Buscar

Resenha Critica - Portfólio - 5 Semestre - UNOPAR- A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE RESENHA CRITICA DO ARTIGO 
Esta é uma resenha do texto “A importância do planejamento das aulas para a organização do trabalho do professor em sua pratica docente” escrito por Patrícia Pereira Penka l de Castro, Cristiane Costa Tucunduva e Elaine Mandelli Arnse, publicado pela revista científica de educação Athena. 
O texto está dividido em tópicos e esses tópicos têm suas subdivisões que organizam o texto para uma melhor compreensão, é um texto curto, porém, de grande importância para o trabalho docente. 
Primeiramente é abordado o tema ”a história do planejamento”, que passou a ser bem definido no século passado, com a revolução comunista e que após a 2ª guerra mundial passou a ser usado para resolver questões mais complexas na sociedade, mostrando que o ato de planejar a muito tempo vem sendo usado para alcançar melhores objetivos. O planejamento na educação herdou muitos aspectos do capitalismo e no Brasil seguiu o regime autocrático, criando assim muita resistência pela parte de alguns educadores em adotá-lo, pois o planejamento deveria seguir um regime político limitando o trabalho do professor. 
O planejamento seguiu sendo adotado de forma precária e sem desempenhar o seu objetivo principal até ser reconhecido no campo escolar como uma importante ferramenta para organizar e subsidiar o trabalho do professor. 
Depois, fala-se sobre a importância do ato de planejar e de como este planejamento, deve ser uma organização das ideias e informações, para que se possa melhor entende-las. Explica os conceitos de: planejamento, plano nacional de educação, plano de curso, plano de aula, plano de ensino e projeto político pedagógico conceitos esses que muitas vezes se confundem. É muito importante manter as claras as diferenças desses conceitos e o texto deixa isso bem claro. 
Os conceitos apresentados mostram ao professor sua importância, funcionalidade e a relação íntima entre eles. 
Ressalta-se que: O planejamento é uma espécie de garantia dos resultados. (Schimdt, p.101). 
 
Segue-se apresentando as consequências da negligencia do professor em planejar suas aulas e afirma que a experiência profissional não substitui o planejamento. 
Um bom planejamento parte do conhecimento da realidade e necessidade dos alunos. Devemos nos preocupar em aperfeiçoar o ato político-social do planejamento utilizando este para formar bons cidadãos, capazes de realizar suas próprias escolhas. No entanto todos os aspectos do planejamento são de suma importância. 
Segue- se apresentando etapas do planejamento que são: objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação. 
 
E a partir do momento que o professor toma ciência dessas etapas ele está apto a construir e utilizar um planejamento adequadamente. 
 
Não existe um único modelo de planejamento e sim vários esquemas e modelos. Também não existe um modelo melhor do que o outro cabe ao professor escolher aquele que atenda as suas necessidades bem como as de seus alunos, que seja funcional e que de bons resultados. (Mengele e Santanna, 2001, p. 46) 
CONCLUSÃO
 
Podemos observar através do texto “A importância do planejamento das aulas para a organização do trabalho do professor em sua pratica docente”, a importância e aplicabilidade do planejamento escolar sendo um texto bem instrutivo é recomendável aos profissionais da área da educação como uma forma de avaliação do seu trabalho docente e para aqueles que estão iniciando sua vida docente, serve como um norteador de suas ações. 
Percebemos também, que planejamento tem suma importância para o trabalho docente e é necessário para que o professor a partir do conhecimento dos alunos possa antecipar suas ações e tentar achar o melhor caminho para o aprendizado.

Continue navegando