Buscar

AD1 (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD1
A disciplina “Imagem, cultura e tecnologias” teve por objetivo em sua unidade inicial colocar em discussão os sentidos da imagem na cultura contemporânea e as transformações que sofrem em virtude dos avanços tecnológicos.
Para a nossa primeira Avaliação à Distância, gostaríamos que você, a partir das leituras feitas construísse uma reflexão, por escrito, que apresente:
Quais aspectosmais chamaram sua atenção nas discussões trazidas pelas três primeiras aulas?
Os aspectos que mais chamaram a minha atenção foram:
- percepção do mundo através das imagens;
- signicado das imagens para os seres humanos;
- poder das imagens;
- transformação do homem através das imagens;
- transformações tecnológicas no campo da fotografia, leitura e escrita.
Particularmente, doistextos chamaram a minha atenção: O texto de Otto Lara Resende, “Vista Cansada”,e o texto de Chinamanda Adichie, "O perigo da história única", Os dois textos me fizeram refletir bastante em nossas atitudes diárias. O texto de Otto Lara Resende me conduz a prestar mais atenção nas imagens que fazem parte do meu cotidiano. Tenho por hábito, prestar atenção em tudo que me cerca. Ao cumpirmentar aspessoas procuro olhar para elas e percebê-las. Mas será que estou tão envolvida com tantas coisas, que , às vezes, não presto a devida atenção por elas simplesmente fazerem parte do meu dia a dia?
O texto de Chinamanda Adichie me levou à reflexão sobre o quanto formamos conceitos errôneos de alguém ou de alguma coisa, simplesmente por termos em nossa mente imagens pré-concebidas. Um dostrechos de que mais gostei foi: - “A pobreza da família era a minha história única sobre eles”. Por ter essa imagem já delineada, ela não conseguia ver em nenhum membro dessa família o poder da criação. Para ela eles eram pobres em tudo...
Alguns textos sugeridos afirmam que a criação de novos suportes técnicos levam, por um lado, a formas novas de percepção e de criação, mas por outro, fazemrenascer temores que não são tão novos assim. Em sua relação com as tecnologias e com as imagens, como você vê essa afirmação? Em que você se sente mais desafiado? Em que você se sente mais temeroso?
No texto: “Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita.” os autores nos levam a pensar na veloz inserção das chamadas “tecnologias deinformação” na sociedade contemporânea nos revelando a necessidade de termos percepções mais críticas e reflexivas sobre as formas de apropriação da leitura e da escrita. Numa perspectiva crítica perante o enfrentamento do novo, dos desafios que cada época impõe, acreditamos estar sempre diante de uma crise crucial. Essa crise pode se relacionar, entre outras coisas, à tensão associada aopróprio modo como os novos objetos, construídos em novas relações, são encarados, incluindo a demanda por novas formas de ler e escrever. A crise pode se evidenciar, então, em sala de aula, já que os novos suportes induzem a novas práticas e novos usos da linguagem, trazendo à tona a necessidade de superação e transformação de antigas formas de ensino-aprendizagem, reinventando estratégiaspara a construção de conhecimentos, levando–se em conta tais inquietações, que contemplam a perspectiva da cultura escrita, sua historicidade, investindo na sua representação enquanto bem simbólico e cultural. As respectivas evoluções e apropriações, esclarecendo que não ocorrerá substituições, mas diferentes formas de apropriação, como a criação dos blogs, sites, e-books etc.
No texto:“Vinho velho em pipas novas: anotações sobre rupturas na história dos mídia” , o autor fala que as novas imagens em fotografia, por enquanto, não revelam nada de novo em termos das imagens, pois o digital não trouxe nada de novo. Tudo já era possível antes, só talvez um pouco menos rápido e fácil, mas possível. A invenção da fotografia, resulto na morte da pintura, lançou toda uma geração de...
IMAGEM, CULTURA E TECNOLOGIA
Coordenador(a):
FrancileneAparecida Ferreira de Assis
Matrícula:11112080322
A disciplina “Imagem, cultura e tecnologias” teve por objetivo em sua unidade inicial colocar em discussão os sentidos da imagem na culturacontemporânea e as transformações que sofrem em virtude dos avanços tecnológicos.
Para a nossa primeira Avaliação à Distância, gostaríamos que você construísse um relato da sua memória escolar, destacandoa relação com as imagens. Como foi seu ingresso à escola? Aconteceu quando você era criança? Você ingressou mais tarde? O que lembra do espaço formal de educação a que teve acesso? Que imagenscompõem essa memória?
Construa um texto com suas memórias e relacione-as com as leituras feitas para qu essas lembranças se tornem uma reflexão. Relacione com os textos da disciplina ou com algum dos vídeosassistidos. Não estará valendo apenas o relato descritivo das suas memórias. Precisa trazer junto uma reflexão! 
O texto deve ter 3 páginas e os critérios de avaliação se pautarão na qualidade daescrita, da reflexão proposta e na relação feita com os textos e imagens da disciplina.
Lembre-se que as Avaliações à Distância desta disciplina têm peso 4.
O prazo para envio vai até 19/08.Era o ano de 1984. O regime militar estava no fim. Entretanto, ainda se sentia aquele clima de governo autoritário, repressor. Ao chegar à escola, percebi que a mesma não tinha tanto glamour e quetudo que minha mãe, meu pai, até minhas amiguinhas falavam, não era tão verdade assim. Nas paredes não tinham tantas gravuras, imagens de notícias, palavras que encantam, muito menos recortes depropagandas de supermercado onde atualmente colocamos para que as nossas crianças tomem conhecimento da palavramundo, um termo bem alfabetizador do nosso querido e tão atual mestre Paulo Freire. Cresci...
LER DOCUMENTO COMPLETO 
AD1/2015.1- IMAGEM, CULTURA E TECNOLOGIAS
Aluna: DEISE CONSTANTINO DE OLIVEIRA FERREIRA
Matr.:12112080293 Polo: ARE
Todas as imagens são equivalentes no poder de marcar o registro em sua época e sempreforam feitas para chamar a atenção de alguém e para afirmar a presença de alguém no mundo. 
Nossa vida está associada às imagens que vemos diariamente. Se vivermos somente isolados em nossas“cavernas”, só conheceremos o pouco que a mídia quer que saibamos e assim acabamos vivendo uma história única. E isso acaba sendo um perigo, pois não vivemos nossa realidade e sim o que estamos nos deixandoinfluenciar.
Nos dias atuais, vemos que as imagens mais vistas são aquelas que podem trazer algum efeito nas pessoas, as que causam impactos e que vão influenciar as pessoas de alguma forma, sejam no seumodo de vestir, no seu jeito de falar de se comportar e de transmitir conhecimentos, e isso é triste, pois muitos que hoje estão chegando ao poder, só têm as influencias do que lhes foi transmitido.O mundo da televisão, dos jornais, dos cinemas são imagens muito vistas por nós e elas acabam influenciando nossas vidas e por não conhecermos outras imagens fora do mundo virtual, nos deixam levarpelo que nos oferece e que muitas vezes somos levados por imagens de baixa qualidade, deixando com isso uma grande dívida com o ser humano comum.
Acredito que o que nos cerca são as imagens que poucovemos ou que muitas vezes nunca vemos. Sempre falo que a internet aproxima quem está longe, mas nos distancia de quem está perto, pois muitas vezes nem prestamos atenção ao que está a nossa volta equando perdemos essa imagem nem sabemos como ela era realmente, porque estava perto de nós, porém distante da nossa vida.
Tem imagens que por ser tão banal tão corriqueira nem prestamos atenção, só...
LER DOCUMENTO COMPLETO 
AD2 IMAGENS
Em nossa AD1 trabalhamos com as memórias imagéticas que guardamos da escola, a fim de observar como as imagens vão constituindo nossas formas de percepção do mundo social. Numa dasquestões da AP1, solicitamos que você apontasse, de maneira informal, que imagens você, como educador, considera que seriam importantes de colocar em debate com seus alunos.
Agora, como atividade deAD2,solicitamos que você construa um Projeto de Trabalho, de forma mais elaborada, apresentando as ideias que teve para colocar em debate com seus alunos o mundo das imagens. 
O projeto deve conter osseguintes ítens:
Tema
Público Alvo (destina-se a quem? Crianças? Jovens?)
Ojetivo (O que você pretende colocar em discussão com o público para o qual o projeto se direciona?)
Local (onde sedesenvolverá o projeto? Na sala de aula? Na escola? Num centro cultural)
Metodologia (Como será desenvolvido? Que etapas terá? Como você pensa a participação das crianças, jovens ou professores? Quais asestratégias de trabalho? Essas estratégias estão adequadas ao tipo de grupo escolhido? Essas estratégias são viáveis para o local escolhido?)
Plano de Estudos (O que precisamos estudar para realizar esseprojeto com qualidade? O que poderá ser estudado com o público que você escolheu? O que você, como coordenador desse projeto, precisa estudar para entender melhor do tema escolhido?)
Avaliação (Como vocêpensa em fazer a avaliação desse projeto? Quais os critérios que você pode propor? Quem participará da avaliação?)
Bibliografia/Filmografia (que textos, vídeos etc etc você pretende usar no projeto ouque ajudarão você a estudar mais para desenvolvê-lo? Lembre-se que é importante fazer a referência correta, pois a função de uma Bibliografia/Filmografia é ajudar o leitor a encontrar as fontesutilizadas. Para citar um texto, precisa dizer quem é seu autor, o título, a editora, a cidade e o ano de publicação. Para filmes, geralmente citamos o título do filme, o diretor, o país e o ano de...
LER DOCUMENTO COMPLETO 
LER DOCUMENTO COMPLETO

Continue navegando