estabelecer um gradiente de hipertonicidade no interstício da medula renal, que é base funcional para os rins produzirem urina hipertônica. Os nefrons justamedulares tem alças de Henle muito longas, estendendo-se até a profundidade da medula renal.Por outro lado, os nefrons corticais tem alças de segmento delgado descendente muito curto , sem segmento delgado ascendente. 
A alça de henle participa da retenção de agua , influenciando na concentração da urina.
O segmento delgado descendente da alça de Henle é permeável e o segmento ascendente inteiro é impermeável a agua .
Túbulo contorcido distal
As células são menores, não tem orla de escova e são menos acidófilas 
Obs: A macula densa é sensível ao conteúdo iônico e ao volume de agua no fluido tubular , produzindo moléculas sinalizadoras que promovem a liberação de enzima renina na circulação.
Aparelho justaglomerular 
Tem núcleos esféricos e citoplasma carregado de grânulos de secreção. A secreção desses grânulos participa da regulação da pressão do sangue.
As células justaglomerulares produzem a enzima renina , ela aumenta a pressão arterial e a secreção de aldosterona por intermédio do angiotensinogenio .Atuando sobre o angiotensinogenio, a renina libera a angiotensina I. Uma enzima do plasma a transforma em angiotensinogenio II. Os principais efeitos da angio II é a aumentar a pressão sanguínea e a secreção de aldosterona ( inibe a excreção de sódio pelos rins) pela glândula renal .
Circulação
Interstício Renal
Espaço entre os nefrons e os vasos sanguíneos e linfáticos 
Células intersticiais contém gotículas lipídicas no citoplasma e participam da pridução de prostaglandinas e prostaciclinas 
As células do interstício da cortical renal produzem eritropoctina
Bexigas e vias urinarias
A mucosa é formada por um epitélio de transição e por uma lâmina própria de tecido conjuntivo que varia do frouxo ao denso.

Continue navegando