Buscar

Condições para a mudança do comportamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Condições para a mudança do comportamento
Para Bowen a mudança começa no entendimento e não somente no comportamento. Ele acredita que para acontecer esse entendimento o individuo precisa estar em uma atmosfera calma e tranquila. Os terapeutas bowenianos costumam reduzir a reatividade emocional, ou seja, evitam o conflito emocional mantendo uma baixa ansiedade.
Bowen difere da maior parte dos terapeutas de família, pois acredita que a mudança significativa não exige a presença de toda a família. Seu trabalho baseia-se na ideia de que os indivíduos bem motivados são mais capazes de mudar do que os grupos familiares maiores. O processo terapêutico é um ciclo que o indivíduo diferencia um self, é o que transforma o sistema familiar, que por sua vez leva o indivíduo a sua transformação. 
A terapia pode não exigir a presença de toda a família, mas requer a consciência de toda a família. Esse processo se faz necessário pelo fato de que a família permanece dentro do individuo, para onde for carregará a carga emocional não resolvida com a família de origem. Quando aprendemos a nos relacionar com a família durante a infância, aprendemos a nos relacionar como crianças. A maioria de nós deixa a casa e mesmo assim continua a reagir de modo infantil com os nossos pais. Retornar a família quando adultos, nos permite compreender e modificar velhos hábitos.
O programa de tratamento de Bowen baseia-se mais na teoria, do que em técnicas. 
Os bowenianos insistem que é importante não se preocupar com técnicas específicas, não ir em busca de soluções mágicas. Mas se houver necessidade de uma técnica, os bowenianos costumam utilizar perguntas a fim de ajudar os clientes a pensar sobre seus dilemas.
No caso da terapia familiar com casal o terapeuta une-se ao casal formando o triângulo terapêutico. O terapeuta se esforça para permanecer neutro e objetivo. É por meio de perguntas que o terapeuta provoca a reatividade emocional e estabelece contato com a racionalidade dos membros da família. 
Quando os cônjuges conversam, o terapeuta se concentra no processo de sua interação, e não nos detalhes em discussão. E assim, o objetivo do terapeuta é ajudar cada cônjuge a definir uma posição como self diferenciado, ou seja, a definirem-se um para o outro. 
E por fim, quando o casal aprende a teoria dos sistemas, eles são enviados para as famílias de origem, para finalmente conquistarem o processo de diferenciação.

Outros materiais