Buscar

AVALIANDO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201101887661)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A tuberculose pulmonar é uma das poucas patologias que acometem com mais frequência o lobo superior dos pulmões e por isso não gera muita preocupação com a utilização de técnicas de reexpansão pulmonar, pois fisiologicamente os alvéolos apicais são mais distendidos. Dessa forma, o foco da terapia respiratória deverá ser a desobstrução, preferencialmente através da utilização do (a):
		
	 
	OOAF
	
	Respiron
	
	Reanimador de Müller
	
	VIP
	
	Tri Ball
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201101224809)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em todos os níveis de pressão arterial consideramos o paciente hipertenso quando essas medidas são encontradas mais de uma vez, exceto:
		
	
	150x89mmHg
	
	200x110mmg
	 
	139x 89mmHg
	
	140x90mmhg
	
	Todas estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201101931401)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente de 72 anos, tabagista crônico, foi encaminhado ao Hospital apresentando quadro de dispneia aos mínimos esforços, T 37,3º C, FR 32 rpm, FC 105 bpm, PA 90/60 mmHg, cianose central, tosse úmida produtiva com expectoração mucopurulenta, uso de musculatura acessória e tiragem supraclavicular. Assinale a alternativa correta.
		
	 
	A tiragem pode ser considerada um sinal de insuficiência respiratória aguda e geralmente está presente em casos de obstrução brônquica.
	
	Classificam-se os sinais vitais como hipertermia, taquipneia, taquicardia e hipotensão arterial;
	
	Denomina-se cianose a coloração azulada da pele e/ ou mucosas provocada pelo aumento na quantidade absoluta de hemoglobina insaturada na rede capilar periférica. A cianose do tipo central é decorrente da vasoconstrição e pode ocorrer durante a exposição ao frio e/ou redistribuição do fluxo sanguíneo nas extremidades.
	
	A avaliação da secreção expectorada não pode auxiliar no diagnóstico e gravidade da doença, devendo determinar a cor, consistência, quantidade e odor da mesma.
	
	Dispneia é o termo usado para designar a sensação de dificuldade respiratória (falta de ar) e pode ser classificada como: aos grandes esforços (atividade física acima do habitual), aos médios esforços (atividades de rotina como tomar banho) e aos pequenos esforços (aparece ao repouso).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201101224819)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma ausculta pulmonar em um paciente foi encontrado sibilos expiratórios. Essa ausculta é um sinal específico da seguinte alteração:
		
	
	Atelectasia + pneumonia lobar.
	
	Atelectasia.
	
	Secreção brônquica.
	
	Derrame pleural.
	 
	Broncoespasmo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201102011822)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Joao tem 63 anos e está internado há duas semanas para investigação de lombalgia. Iniciou, nos últimos três dias, quadro de febre (38 graus celsius) e tosse com expectoração purulenta de grande volume. Os exames revelam infiltrado na base do pulmão direito, leucocitose e pesquisa de bacilo alcool-acido resistente negativa. A hipótese diagnostica para Joao e:
		
	
	Tuberculose pulmonar.
	
	Bronquiolos obliterantes.
	 
	Pneumonia nosocomial.
	
	Empiema pleural.
	
	Derrame pleural.

Outros materiais