Buscar

Resenha crítica da mesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha crítica da mesa-redonda Campanha da Fraternidade Ecumência 2016 “Tema: Terra, a casa comum: Nossa responsabilidade”, para a disciplina de Saneamento Básico І 
Nome: Jéssica Vanessa Guerra Martinelli 
A palestra da mesa-redonda “Tema: Terra, a casa comum: Nossa responsabilidade” foi realizada em 07 de março de 2016, no UNISAL unidade Americana. Realizada pelos palestrantes: Padre Antonio José Pajola – Coordenador da Pastoral da Universidade, Rubens Filho - Instituto Trata Brasil, Prof. Dra. Brígida Queiroz – Coordenadora de Engenharia Ambiental e Núcleo de sustentabilidade, Eraldo Camargo – Secretário de Meio Ambiente de Americana. 
Com o assunto voltado para o Saneamento Básico do Brasil, focando para o da região de Americana. O Saneamento Básico é o recurso que se utiliza para preservar e transformar as condições do meio ambiente em uma região com o intuito de melhorar a saúde e prevenir doenças de seus habitantes. Por lei no Brasil o saneamento básico é um direito que tem como serviços o abastecimento de água, esgoto sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais. É essencial ter o saneamento básico adequado, os serviços de saneamento trazem qualidade de vida das pessoas, principalmente a saúde infantil tendo redução na mortalidade, melhoria no turismo, despoluição dos rios e preservação de recursos hídricos, entre outros. 
Na fala do Padre Antonio, falou de sua experiência por 12 anos fora do país, nela ele acompanhou de perto como diante de alguns desastres ambiental ocorridos em países europeus tem facilidade de se recuperar do ocorrido. E como a tecnologia dos países europeus é mais avançada, que estão sempre buscando melhorar, enquanto o Brasil sempre esta igual ou pior. Como se precisa com urgência de melhoras no Brasil, começando principalmente pela a Educação. 
Na fala do Rubens do Instituto Trata Brasil, podemos ter informações melhores de como é o saneamento básico no Brasil. Apenas em 2007 houve a primeira lei sobre saneamento básico no Brasil e ainda sim não são todos que tem acesso aos recursos do saneamento básico. Segundo informações do Instituto Trata Brasil, 35 milhões de brasileiros não tem acesso ao abastecimento de água tratada, 37% da água do Brasil é perdido por causa de ligações clandestinas, vazamentos, roubos, medições incorretas ou falta de medições, 100 milhões acesso de coleta de esgoto, mesmo tento coleta disponível nas 100 maiores cidades do país, há despejo de esgoto irregular, apenas 40% do esgoto do Brasil é tratado. Na região de Americana, Sumaré é a cidade que está em com a pior situação, tento apenas 13% no esgoto tratado, 60,14% de perdas de água, 53% de água tratada. 
A poluição dos rios é muito grande, e com isso temos apenas prejuízos, principalmente em épocas de seca. Em épocas de seca os rios seriam ideais para o abastecimento da população e não podendo usar desse recurso acabamos buscando água em lugares mais distantes e tento gastos muito maiores. Todos esses problemas de saneamento trazem sérios problemas para a saúde. O tratamento de saneamento básico é ruim em todo o Brasil e precisa com urgência de melhorias. 
Na fala do Secretario do Meio Ambiente Eraldo, disse que embora a prefeitura esteja trabalhando em melhoras, quem determina o que se faz na cidade é a população por meio de cobrança. A prefeitura trata o problema de perda de água como o mais importância, tento assim uma atenção maior em resolver esse problema com mais rapidez.
Na fala da Coordenadora de Engenharia Ambiental Brígida, podemos ter informações melhores da real situação de Americana. Através de analises que são feitas desde 2011 pelas turmas de Engenharia Ambiental nos córregos de Americana e no Ribeirão Quilombo, os resultados obtidos mostram que o nível de poluição é grave, assim o oxigênio da água é extremamente baixa, impossibilitando que haja vida aquática. A um grande numero por toda a região de esgoto a céu aberto, que é extremamente grave para a saúde de todos e nós limita de usar os recursos que poderíamos se não houve a poluição desses rios. A coordenadora Brígida acredita que todos nós temos que colaborar para que se tenham melhorias no meio ambiente, que o planeta é nossa casa, e a responsabilidade de cuidar dele são de todos. Precisamos ter a consciência em nossas atitudes e cobrar de responsáveis as melhorias que temos direitos. 
Com bases nas falas, podemos concluir que o saneamento básico no Brasil que tento feito apenas em 2007 uma lei sobre o saneamento básico se tardou muito para que se desse a atenção que é necessária desde sempre, e que mesmo hoje não se tem a atenção que é extremamente necessária. Os dados do Brasil todo em relação ao abastecimento de água tratada, que se tem um número muito grande de pessoas que não tem acesso a esse serviço básico, o volume de perda de água por ano dos sistemas de distribuição poderia encher 6 sistemas de Cantareira, como o sistema de tratamento de esgoto é ruim, e as obras que tem sido realizada estando em situações inadequadas, o esgoto sendo despejado no meio ambiente de forma inadequada, trazendo poluição graves que nos limitam a usar os recursos quando necessário. 
É de extrema preocupação ver que os investimentos nessa área sejam tão lendo e não é visto por toda a sociedade com a preocupação necessária. A contribuição de toda população é o principal para as melhorias, em pesquisas feitas perguntando se pagaria para ter saneamento básico ou saúde, se escolheria saúde, com a falta do saneamento básica a saúde de todos esta comprometida, chega a levar um numero considerável para hospitais por diarreia. O problema de despejo de esgoto inadequado atinge tanto ricos quanto pobres. Com a forte crise hídrica que tivemos em 2014-2015, o fato de não poder usar os muitos rios que temos por estarem poluídos prejudicou a todos. 
O Governo Federal, já destinou recursos da ordem de R$70 Bilhões para obras voltadas ao saneamento básico. Com investimentos e total colaboração das autoridades responsáveis e população, há como se ter uma universalização ao acesso dos 4 serviços de saneamento básico (água, esgoto, resíduos e drenagem) trazendo grandes melhoras para qualidade de vida de todos.
Bibliografia 
Trata Brasil, Situação Saneamento no Brasil <http://www.tratabrasil.org.br/saneamento-no-brasil > acessado em 20 de março de 2016 
Wikipédia, Crise hidráulica no estado de São Paulo em 2014-2015, <https://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_h%C3%ADdrica_no_estado_de_S%C3%A3o_Paulo_em_2014%E2%80%932015> acessado em 20 de março de 2016 
Trata Brasil, O que é saneamento?, <http://www.tratabrasil.org.br/o-que-e-saneamento> acessado em 20 de março de 2016

Outros materiais