Buscar

Correção casos 1 ao 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Art. 12, §4 – I sentença judicial (aplicável ao brasileiro naturalizado) – ação rescisória.
II- decreto (aplicável ao nato quanto naturalizado) – Ministro da justiça – so com a revogação do decreto, reaquisição.
1- A assertiva esta errada, todo e qualquer tratado internacional deve ser celebrado por escrito. Não existe tratado verbal. O tratado é considerado fonte do direito internacional. Art. 38, I do Estatuto da Corte Internacional de Justiça. A tendência do DI é gradativamente transformar as fontes não escritas (costumes internacionais e princípios gerais do direito) em direito positivo. Ex. asilo politico que na América Latina era uma norma consuetudinária que posteriormente foi positivada em duas convenções ambas de 1954 concluídas em Caracas.
2- A republica liliputiana deve obediência aos costumes internacionais se os estado sucedido tiver formado o costume internacional através de seus elementos quais sejam o material (objetivo ou precedente) que consiste na reiteração de atos comissivos ou omissivos e o elemento psicológico (subjetivo ou opinio juris sive necessitatis), traduzido na convicção de que aqueles atos são obrigatórios para os estados. Cabe a esse novo estado constitucional objetar o costume internacional para não vincula-lo. Por outro lado se o estado anterior não tiver concordado com o costume não irá vincular o novo estado.
3- considerando o território de Benguela.....errado, no caso de desmembramento de um estado o principio aplicável é o da repartição ponderada da divida, sendo plenamente possível o acordo entre os estados a cerca da forma especifica como se dará a divisão.
O litigio se da entre Portugal e Índia.....a) Costume internacional. b) O costume internacional é fonte do direito internacional art. 38, II do Estatuto da Corte Internacional de Justiça. Trata-se de norma formada pela prática reiterada aceita como sendo o direito. c) O elemento material (pratica reiterada) e o elemento subjetivo (a crença de que aqueles atos obrigam os estados).
Analise o texto ao lado Diretos Humanos....a questão é polemica. A corrente clássica não considera o individuo sujeito de direito internacional para tal linha de pensamento apenas os estados e as organizações internacionais podem ser sujeitos de Direitos Internacional para adquirir direitos e contrair obrigações na sociedade internacional. Por outro lado existe um posicionamento de vanguarda que também inclui o individuo como sujeito de DI isto se da porque atualmente o individuo tem acesso direto a algumas cortes internacionais, como por exemplo, a corte europeia de diretos humanos e o tribunal penal internacional. outro argumento é o fato de que a sociedade internacional é aberta porque admite que qualquer um faça parte dela.
Objetiva: D
4- Pela regra do art. 5, LI da CF por se tratar de crime praticado antes da naturalização o ex dirigente deverá ser extraditado. O fato de possuir família brasileira não impedirá a extradição conforme Súmula 421 do STF.
5- Todo tratado é expressão da soberania do estado o consentimento das partes é uma condição de validade do tratado havendo consentimento firma-se o tratado e a partir disso faz-se lei entre as partes, insto é, Pacta Sunt Servanda (art. 26 da Convenção de Viena de 1969). O decreto legislativo 23/1973 que incorpora o tratado para o aproveitamento hidroelétrico dos recursos hídricos do rio Paraná em seu art. VII, § 1º dispõe que as instalações e as obras realizadas não conferirão a nenhuma das partes direito de propriedade ou de jurisdição sobre qualquer parte do território da outra parte.
6- A afirmativa está incorreta. Todo tratado deve observar o iter procedimental especifico para a sua internalização no caso brasileiro são etapas do tratado: 1- negociação, 2- assinatura, 3- aprovação do congresso nacional, 4- ratificação, 5- promulgação e 6- publicação. Quanto a isso adotamos a teoria dualista moderada.
7- A afirmativa está incorreta. O Green Peace é uma organização não governamental de caráter internacional que não é considerada sujeito de DI, ou seja, não possui personalidade jurídica de Direito Internacional. 
8- A afirmativa está correta. O conselho de segurança da ONU é o responsável por adotar recomendações ou medidas para restabelecer a paz e a segurança internacionais de acordo com o art. 39 da Carta da ONU. O concelho também poderá adotar ações que julgar necessárias como por exemplo o uso da força militar art. 42 da Carta da ONU. 
Prova – Direto dos tratados, sujeitos de direito internacional, fontes do direito internacional, monismo e dualismo, nacionalidade.

Continue navegando