Buscar

Resumo de Contratos II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Compra e Venda:
Conceito: Contrato no qual uma pessoa tranfere a outra o domínido de uma coisa corpórea ou incompórea, mediante pagamento, podendo ser esse em dinheiro ou valor fiduciário.
Características: Contrato bilateral, oneroso, comutativo, consensual e translativo de domínio. Ele nada mais é que um título hábil de aquisição do domínio, tal aquisição pode se dar por meio de tradição ou transcrição.
Elementos Constitutivos: A compra e venda estará acabada, ou seja, concretizada, quando estiverem presentes a coisa, o preço e o consentimento. Bastando assim um acordo de vontades sobre a coisa e o preço.
Consequencias Jurídicas: O risco é sempre de quem tem o dever, quanto a coisa é do vendedor e quanto ao preço do comprador.
* Despesa quanto ao transporte e quanto a escritura e resgistro O Art. 490, CC autoriza a divisão de despesas, o vendedor é responsável pela tradição e o comprador pelo registro.
Restrições:	É anulável a compra e venda de ascendentes para descendentes, salvo quando houver autorização dos outros descendentes de grau próximo e do cônjuge do alienante. Art. 496.
		Só é permitida a venda entre cônjuges para os bens excluídos da comunhão. (Art. 499).
		É vedada a compra por pessoa encarregada de zelar pelo interesse do vendedor: Art. 497. Exemplo: Tutores, curadores, testamenteiros, administradores, etc...
Vendas Especiais:
- Venda Mediante Amostra, Protótipo e Modelo: Art. 484. Se o comprador decide comprar o bem, ele pode exigir que o bem seja igual ao da amostra. Caso o bem entregue não correponda ao da amostra apresentada o comprador pode resolver o contrato. Tem o direito de exigir que seja entregue um bem com as características e qualidades da amostra, o mesmoq eu foi ofertado. Ex: Compra de piso, compra de tecidos...
- Venda ad corpos ou de corpo inteiro: É aquela feita como coisa certa e determinada com relação a bens imóveis, mesmo que isto não conste expressamente no contrato. Neste caso não interessa o tamanho da área, motivo pelo qual não se pode exigir complementação ou devolução do excesso de uma área.
- Venda ad mensuram (art. 500 CC): É aquela feita por medida de extensão (metro quadrado, alqueire, hectare) É tolerável à variação de área de 1/20 ou 5% do imóvel. 
- Venda Conjunta: Na venda de coisa conjunta o defeito oculto de uma das coisas não autoriza a rejeição de todas. Art. 503.
Cláusulas Especiais de Compra e Venda.
- Retrovendxa: Cláusula em que o vendedor se reserva o direito de reaver (em certo prazo) o imóvel alienado, restituindo ao comprador o preço. 
	As benfeitorias necessárias feitas no imóvel devem ser indenizadas também, porém as voluntárias não.
Características: Só cabe em casos de bens imóveis.
O comprador adquire propriedade resolúvel, aquela que exingue por haver condição resolutiva.
O prazo máximo da cláusula é de 3 anos.
O direito de resgate só pode ser transmitido a herdeiros.
O perecimento do bem por caso fortuíto ou força maior extingue o direito de resgate.
Frutos e rendimentos do bem imovel ficam para o comprador
Se o comprador se recusar a entregar o imovel, cabe ação reinvidicatória depositando o preço, porque a propriedade é resolúvel.
Se o comprador não sabe da existencia da cláusula, pode ser anulado.
 A retrovenda desvirtuada de sua função é muito usada por agiotas para uma simulação de compra e verda .
- Venda a contento e sujeito a prova: Artigos: 509/510/511. Cláusula que subordina o efeito do contrato ao agrado da coisa pelo comprador.
- Reserva de Domínio: Cláusula na qual há a estipulação de que a coisa móvel e infungível continuará sendo de propriedade do vendedor até o término do pagamento. Mesmo que a tradição transfira a propriedade do bem móvel, no caso da reserva de domínio a tradição do bem não transfere a propriedade, somente a posse. 
- Venda de documentos: Trata-se da venda onde a tradição da coisa se dá por meio da entrega de um título de crédito representativo. Exemplo: Vale CD; O pagamento é feito quando se entrega o documento e não quase se troca o domumento pelo bem. Art. 529 ss.
Contrato de Troca e Permuta: Art. 533. É a obrigação de entregar coisa recebendo outra em contrapartida. Quando as coiass trocadas tem o mesmo valor tem-se a troca pura (taco-a-taco). Tem a mesma natureza do contrato de compra e venda, ou seja, obrigacional. Assim como os mesmos efeitos dos contratos de compra e venda. As despezas são rateadas (quando se trata de uma troca pura), quando se tratar de uma troca impura as despesas são divididas proporcionalmente. Se for uma troca pura não há necessidade de autorização do conjuge e dos outros herdeiros. Se for uma troca impura, tem que haver autorização. Para que haja formalização do negócio, no caso de bem imóvel necessecitará de escritura pública, desde que o valor seja superior a 30 salários mínimos (Art. 408). Só é possível entre pessoas vivas. A Lei 6.015 traz que: Quando os imóveis permutados forem da mesma circunscrição, a permuta será averbada diretamente na matrícula do imóvel. Tudo que for considerado como objeto do contrato de compra e venda também será paltado em relação de permuta. Sua aplicação moderna vem por meio dos contratos de incorporações de imóveis (Exemplo: Tenho um terreno em determinada área na qual irá ocorrer a construção de um edifício. Troco meu terreno por um AP na futura construção).
		 Súmula 494 -> A ação de anulação da venda de ascendente e descendentesem consentimento dos demais, prescrevem em 20 anos – Revoga a Súmula 152.
		 A lei dos Registros Públicos não traz solução para as ocasiões em que os imóveis forem de circunscrições diferentes.
- Contrato Estimatório: Artigo 534 a 537. Neste tipo de contrato o consignante entrega bens móveis ao consignatário, que fica autorizado a vende-los; O consignatário fica responsável pelo bem enquanto estiver sob sua posse; Se o bem não for transferido a um terceiro interessado no prazo ajustado, a coisa deve ser restituída ao consignante ou deve ser pago o valor;
	Exemplos:	Um pintor de quadros normalmente não costuma comercializar suas obras diretamente. Esta atividade em geral é exercida pelas galerias de arte que têm meios de melhor acesso ao público comprador. Em princípio estas galerias não dispõem do capital de giro para comprar todo acervo do artista. Vemos aí a eficiência desta forma de contrato que, em linha geral, se caracteriza pela entrega de coisas móveis a outra pessoa com autorização de alienar, mas com a obrigação de restituí-las ao consignante, ou então pagar-lh o preço estipulado dentro de um prazo certo.
			O comércio de jóias e pedras preciosas utiliza esta modalidade contratual, o que permite chegar ao público objetos de alto valor sem precisar o vendedor desembolsar grandes quantias para adquiri-los para venda.
		 Se houver penhora de um bem consignado:
			- Se for o consignatário Há uma vedação da penhora.
			- Se for o consignante O bem sofrerá a evicção. (Art. 536).
- Contrato de Doação: Art. 538. É um contrato em que o donatário recebe do doador bens ou vantagens, por meio de livre transferência. Este tipo de contrato tem como partes o doador e o donatário. Para a sua formalização pode-se usar escritura pública ou por meio de instrumento particular. Se for doação de bem imóvel incide tributação de transmissão da propriedade. Constitui-se por dois elementos: Subjetivo – Vontade de doar; e objetivo – perda de patrimônio do doador. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário ou por inexecução do encargo (assim como os modos comuns a todos os contratos – Artigos 557 e 558). As doações que não podem ser revogadas estão presentes no artigo 564.
	Espécies de Doação:
Doação pura e simples: É aquela que não está sujeita a nenhuma condição, termo ou encargo.
Doacão Contemplativa: É aquela feita em contemplação do merecimento. 
		Exemplo: Faço a doação de um caminhão bombeiro ao fazendeiro José porque ele é um ambientalista e protegerá suas florestas de incêndios; dôo minha biblioteca ao aluno João porque ele é estudioso e gosta de ler, etcDoação Remuneratória: Agradecimento por um serviço prestado. Exemplo: médico amigo que lhe opera e não cobra nada, depois ganha um carro.
Doação Mediante Encargo: Aquela que impõe um ônus ao donatário. Exemplo: Faço a doação uma fazenda com o ônus de construir uma escola para os filhos dos trabalhadores.
Doação em forma de subvenção periódica: Aquela que tem como destino a manutenção de certa pessoa. Exemplo: Mesada em favor do donatário (545). Essa renda é personalíssima, e nem a obrigação se transmite aos filhos do doador, e nem o benefício aos filhos do donatário.
Doação Propter Nuptias: Só tem efeitos após o casamento do donatário com certa pessoa.
Doação com cláusula de reversão: É aquela na qual contém uma cláusula que determina a volta do bem doado em caso de morte do donatário. 
Doação Universal: É nula a doação de todos os bens do doador sem que haja uma reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do mesmo. Art. 548.
Doação de ascendente a descendente: É dispensada a autorização do cônjuge e dos outros descendentes, pois se entende que seja um adiantamento legal.
Doação Conjuntiva: É a feita para mais de uma pessoa – Não dispondo em contrário à doação será dividida em partes iguais – Art. 551. Exemplo: Se João doa um barco a José e Maria presume-se que foram 50% para cada um, mas o doador pode estipular uma fração maior para um ou outro donatário.
Doação à entidade futura: Está diposto no Art. 554 que tal doação só pode ser feita a uma pessoa jurídica que venha a existir em um prazo de 2 anos, caso contrário a doação caducará.
Doação à Nasciturno: O representante legal tem que dar o aceite; tem que haver o nascimento – Art. 542.
Doação à Incapaz: Dispensa-se a aceitação do reprensentante, desde que se trate de doação pugta – Art. 543.

Outros materiais