Buscar

Condicionamento Clássico

Prévia do material em texto

Condicionamento Clássico
Reflexos Inatos (desenvolvidos ao longo de sua história filogenética). Preparam para os primeiros contatos com o ambiente, aumentando as chances de sobrevivência. 
• Capacidade de aprender novos reflexos (também desenvolvida ao longo de sua história filogenética – capacidade de reagir de formas diferentes a novos estímulos).
A DESCOBERTA DO REFLEXO APRENDIDO:
Ivan Pavlov recebeu o Prêmio Nobel de fisiologia. Ele estava estudando o papel do reflexo salivar na digestão quando descobriu que objetos do ambiente que apareciam sempre da apresentação da comida (por exemplo, o avental do pesquisador) fariam o cão salivar antes mesmo que a comida fosse colocada em sua boca.
 A conexão reflexa entre o avental e a salivação tiveram portanto que ser aprendidas ou condicionadas – definindo o método do reflexo condicionado.
APRENDIZAGEM DE NOVOS REFLEXOS. 
EMOÇÕES SÃO EM GRANDE PARTE, RELAÇÕES ENTRE ESTÍMULOS E RESPOSTAS
Bebê (10 meses) - Aprendizagem de Medo. 
Som forte (estímulos) susto ou medo (resposta)
Rato (estímulo neutro) - Sem medo 
DURANTE O CONDICIONAMENTO 
Rato + Som forte susto ou medo (resposta)
APÓS O CONDICIONAMENTO
 Rato susto ou medo (resposta)
GENERALIZAÇÃO RESPONDENTE 
• Estímulos que se assemelham ao estímulo condicionado podem passar a eliciar a resposta condicionada em questão.
“Assim como um organismo, em função de um emparelhamento de estímulos, pode aprender a ter, por exemplo medo de aves, esse alguém pode aprender a não ter mais medo”.
Contracondicionamento
 Contracondicionamento – condicionar uma resposta contrária àquela produzida pelo estímulo condicionado.
PRAGMATISMO 
Contrasta o realismo. Criado por filósofos norte-americanos Charles Peirci (1839-1914) e Wilham James (1842-1910). 
Para o pragmatista, não importa se o carro, o prédio ou qualquer outra coisa realmente exista, mas sim que este objeto exerça algum poder explicativo ou função no ambiente. Para James, a nossa concepção a respeito de algum objeto consiste em seus efeitos práticos apenas, nada mais.
PRAGMATISMO E CIÊNCIA
 Noção fundamental do PRAGMATISMO - a força da investigação científica reside não tanto na descoberta da verdade sobre a maneira como o universo objetivo funciona, mas no que ela nos permite fazer.
BEHAVIORISMO METODOLÓGICO 
Behaviorismo Metodológico baseava-se no realismo. Eles diziam que a ciência lidava apenas com o objetivo, observável por mais de uma pessoa. 
Consideravam que a ciência era constituída de métodos para o estudo do mundo “fora da pessoa”. 
O subjetivo é a caixa preta, impossível de ser estudada pela ciência.
BEHAVIORISMO RADICAL 
Se admitíssemos esse dualismo, uma ciência objetiva que lidasse somente com o comportamento exterior pareceria incompleta. 
Os Behavioristas Radicais estudam os processos internos como pensamento, sentimento, etc., apenas não atribuem a eles a causação dos comportamentos.
Por negar RADICALMENTE a existência de algo que escape ao mundo físico, isto é, que não tenha uma existência identificável no espaço e no tempo e por radicalmente aceitar todos os fenômenos comportamentais. Aceita o estudo dos eventos internos.

Continue navegando