Buscar

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Os operários que, desprovidos da propriedade das fábricas e dos meios de produção, "vendiam" aos burgueses, donos destes estabelecimentos, o único bem que possuíam, que seria a sua força de trabalho. Assim, neste modo de produção, como afirmava Marx, as principais contradições seriam aquelas existentes entre a burguesia "dona dos meios de produção" e o proletariado, que compreenderia os operários e trabalhadores de um modo geral.
Esta definição se refere ao modo de produção:
		
	
	Socialista
	 
	Capitalista
	
	Escravista
	
	Feudal
	
	Imperial
	
	 
	Ref.: 201801696196
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marx não percebe as representações coletivas como produto do conjunto da sociedade. Para ele, estas ideias "às quais chamou de ideologia" são o fruto de um processo de dominação, que leva as classes oprimidas a perceberem o mundo com as lentes de seus opressores, processo este denominado:
		
	 
	Alienação
	
	Acomodação
	
	Adaptação
	
	Socialização
	
	Racionalização
	
	 
	Ref.: 201801844189
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Congresso estudantil de Ibiuna, realizado pela UNE, em 1968 foi um marco político e social no país pois reuniu vários pensadores e idealistas que tiveram influência na vida intelectual do país. Esta manifestação proibida resultou na prisão de vários jovens e estabeleceu uma lista de pessoas perseguidas pelo governo militar devido ao envolvimento com ideais relacionados a qual pensador?
		
	
	Emile Durkheim.
	 
	Max Weber.
	 
	Karl Marx.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	Augusto Comte.
	
Explicação:
 
As ideias de Marx na educação brasileira tiveram como marco principal a década de 1930 com o educador Paschoal Lemme . Segundo ele "só algum tempo mais tarde, principalmente, a partir de 1933, fomos influenciados pelos acontecimentos político-sociais que vinham se desenrolando no mundo e no país, é que se interessou mais de perto pelo estudo dessas questões, ou seja, as obras de Marx¿. Mais tarde, nas décadas de 1960 e de 1970 o movimento estudantil amplia essa participação nas lutas por ideais para a concretização, na prática, desse saber teórico. Os jovens que se reuniram naquele comício acreditam que seus ideias poderiam proporcionar um melhor uso da pedagogia na vida social e cultural. Acreditavam que o homem depende da educação para mudar "o mundo" mudando a si mesmo. Porém, acreditavam que prática e militância venceria e transformaria a sociedade através da luta de classes. 
	
	 
	Ref.: 201802070059
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando o conceito de ideologia desenvolvido por Karl Marx, podemos entender a relação entre sua obra com o contexto educacional. Assinale a alternativa que sintetiza essa relação:
		
	
	As questões ideológicas não afetam a educação, pois os professores sabem separar as coisas.
	
	Numa sociedade harmônica, a ideologia atua como fator de coesão social.
	
	A ideologia só contamina o setor educacional quando o gestor é mal intencionado.
	 
	Numa sociedade de classes, a educação atua como ¿agente ideológico¿ da classe dominante.
	
	A escola é impermeável às questões do campo ideológico e constitui um espaço neutro.
	
Explicação: Numa sociedade de classes, a educação atua como ¿agente ideológico¿ da classe dominante.
	
	 
	Ref.: 201801313428
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	"A burguesia desnudou de sua auréola toda ocupação até agora honrada e admirada com respeito reverente. Converteu o médico, o advogado, o padre, o poeta e o cientista em seus operários assalariados". (Manifesto Comunista, Marx e Engels)
Marx discute em sua obra as importantes transformações que o capitalismo impõe às relações de trabalho. Qual transformação nas relações de trabalho que marca a consolidação do capitalismo como modo de produção?
		
	
	o trabalho manual é valorizado, ganhando novo status social, em detrimento do trabalho intelectual.
	
	o trabalho é remunerado na medida justa do valor que agrega as mercadorias.
	
	todo trabalho transforma-se em emprego, protegido por uma legislação trabalhista.
	
	as relações de trabalho passam a ser objeto de comunicação, sendo negociado em conversações.
	 
	o trabalho é transformado em mercadoria, o trabalhador vende sua força de trabalho em troca de um salário.
	
	 
	Ref.: 201802108499
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Escrito há quase duzentos anos, por Karl Marx e Friedrich Engels, o Manifesto Comunista denunciava as desigualdades sociais vividas pelos homens na sociedade capitalista. Leia trecho dessa obra, reproduzido a seguir, e assinale o que for correto sobre o desenvolvimento econômico. 
"A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente. Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna, o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de todo o exército industrial, os burgueses modernos"
(MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p.09 e 11). 
 
I- A passagem da manufatura para indústria gerou um processo de modificação do espaço natural que foi bastante equilibrado, sem prejuízos ao meio ambiente. 
II - O trecho acima se refere ao contexto de formação da sociedade capitalista e à composição dos antagonismos de classe, os quais opõem proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. 
III - As relações estabelecidas pelas classes sociais na sociedade burguesa moderna são pautadas pela cooperação, a qual conduz ao desenvolvimento econômico gerador de melhor condição de vida para todos.    
IV - As relações de troca se revolucionaram em virtude de o crescimento da burguesia moderna ter ocorrido na mesma proporção do crescimento da produção industrial. 
V - O desenvolvimento da indústria está assentado no emprego do trabalho humano, o único detentor de conhecimento para alterar a matéria-prima, a partir do uso de instrumentos que ele mesmo produz. 
Estão corretas as seguintes alternativas:
		
	
	todas.
	 
	II, IV, V.
	 
	I, II, V.
	
	III, IV, V
	
	I, IV, V
	
Explicação:
As relações estabelecidas pelas classes sociais na sociedade burguesa estão pautadas no conflito de interesses e não na cooperação. A Revolução Industrial provocou impactos ambientais amplamente discutidos pela literatura sociológica atual.
	
	 
	Ref.: 201801159249
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para entender o capitalismo e explicar a sua natureza, Marx desenvolveu a abordagem materialista da história. Segundo este autor, no capitalismo, os trabalhadores viveriam um processo de dupla expropriação, uma vez que teriam perdido a propriedade sobre os meios de produção e, também, o saber relacionado a ela. Segundo Marx, este processo representaria um quadro de:
		
	
	roubo qualificado.
	
	ilegalidade.
	
	apropriação indébita.
	
	injustiça social.
	 
	alienação.
	
	 
	Ref.: 201801159247
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No capitalismo, o direito da propriedade das fábricas e demais meios de produção pertence a uma minoria, sendo os trabalhadores obrigados a vender o único bem que possuem, que é a sua força de trabalho. Diferente da escravidão, onde os próprios trabalhadores pertencem aos seus senhores, no modo de produção capitalista predomina o trabalho assalariado. Neste sentido, para Karl Marx, as classes sociaispredominantes no modo de produção capitalista seriam:
		
	
	os capitalistas e os escravos.
	
	os empresários e os plebeus.
	 
	a burguesia e o proletariado.
	
	os senhores e os servos.
	
	os ricos e os pobres.
	
Explicação:
A burguesia e o proletariado.

Continue navegando