Buscar

AAtividade Avaliativa Questionario Comp Organ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO
	Curso
	CST em Gestão de Recursos Humanos
	Período Letivo
	2011/1
	Semestre
	1º Sem
	Disciplina
	Comportamento Organizacional
	Nome Tutor Presencial
	 Athos Cesar Pinheiros filho 
	Nome Professor EAD
	Ma. Ericson Borges
	Nome Aluno(a): 
	 Danilo Nogueira Jardim 
	RA: 
	306139 
	ORIENTAÇÕES
	Leia as questões abaixo e responda individualmente.
Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (doc), contendo:
Seu nome e seu RA
Nome do tutor presencial
Nome da disciplina
Nome do professor EAD
Conteúdo das respostas das questões 
Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no Moodle
Prazo de Entrega/postagem no Moodle - 11 de abril de 2011 à 01 de maio de 2011
Lembrem-se!
Esta questão deve ser respondida individualmente e você deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, no período de 11 de abril de 2011 à 01 de maio de 2011, impreterivelmente.
A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio).
Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (hum) ponto, ou seja, a atividade valerá de 0,0 (zero) à 1,0 (hum) ponto, e a data final para entrega delas será informado no ambiente virtual.
	Atividade Avaliativa Questionário 
Questões Dissertativas 
	 TEMA 1: Página 65, questão 7.
Sobre a Pedagogia Revolucionária de Paulo Freire, aponte seus principais conceitos e críticas
e qual a contribuição dessa teoria para o Comportamento Organizacional?
Resposta: As contribuições de Paulo Freire levam o educador à consciência de si enquanto ser histórico que continuamente se educa num movimento dialético no mundo que o cerca. Não é, pois, por acaso que as idéias freireanas se articulam com os interesses na formação do educador, pois, não se perde de vista o caráter histórico do homem associado sempre à prática social.
Conceito de Teoria e Prática.
Com efeito, ao enfatizar o caráter contemplativo da teoria, Paulo Freire garante a inserção do homem na realidade. Ele deixa claro que teoria é sempre a reflexão que se faz do contexto concreto, isto é, deve-se partir sempre de experiências do homem com a realidade na qual está inserido, cumprindo também a função de analisar e refletir essa realidade, no sentido de apropriar-se de um caráter crítico sobre ela. Esse caráter de transformação tem uma razão de ser, pois provém antes de tudo, da sua vivência pessoal e íntima numa realidade contrastante e opressora, influenciando fortemente todas as suas idéias. Compreende-se então, que teoria para Freire não será identificada se não houver um caráter transformador, pois só assim estará cumprindo sua função de reflexão sobre a realidade concreta.
Educação Problematizadora x Educação Bancária
Para ele, educação é um encontro entre interlocutores, que procuram no ato de conhecer a significação da realidade e na práxis o poder da transformação. Entende-se por pedagogia em Freire, a ação que pode e deve ser muito mais que um processo de treinamento ou domesticação; um processo que nasce da observação e da reflexão e culmina na ação transformadora.
Na ação educativa libertadora, existe uma relação de troca horizontal entre educador e educando exigindo-se nesta troca, atitude de transformação da realidade conhecida. É por isso,...	
	
 TEMA 2: Página 70, questão 7
O aumento na expectativa de vida, o aumento nas tendências de consumo e na qualidade da informação e do conhecimento, o desenvolvimento das tecnologias de saúde, e a diminuição da natalidade, estão criando uma sociedade que vive mais e envelhece progressivamente. Diante desse quadro para um futuro recente, apresente e justifique duas soluções para a manutenção do desenvolvimento e da qualidade de vida na “melhor idade”? Resposta: Continuando os avanços tecnológicos na área da saúde e melhorando sempre a qualidade da informação que é essencial: Faz-se necessário, uma concentração de esforços nas diferentes áreas profissionais, objetivando um maior conhecimento sobre o fenômeno do envelhecimento, e principalmente como envelhecer de forma saudável priorizando esses esforços na manutenção da independência e autonomia do indivíduo. Sabe-se que a inatividade é o elemento que mais compromete a qualidade de vida na terceira idade. 
	TEMA 3: Página 76, questão 9.
 As teorias da personalidade são estudadas em uma perspectiva pluralista, o que retrata a complexidade do campo do saber psicológico. Para que possamos entender esse contexto, defina personalidade?
 Resposta: A personalidade é o conjunto de características psicológicas e consistentes que determinam a individualidade pessoal e social de cada pessoa, ou seja, é um conjunto único e específico de características psicológicas (padrão de pensamentos, sentimentos, comportamentos...) de uma pessoa com alguma estabilidade ao longo do tempo.
Assim, é a personalidade que nos diferencia de outro indivíduo uma vez que cada um possui o seu padrão de comportamento, maneira de pensar, de sentir e de agir. A personalidade determina o significado que atribuímos às nossas experiências, à nossa existência, ao mundo e a nós próprios, tornando-nos pessoas singulares.
	
 TEMA 4: Página 82, questão 9.
Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores na qual contrastava a satisfação ou não do indivíduo por meio de fatores motivacionais e higiênicos. Se traçarmos um paralelo entre a teoria de Herzberg e a teoria de Maslow, de que forma podemos equipará-las? Resposta: Enquanto Maslow fundamenta sua teoria da motivação nas diferentes necessidades humanas (abordagem intra-orientada), Herzberg, alicerça a sua teoria no ambiente externo e no trabalho do 
 Indivíduo (abordagem extra-orientada). A relação entre Maslow e Herzberg é que ambos tratam das necessidades que são implícitas ou explicita aos indivíduos e como isso pode influenciar no comportamento e conseqüentemente na motivação do indivíduo. 
	TEMA 5: Página 87, questão 7.
O novo contexto e as novas tecnologias apresentam novos desafios para as empresas, por exemplo a diminuição das barreiras físicas, como a distância. Nessa situação começamos a observar equipes interagindo sem a necessidade do “olho no olho”. Defina “equipe virtual” e apresente as tecnologias que permitem o acontecimento dessa realidade.
Resposta: com o surgimento da televisão, fax e do computador e por sua vez a internet e outros meios de comunicação que hoje a mercado diminuiu as barreiras físicas, como a distância. Que dificultavam as negociações, com essas novas tecnologias as equipes interagem sem a necessidade de estar olho no olho. E assim agilizam as negociações e economizam tempo e dinheiro e conseqüentemente tempo para cria novas estratégias. 
	TEMA 6: Página 94, questão 10.
 Qual o estilo de liderança apresentado por Veridiana, considerando sua postura e tomada de decisão, no respectivo estudo de caso?
Resposta: Estilo autocrático, Viridiana evita ao máximo o surgimento de conflitos no grupo de trabalho, o estilo de liderança autocrático é caracterizado pela tomada de decisões dos servidores seja “ética”, no sentido valorativo apontado acima. Acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum podendo o mesmo vir a sofrer punição no trabalho e outros. 
	
C.S.Tecnologia Gestão Publica-Administração Publica-Atividade Avaliativa-Questionário – 3º semestre -2ª-4ª feiras

Outros materiais