Buscar

Relatorio da aula pratica1 de corpo humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relatório da aula Pratica1 de corpo humano
Introdução
O desenvolvimento humano é um processo continuo que começa quando o ovócito de uma mulher é fertilizado pelo espermatozóide de um homem. Na fecundação ocorre o processo de encontro dos gametas masculino e feminino no momento que o espermatozóide penetra o ovulo. Quando isso ocorre os nucléolos dessas células haplóides funde-se num só formando a célula diplóide do novo ser vivo, o ovo ou zigoto.
A clivagem na primeira semana consiste em repetidas divisões do zigoto, resultando em um alto aumento na numero de célula. Primeiro o zigoto se duvide em duas células conhecidas como blastômeros, estas então se divide em quatro, oito e assim por diante.
Na segunda semana conhecida como blástula, após sucessivas clivagens, centenas de células da mórula reorganizam- se agregadas e formam uma espécie de bola, com uma cavidade central repleta de liquido, denominada blastocele. Da terceira semana inicia-se o período embrionário que tem seu fim na oitava semana. Nessa fase ocorre a neurulação que é a formação da placa neural, das pregas neurais e no fechamento delas para formar o tubo neural. Da quarta e oitava semana os principais órgãos e sistema do corpo já são formados a partir de três camadas germinativas, no final da oitava semana o embrião possui o aspecto nitidamente humano. Durante esse período como o desenvolvimento dos tecidos ocorrem rapidamente é também o risco de grandes anomalias congênitas, esse risco aumenta com o uso de medicamentos como teratógenos, ou seja, agentes como drogas e vírus. Quinta semana acontece o crescimento da cabeça que é bem maior que o corpo, na sexta semana os membros superiores começam a desenvolver os cotovelos e as placas das mãos, o embrião apresenta movimentos espontâneos como contrações musculares do tronco e dos membros. Sexta semana aparecimento dos raios digitais nos membros inferiores, saco amniótico recobre todo o embrião. No fim dessa semana começa ossificação dos ossos nos membros superiores, na oitava semana dedos dos pés e mãos completamente separados, a cauda já desapareceu, já tem a característica de um bebe porem a cabeça ainda desproporcional do corpo. No nono mês o embrião já este completamente formado com aspecto humano, as células neurais crescem e se multiplicam porem o feto ainda não sobreviveria fora do útero sem ajuda da medicina. Décima semana desenvolvimento das unhas das mãos, um maior crescimento. Décimo primeiro o intestino retornou para o abdômen. Décima segunda semana o crescimento da cabeça é retardado ao final dessa semana, ossificação do crânio e ossos longos, movimentos voluntários, formação da urina com sua excreção sendo feita no liquido amniótico e muitas vezes engolidas pelo feto. Décima terceira a décima sexta semana o feto já abre e fecha os olhos como movimentos lentos, a ossificação já esta completa. Décimo sétimo ao vigésimo, os movimentos já são percebidos pela mãe, desenvolvimento do paladar, o celebro começa a controlar o coração, a pele é coberta por uma matéria gordurosa. Décima primeira a décima quinta fase ganho de peso, a pele esta enrugada, o bebe ouve e reconhece sons maternos com o desenvolvimento do sistema auditivo.
35ª A 40ª SEMANA: fetos com 35 semanas seguram -se com firmeza e o rientam-se 
Na trigésima sexta semana os tamanhos da cabeça e do abdômen são praticamente iguais. Com a aproximação do nascimento o crescimento retarda.
Nesse período em diante o bebe já fica com a cabeça encaixada no colo do útero forçando as contrações e a expulsão do feto.
O sistema nervoso é responsável por coordenar as funções do organismo é responsável também pela percepção entre o meio externo com o organismo. Ele é dividido em sistema nervoso central e periférico, esses dois sistemas são constituídos por diversos órgãos.
Os nervos são responsáveis por conectar os órgãos centrais aos periféricos, os nervos transmitem os impulsos nervosos. O tecido nervoso recebe informações do meio ambiente nos sentidos como: visão, audição, olfato, gosto e tato, e do meio interno como temperatura, essas informações elaboram resposta como sensação de dor, prazer etc. capaz de usar essas informações para usar posteriormente como a memória.
Os mecanoceptores são receptores da pele e responde aos estímulos, o tato é um receptor cutâneo e percebe a pressão e estimulação. Já os receptores de administração lenta são os que levam tempo para ser percebidos,
O nociceptor é um receptor sensorial que envia a sensação de dor.
Sistema tegumentar, terminações nervosas sensitivas que participam da regulação da temperatura corporal, estabelece a comunicação constante com o sistema nervoso.
O sistema olfatório possui células especiais localizadas na cavidade do nariz é responsável por captar as moléculas de aroma e levar para os impulsos nervosos para o celebro.
O gosto da comida é produto da detecção na boca por células especializadas chamadas de receptores, situadas nas papilas gustativas de alguns tipos de moléculas: doce, salgado e amargo, o estimulo recebido pelo receptor é passado como impulso nervoso ao celebro que interpreta os sinais que recebe segundo esses sinais básicos. Os produtos químicos responsáveis por uma grande parte de doce na verdade são inalados e processados pelo ou olfato.
Biografia: http://ltc-ead.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/Aula%203%20Receptores%20Sensoriais.pdf
http://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/desenvolvimento-embrionario-humano

Continue navegando