Buscar

SOCIOPATOLOGIA E PSICOPATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PATOLOGIA: 
A patologia pode ser definida como o estudo da doença tanto como o objetivo de compreender a sua causa como de aplicar esse conhecimento ao tratamento dos pacientes.
A palavra "patologia" significa literalmente "estudo da doença"​ e tem origem no grego, onde Pathos = doença e Logos = estudo.
No entanto, "patologia" também é usada como sinônimo de doença​.
Na medicina, a patologia está dividida em:
Patologia Geral: Estudo das reações aos estímulos anormais que ocorrem em todas as células e tecidos;
Patologia Sistêmica ou Especial: Estudo das reações específicas de cada tecido ou órgão a determinada agressão.
 
PSICOPATOLOGIA:
Psicopatologia pode ser definida como estudo descritivo dos fenômenos psíquicos de cunho anormal, exatamente como se apresenteam á experiência imediata, de forma independente dos problemas clínicos. Estudando os gestos, o comportamento e as expressões dos enfermos além de relatos e autodescrições pelos mesmos.
Segundo BAUMGART (2006), O termo, psicopatologia, foi empregado pela primeira vez em 1878 como sinônimo de “psiquiatria clínica” pelo psiquiatra Ermming Naus, antecessor do alemão Kraepelin. Adquire seu atual significado graças a obra do filosofo e psquiatra alemão, Karl Jaspers, publicada em 1913,  Psicopatologia Geral (Allgemeine Psychopatologie). A partir desse livro Jaspers, tenta construir uma teoria geral das questões relativas a enfermidade psíquica.
Contudo, a psicopatologia enquanto estudo das anormalidades da vida mental é às vezes referida como psicopatologia geral, psicologia anormal, psicologia da anormalidade e psicopatologia do patologico. É uma visão das patologias mentais fundamentadas na fenomenologia, em oposição a uma abordagem estritamente médica de tais patologias, buscando nao reduzir o sujeito a conceito patologicos, enquandrando-o em padrões baseados em pressupostos e preconceitos.
SOCIOPATOLOGIA:
Sociopatologia (de sociu- + patologia) se define como estudo das interações mórbidas entre o indivíduo e o seu meio social, patologia dos contatos sociais. 
Em sentido amplo, estuda um estado relativamente prologado de ausência ou e alteração da normalidade, seja de uma instituição, de uma organização, do sistema econômico, do sistema de saúde, do sistema de ensino ou da sociedade em termos globais. Esta anormalidade sociológica pode ser explicada por diversos aspectos: pela recusa por parte dos autores ou de certos grupos de se orientarem segundo o quadro normativo de uma sociedade, pela fraca implementação do universo normativo ou pela ruptura deste.

Outros materiais