Buscar

DIREITOS HUMANOS aula1.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCJ0058_EX_A1_201402173881_V2 
	01/03/2018 07:14:08 (Finalizada)
	Aluno(a): GILVANTONIA BISPO DOS SANTOS
	2018.1
	Disciplina: CCJ0058 - DIREITOS HUMANOS 
	201402173881
	 
	Ref.: 201402333833
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Na análise das fases de evolução dos direitos fundamentais, assinale a resposta correta
		
	 
	Com base na negação do absolutismo, o constitucionalismo liberal fixa uma concepção jurídica de Estado mínimo que rejeita os privilégios estamentais do Estado absolutista.
	
	O pacto de consentimento de John Locke deve ser associado ao paradigma do Estado Social
	
	A fase de afirmação dos direitos naturais corresponde à polis grega e à concepção medieval de Estado
	
	A primazia do social sobre o individual e prevalência do Estado interventor sobre o Estado absenteísta são características do Estado Liberal de Direito
	
	A estatalidade negativa e mínima é característica do absolutismo monárquico
	
	 
	Ref.: 201402825533
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A qual pensador devemos a ideia de que ¿os direitos do homem são a base de legitimação do exercício do poder político e da formação do Estado¿?
		
	
	Montesquieu.
	
	Maquiavel.
	
	Rousseau.
	 
	Thomas Hobbes.
	
	John Locke.
	
	 
	Ref.: 201402825555
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção que melhor define a universalidade como característica dos direitos fundamentais:
		
	 
	A universalidade dos direitos fundamentais assegura a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, a titularidade desses direitos.
	
	A universalidade dos direitos fundamentais refere-se ao fato dos direitos fundamentais não poderem ser objeto de renuncia, podendo, apenas deixarem de ser exercidos voluntariamente.
	
	A universalidade dos direitos fundamentais gera a obrigação dos Poderes Constituídos de garantir efetivamente o conteúdo dos direitos fundamentais.
	
	A universalidade caracteriza-se pelo fato do exercício dos direitos fundamentais nunca deixar de ser exigível, isto é, os direitos fundamentais não se perdem pelo decurso do tempo.
	
	A universalidade dos direitos fundamentais está relacionada à unidade da Constituição, que fixa a necessidade do interprete harmonizar as normas constitucionais de direitos fundamentais que se encontram em conflito.
	
	 
	Ref.: 201402330432
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Acerca da terminologia envolvendo os conceitos de direitos do homem, direitos humanos e direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que pela constitucionalização em um determinado Estado são transformados:
		
	
	direitos naturais em direitos do homem
	 
	direitos do homem em direitos fundamentais
	
	direitos fundamentais em direitos do homem
	
	direitos fundamentais em direitos das gentes
	
	direitos humanos em direitos do homem
	
	 
	Ref.: 201402825561
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a doutrina dominante podemos citar como características dos direitos fundamentais, além de outras que possivelmente poderão ser exploradas neste artigo: universalidade, indivisibilidade, imprescritibilidade, complementaridade, individualidade, inviolabilidade, indisponibilidade, inalienabilidade, historicidade, irrenunciabilidade, entre outras. Qual o sentido da universalidade como característica dos direitos humanos?
		
	
	os direitos fundamentais estão vinculados uns aos outros, não podendo ser vistos como elementos isolados, mas sim como um todo, um bloco que apresenta interpenetrações; as várias previsões constitucionais, apesar de autônomas, possuem diversas intersecções para atingirem suas principais finalidades. No intuito de exemplificarmos a característica relacionada neste comando, podemos dizer que a liberdade de locomoção está relacionada à garantia do habeas corpus e ao devido processo legal.
	
	os direitos humanos compõem um único conjunto de direitos, uma vez que não podem ser analisados de maneira isolada, separada. Afirma-se que o desrespeito a um deles constitui a violação de todos ao mesmo tempo, ou seja, caso seja descumprido seria com relação a todos.
	 
	os direitos e garantias fundamentais vinculam-se ao princípio da liberdade, conduzido pela dignidade da pessoa humana, os mesmos devem possuir como sujeito ativo, todos os indivíduos, independente da raça, credo, nacionalidade, convicção política, a coletividade jurídica em geral, podendo pleiteá-los em qualquer foro nacional ou internacional, conforme devidamente expresso no parágrafo 5 na Declaração e Programa de Ação de Viena de 1993.
	
	os direitos fundamentais não se perdem com o tempo, não prescrevem, uma vez que são sempre exercíveis e exercidos, não sendo perdidos pela falta de uso (prescrição); tal regra não é absoluta, existindo direitos que, eventualmente podem ser atingidos pela prescrição, como é o caso da propriedade, que não sendo exercida, poderá ser atingida pela usucapião.
	
	com a evolução da proteção nacional e internacional dos direitos fundamentais, após as grandes guerras e revoluções, afirma-se que hodiernamente os mecanismos para assegurar a inviolabilidade dos direitos e garantias fundamentais passaram a ter abrangência regional e mundial. Por meio de tal característica, a pessoa poderá optar por qual âmbito de proteção deseja para assegurar a inviolabilidade do seu direito fundamental, o global ou regional.
	
	 
	Ref.: 201402334049
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre as características dos direitos fundamentais, assinale a opção correta:
		
	 
	A complementaridade significa que o intérprete deve analisar os direitos fundamentais de forma sistêmica a partir do princípio da unidade da Constituição
	
	A irrenunciabilidade significa que os direitos fundamentais não se perdem pelo decurso do tempo sem que eles sejam exercidos
	
	A historicidade projeta a ideia de que os direitos fundamentais são consagrados a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, raça, sexo, convicção política, inclinação filosófica ou credo
	
	Pela universalidade conclui-se que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados
	
	A imprescritibilidade significa que os direitos fundamentais são inegociáveis.
	
	 
	Ref.: 201402825560
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados. Nem mesmo o direito a vida é absoluto quando confrontado com a pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5°, inciso XLVII, alínea a, da CRFB/88) . Assim, o enunciado é verdadeiro em razão da
		
	 
	Relatividade como característica dos direitos fundamentais.
	
	Inalienabilidade como característica dos direitos fundamentais.
	
	Efetividade como característica dos direitos fundamentais.
	
	Irrenunciabilidade como característica dos direitos fundamentais.
	
	Complementaridade como característica dos direitos fundamentais.
	
	 
	Ref.: 201402333832
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao perfil de evolução dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O estado absoluto apresenta-se como um verdadeiro estado antileviatã vinculado à ideia de separação de poderes e de proteção de direitos fundamentais acima das próprias razões de Estado
	
	Na visão de Locke, as leis do Estado por mais injustas que fossem deveriam ser cumpridas e respeitadas porque melhores que o caos do estado de natureza.
	 
	O paradigma contratual de John Locke,centrado no elemento humano, serviu de base para convalidar o modelo liberal de Estado.
	
	O liberalismo político (Estado liberal) visa a legitimação do poder absoluto do Estado
	
	O conceito de direitos fundamentais se cristaliza com a positivação dos direitos naturais na Declaração Universal dos Direitos do Homem, enquanto que o conceito de direitos humanos se perfaz com a positivação dos direitos naturais em uma Constituição de um determinado Estado nacional

Outros materiais