Buscar

TRABALHO PPP PRONTO

Prévia do material em texto

4
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Educação física
 ADRIANA TERECHTCHUK
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Maravilha
2014
 ADRIANA TERECHTCHUK
 
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Curso Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização do Trabalho Pedagógico; Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico; Psicologia da Educação e da Aprendizagem; Seminário da Prática II.
Prof. Marlizete Cristina Bonafini Steinle, José Adir Lins Machado, Vilze Vidotti Costa, Mari Clair Moro Nascimento, Regina Célia Adamuz, Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa, Reinaldo Benedito Nishikawa.
Maravilha, 2014
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Curso Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização do Trabalho Pedagógico; Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico; Psicologia da Educação e da Aprendizagem; Seminário da Prática II.
Prof. Marlizete Cristina Bonafini Steinle, José Adir Lins Machado, Vilze Vidotti Costa, Mari Clair Moro Nascimento, Regina Célia Adamuz, Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa, Reinaldo Benedito Nishikawa.
Maravilha, 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................6
4 REFERÊNCIAS........................................................................................................7
INTRODUÇÃO
 
 Aprender é uma atividade complexa e frágil que mobiliza a imagem de si mesmo, diante do Projeto Político Pedagógico o mesmo tem por base a organização para desenvolver o processo de aprendizagem com efeito de pais, professores e alunos, tendo como ponto de referência as grandes decisões, regras, direitos e deveres do educando escolar, tendo em vista a necessidade de estabelecer diretrizes mais amplas no processo educacional, com a proposta de defender as linhas de ações, quanto as organizações, aspectos históricos, estratégias e funcionamento da unidade escolar relatando as dimensões pedagógicas, administrativas, financeira, física, bem como as metas e ações estabelecidas no Projeto Político Pedagógico.
2 DESENVOLVIMENTO
 
 O Projeto Político Pedagógico será acompanhado por todos os envolvidos na construção, ficando determinado após discussão com equipe escolar, que a avaliação se dará em especial, a cada bimestre em reunião específica para esse fim. Entendemos que toda essa construção não é definitiva, devendo ser analisado durante o decorrer do ano letivo os pontos positivos e negativos, e após essas análises, as mudanças que fizerem necessárias deverão se dar no coletivo.
 O Projeto busca melhorias da educação, favorece a deterioração da qualidade da nossa pratica docente, define um plano envolvendo toda comunidade. O cronograma previamente elaborado com equipes Administrativas e Pedagógicas atinge um patamar de profunda reflexão dos aspectos positivos e negativos que assolam o processo de ensino e aprendizagem. Demonstra desvantagens sociais e culturais dos alunos, ajudando-os para a evasão e repetência, ponto cruciante na relação família escola e que sejam realmente superados.
 Sentimos a necessidade de oferecer estratégias para integrar toda a comunidade escolar, fortalecendo os laços de amizade, aprendendo com os diferentes, evitando com isso as atitudes impróprias à hora do recreio. Motivar mostrando caminhos é uma alternativa para se resgatar o interesse pelo conhecimento. Dessa maneira, os processos de ensino-aprendizagem devem considerar as características dos educandos em todas as suas dimensões: cognitiva, corporal, efetiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social. Além das práticas esportivas os educandos devem aprender conteúdos procedimentais, ou seja, discutir regras e estratégias apreciá-los criticamente, analisá-los esteticamente, avaliá-los eticamente ressignificar e recriá-los.
 Desde então, sabemos que o processo obtém seus objetivos traçados: motivar valores nos diferentes espaços sociais; proporcionar um processo de aprendizagem permanente que possibilite a construção de novos conhecimentos; incentivar os educadores a manter uma formação continuada; propor trabalhos interdisciplinares, coletivos e de caráter humanista, que unam a ação pedagógica à compreensão do sistema produtivo e da tecnologia; criar condições para que os educadores e educandos reflitam sobre suas práticas cotidianas, resgatando a intencionalidade de suas ações, se empenhando no trabalho desenvolvido e apontando caminhos para a prática pedagógica; formar educandos pesquisadores que busquem fatos relativos à investigação minuciosa e sistemática de um ou vários campos do conhecimento; manter as comunidades educativas atentas às questões sociais, intervindo na realidade
 Assim a motivação dos alunos e seus objetivos não estão em consonância com os desafios que nos rodeia, uma das queixas mais constantes dos professores diz respeito aos distúrbios de conduta e falta de limites. Um dos meios de manter a disciplina em sala de aula é torná-la um espaço de aprender, brincar, trabalhar, para aprender é preciso dar sentido ao que se faz e ao que se aprende. Além disso,responsabilidade da aprendizagem não cabe somente ao professor, é uma função do aluno e da família, através de atividades variadas, reuniões e visitas, os pais participarão do processo de desenvolvimento do aluno.
 A escola, ao trabalhar em consonância com as Diretrizes do Estado, contribuirá para a democratização de suas ações levando o aluno a condições de sujeito de direitos e deveres no processo pedagógico. Toda criança e adolescente tem direito a liberdade, ao respeito, dignidade, educação, acesso a escola pública e entre outros. É proibido qualquer trabalho a menor de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a mesma tem autonomia para desenvolver projetos aos quais são necessários para cada série.
 Neste caso o educando tem a oportunidade de discutir com a equipe administrativa e pedagógica problemas, as dificuldades pessoais, que estejam interferindo no processo de ensino e aprendizagem propondo soluções. Tendo seus direitos também terá seus deveres, o aluno deve respeitar professores, colegas, profissionais da escola, colaborar com a higiene do ambiente escolar, ser pontual ao horário de inicio das aulas, evitar brigas, não namorar dentro da unidade escolar, não praticar o bullying, entre outros. A direção da escola pode tomar a qualquer tempo medidas cabível nos casos de indisciplina.
 A administração integra as áreas de conhecimento de forma a garantir uma ação conjunta e multidisciplinar, trabalho coletivo, reunião com os pais, mais dinâmica, com palestras e vídeos a fins de esclarecer a proposta da escola. Integração de aulas de leitura, informática e projetos de recuperação e reforço, realiza reuniões pedagógicas para discutir o Projeto Político Pedagógico e assuntos que necessitam de maior atendimento, propiciam uma escola de qualidade com a participação coletiva de todos.
 O ato de avaliar por sua constituição mesma, não se destina a um 
 julgamento definitivo sobre alguma coisa, pessoa ou situação, pois quenão é um 
 ato seletivo.A avaliação se destina ao diagnóstico e, por isso mesmo, à inclusão 
 destina-se a melhoria do ciclo de vida. “Deste modo, por si é um ato amoroso”. 
 LUCKESI (1996: 180).
 A educação é um processo contínuo, permanente, formal e informal, através do qual o educando incorpora regras e valores da sociedade na qual envolve os educadores de maneira ativa nos processos de ensino/aprendizagem e incentiva-os a ter uma responsabilidade pessoal e coletiva.
 A escola deve ser crítica, reflexiva e possibilitar a toda comunidade um Projeto Político Pedagógico consolidado pela colaboração mútua e o exercício da construção coletiva desencadeando experiências inovadoras que estão acontecendo na escola, implicando em um local alegre, comunicativo, dinâmico, vivendo bem onde se exercite as relações de democracia e troca de saberes, crê espaço de convivência de forma harmoniosa, responsável e critica, educar para a solidariedade, formação do ser, inclusão social e paz, educar para o conhecimento priorizando a formação social.
3 CONSIDERAÇÃOES FINAIS
 Consideramos que o estudo do Projeto Político Pedagógico define a importância no processo de modificação como fazer, o refazer avaliando cada momento histórico. Portanto busca uma nova organização para a escola, faz-se necessária mobilização, capacitação e comprometimento em todos os segmentos da comunidade escolar; educadores, pais, alunos, funcionário e equipe pedagógica envolvida, e atuante na construção do processo que vai além dos murros da escola.
 Concluímos também que devemos ter o projeto como planejamento revestido de flexibilidade e de dinamismo, pois a escola é uma instituição viva, onde exerce rumos diferentes, que muita das vezes deverá ser seguida, ainda que não constem do programa e que, a cada ano, as metas deverão ter o seu alcance analisado. Esses novos rumos são decididos a partir do diagnostico permanente.
4 REFERÊNCIAS
PROPOSTA CURRICULAR- Temas multidisciplinares- SED. Santa Catarina,1998
LUCKESI,(1996:180)
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - Brasília, 1998.
POJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)- Escola de Educação Básica Professor Hermínio Heusi da Silva. 2014.

Continue navegando

Outros materiais