Buscar

REVISÃO DE PSICOLOGIA DA PERCEPÇÃO av 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVISÃO DE PSICOLOGIA DA PERCEPÇÃO – AV1
PSICOFISICA
Limiar Absoluto: É o mínimo de um estímulo que causa uma sensação. É o limite para que um estimulo seja percebido. 
Limiar diferencial: É a diferença mínima entre dois estímulos para que seja discriminada alguma diferença entre eles.
Tempo de reação: É o tempo em que um estimulo leva para ser percebido pelo organismo, 
SENSAÇÃO
SENSAÇÃO PERCEPÇÃO
 FISIOLOGICA PSICOLOGICA
 DETECÇÃO INTERPRETAÇÃO 
 CODIFICAÇÃO RECONHECIMENTO
(TRANSDUÇÃO) PROCESSAMENTO
SISTEMA SENSORIAL
VISÃO
Trata-se captação e processamento da energia eletromagnética que flutua em intensidade e comprimento de onda de raios gama, refletida pelos objetos que nos cercam. O comprimento de onda determina a cor, e a intensidade é determinada pela quantidade de energia contida nas ondas luminosas.
O olho é um aparelho sensor de grande complexidade, formado pela córnea, que além de proteger o órgão também curva e decompõe a luz; pela pupila, abertura pela qual a luz passa, responsável por controlar a quantidade de luz que entra no olho e onde se dá o efeito de inversão da imagem (a imagem é projetada de cabeça para baixo na retina); o cristalino, que focaliza os raios luminosos na retina alterando sua curvatura em um processo chamado acomodação; a retina, uma camada de neurônios especializados em captar a luz, sendo que sua parte mais sensível se chama mácula (ou fóvea), zona de cor mais escura na retina pela alta concentração de células, com maior definição de cores e formas que nas regiões periféricas.
A acuidade visual é a precisão com que nossos olhos são capazes de captar os estímulos luminosos. Dentre as deficiências mais comuns nesta capacidade estão a miopia, responsável por um foco inadequado das imagens anterior à retina, e o astigmatismo, o oposto da miopia, onde a imagem chega à retina sem que o foco adequado tenha sido feito.
O disco óptico é o ponto no qual o nervo óptico se conecta ao olho, sendo conhecido, também, como ponto cego - trata-se de uma zona desprovida de neurônios especializados na captação de estímulo luminoso.
Seguindo pelo nervo óptico, a informação visual passa por uma decussação, o quiasma óptico, onde a imagem captada pelo olho direito é transmitida para o hemisfério esquerdo e a imagem captada pelo olho esquerdo é transmitida para o hemisfério direito.
A imagem então viaja até o córtex visual, no lobo occipital, onde começa a ser processada na busca de padrões, movimento, etc. A medida que avança para a direção frontal, a informação visual é distribuída por estruturas especializadas no lobo temporal e no lobo parietal, passando por um processamento cada vez mais complexo que não apenas reconstrói a imagem como também lhe dá significado em nível consciente.
A complexidade do sistema visual o torna ideal para ilustrar o processamento paralelo que se dá no cérebro: diversas informações são processadas de diversas formas de maneira simultânea, em níveis conscientes e inconscientes, que integram formas, significados, linguagem e sentidos.
A visão colorida é fruto de três tipos diferentes de cones especializados em diferentes comprimentos de onda, informação esta que posteriormente passa pelo processo oponente, onde as informações das cores captadas pelos cones são processadas aos pares, opostos. O fenômeno da constância da cor se dá pelo trabalho ativo do cérebro na percepção das cores, apresentando cores mesmo onde elas não deveriam mais estar evidentes, fenômeno semelhante se dá com o preenchimento do ponto cego da visão, por meio da informação periférica à tal ponto.
ATENÇÃO
Atenção é o meio pelo qual SELECIONAMOS E PROCESSAMOS ativamente uma quantidade limitada de informação a partir da enorme quantidade disponível através de nossos sentidos, de nossas memórias armazenadas e de nossos outros processos cognitivos.
Tipos de atenção
Atenção concentrada ou concentração - A atenção concentrada é caracterizada pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor. Essa atenção é usada quando focamos a atenção em um único objeto de trabalho. Um exemplo prático de atenção concentrada pode ser observado quando você assiste a uma aula e se foca totalmente no professor para entender a matéria.
Atenção alternada - Ainda considerando o exemplo da aula, se você recebe uma mensagem no celular e desvia a atenção para ela, então sua atenção está alternada. Esse é o tipo de atenção usado no trânsito: quando você está dirigindo e o farol fecha, é preciso se concentrar no farol e na direção.
Atenção sustentada - A atenção sustentada é a habilidade de manter-se focado durante uma atividade contínua e repetitiva, quando a mente está focada em uma mesma tarefa por um longo período, sem distrações.
Atenção seletiva - Esse é um tipo de atenção consciente, quando escolhemos onde nossa mente deve permanecer focada. É a atenção que você mantém no que o professor está falando, mesmo com os colegas conversando na sala de aula, o celular tocando e o barulho dos carros na rua. Você escolhe excluir as distrações ao redor para que o cérebro fique concentrado no que o professor está falando.
Elementos que despertam a atenção
Elementos objetivos (externos - do meio) - que despertam a atenção: contraste, intensidade de estimulo, movimento, repetição
Elementos subjetivos (internos - do sujeito) - que despertam a atenção: interesse, motivação, experiência 
Processamento controlado: processamento consciente, específico para atividades novas e difíceis e ocorre de forma serial. Exige capacidade de atenção.
Processamento automático: processamento inconsciente, utilizado para atividades fáceis e ocorre de forma paralela. 
Lapso: erro no processamento automático
Engano: erro no processamento controlado.
GESTALT
A psicologia da Gestalt é de origem alemã, e juntamente com o behaviorismo (década de 1910), surge como um manifesto contra o estruturalismo de Wundt. Ao mesmo tempo, diferencia-se bastante da proposta behaviorista, por acentuar aspectos cognitivos do funcionamento da mente.
Para a Gestalt, nossa percepção não é a soma das partes da experiência sensorial. Percebemos sempre o todo, organizado por elementos de natureza psicológica.
PROXIMIDADE (OU VIZINHANÇA) - As partes bem próximas umas das outras no tempo e no espaço parecem unidas e tendem a ser percebidas juntas.
CONTINUIDADE - Há uma tendência de a nossa percepção seguir uma direção para conectar os elementos de modo que eles pareçam contínuos ou fluir em uma direção específica.
SEMELHANÇA - As partes similares tendem a ser vistas juntas, formando um grupo.
PREENCHIMENTO (OU FECHAMENTO) - Há uma tendência da nossa percepção em completar as figuras incompletas, de preencher as lacunas.
FIGURA-FUNDO - Há uma tendência de organizar as percepções do objeto (a figura) sendo visto do fundo (a base) sobre o qual aparece. A figura parece mais substancial e também a destacar-se do fundo.
FIGURAS AMBÍGUAS OU REVERSÍVEIS - Configurações onde a figura e o fundo são reversíveis por meio da mudança de atenção.
Isomorfismo do universo: teoria da Física que supunha uma unidade no universo, onde a parte está sempre relacionada ao todo. 
Boa forma (pregnância): tendência do organismo a perceber equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade nos fenômenos visuais.

Outros materiais