Buscar

ORÇAMENTO EMPRESARIAL trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Aula 01:
Apresentação, relação com relatórios obrigatórios, orçamento público deixa evidente (USP e Ribeirão Preto)
Acrescentar para 2017 a controladoria dos municípios, TCE como faz isso e usar essa estrutura para pensar em modelo de orçamento empresarial (já que esse traz participação popular, transparência e fiscalização da sociedade civil)
Aula 02:
Exercício de pensar demandas e receitas em diferentes tipos de empresas, 
Aula 03:
Drivers de receita
Texto Deloitte, e tirar vantagens, desvantagens, princípios da administração
Contabilidade gerencial e fiscal, usuários das informações, ligação do planejamento estratégico
SIMULAÇÃO DE EXPERIÊCIAS 
Vivência do exercício de orçamento
Como se sentiram? Expostos?
As despesas que não são fixas são as maiores e não foram colocadas no orçamento?
Ligação do orçamento com planejamento estratégico
Buscar cada etapa de que maneira interfere no orçamento em quais planos
Caso da Cocamar
Diferenças setoriais
Diferença entre PROJEÇÃO DE DEMANDA e PROJEÇÃO DE RECEITAS
Drivers de Receitas
O Mercado
A Economia
Comportamento dos Competidores
Idade dos produtos/serviços
Esforços de Marketing
Capacidade
Resumo:
A crescente competitividade e mudanças do mercado em que as empresas estão atuando, despertam a necessidade destas empresas utilizarem ferramentas para auxiliarem os gestores nas tomadas de decisões quanto aos seus planos e objetivos futuros. Esta ferramenta se chama orçamento empresarial, e que devido a uma economia pouco estável, com elevadas taxas de inflação e desvalorização monetária, que o país atravessava, transformava qualquer tipo planejamento a longo prazo, em um jogo de incertezas. Atualmente, com uma economia mais estável, o orçamento empresarial se torna um poderoso instrumento que permite a empresa traçar com segurança diretrizes para futuro, planejar cenários, calcular reposição de estoques, toda sua estrutura de capital, como geração de caixa, investimentos, transparência em distribuição de dividendos e outras necessidades da empresa. De maior importância, é forma como o orçamento empresarial traz clareza na aplicação de recursos a necessidade da empresa, e sua capacidade de minimizar os riscos e incertezas de seu mercado de atuação. Este artigo procura conceituar orçamento empresarial e as vantagens que proporciona as empresas quanto a suas necessidades e seu mercado.
Palavras – Chave: Orçamento, Empresa, Planejamento, Orçamento Empresarial, Orçamento de Caixa.
Introdução
Diante do cenário competitivo onde esta inserida a empresa, os profissionais devem estar constantemente reciclados, a fim de poder acompanhar, a veloz evolução do mercado. Esta profissionalização será ponto determinante para o futuro das empresas continuarem com seu objetivo de serem lucrativas. E para que sejam competitivas e tenham lucro, deve se estabelecer os meios ou planos para o alcance deste objetivo. A importância da profissionalização neste meio, se trata da correta utilização de ferramentas como o orçamento empresarial.
Apesar das pequenas empresas utilizarem pouco esta ferramenta de gestão empresarial, vê-se que o instrumento é aplicável em pequenas e grandes organizações, ou seja, sua aplicação independe do tamanho e do porte da empresa, desde que todas tenham ciência da sua meta maior que é ter lucro.
Uma empresa pode como meta produzir com qualidade, ou oferecer um ótimo atendimento, e ter uma maior participação no mercado, isto torna a empresa competitiva, mais não garante sua lucratividade.
E é pensando em lucro que se vê a necessidade de um eficiente planejamento financeiro, que de um suporte para decisões de toda estrutura de capital da empresa, tanto para o presente como futuro. Assim este artigo objetiva mostrar como o orçamento pode dar este suporte, e como as particularidades dessas empresas podem interferir no desenvolvimento do orçamento.
1 Origens do orçamento
Para um melhor entendimento de um o orçamento empresarial, é importante conhecer algumas definições de seu surgimento.
Segundo FREZATTI (2000, p.30), o orçamento surge como seqüência à montagem do plano estratégico, permitindo focar de forma simplificada as suas ações mais importantes. Sendo assim, caso tal plano seja elaborado adequadamente, o orçamento terá grandes oportunidades de se manter coerente e consistente.
2 Conceitos de orçamento empresarial
A seguir são descritos conceitos para que se possa compreender como o orçamento empresarial pode ser considerado uma forte ferramenta de planejamento e gestão empresarial em uma organização.
Segundo FREZATTI (2000, p.37), "controle orçamentário é a forma de realimentar o sistema de planejamento, dependendo do seu grau de sofisticação deste último, ele pode ser estruturado de maneira flexível

Outros materiais