Buscar

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Jessica Marcelino Santos Rodrigues
Trabalho da disciplina: Criatividade e Inovação Organizacional,
 Tutor: João Luiz Carvalho Rocha de Oliveira 
São Gonçalo 
2018
Criatividade e Inovação Organizacional
Netflix
REFERÊNCIA: SHIN. Willy, KAUFMAN Stephen, SPINOLA David, University Health Services: Netflix. Harvard Business School, Abril 2009
	Atualmente provedor global de filmes, a Netflix foi fundada por Reed Hastings após encontrar um DVD esquecido em seu armário e ter que pagar uma taxa de 40 dólares pelo atraso. Inicialmente empresa de locação de filmes que utilizava o serviço postal norte-americano para entrega do DVDs a seus assinantes. Até o fim de 2006, com 44 centros de distribuição em todo país, contando com 70 mil títulos diferentes, os assinantes podiam utilizar o site para escolher o filme desejado e ter em sua posse até três títulos a qualquer momento por uma taxa mensal. Findado no último dia do ano de 2006, a Netflix tinha alcançado uma receita bilionária.
	Em 1997, ano de fundação da Netflix, os clientes alugavam filmes, em fitas VHS, nas locadoras por um determinado tempo. A Blockbuster, líder no mercado de home vídeo, que mantinha em estoque uma vasta seleção de filmes e destacava principalmente os lançamentos e filmes de sucesso. Em 2002, quando a Netflix abriu seu capital, a Blockbuster obtinha níveis recordes de receita e atingiu 100% de reconhecimento entre o público que alugava filmes.
	Com uma filosofia diferente das locadoras convencionais, a Netflix oferecia entrega em domicílio de DVDs via correio. Visando alcançar as pessoas que haviam acabado de comprar aparelhos de DVD, a Netflix não poupou esforços e na adoção da nova tecnologia. Como estratégia de marketing para alcançar um mercado que não tinha muitos concorrentes, promoções foram feitas junto a fabricantes e comerciantes de DVD para alcançar mais pessoas. Para a busca dos filmes, o site contava com um filtro para facilitar a busca. 
	O diretor de produtos Neil Hunt, criou o aluguel de DVDs sem multa por atraso, mas o modelo gastava muito a cada cliente. Outra estratégia foi criada por Reed, que se tratava de um modelo de assinatura onde cada cliente receberia até quatro filmes por mês. A ideia de Reed era colocar filmes da Netflix em tempo indeterminado e ilimitado na casa dos assinantes, mas, problemas surgiram mudanças tiveram de ser feitas.
	Vendo a necessidade de mudar a estratégia para conseguir manter a concorrência com a Netflix, a Blockbuster passou a oferecer serviço de assinatura online com uma grande seleção de filmes, preços mais baixos, melhora no serviço, cupons para lojas física e virtual, e fim da multa por atraso. Mesmo com todas as medidas, a empresa cresceu apenas 5 %.
	Vídeo on-demand foi à novidade da vez e a Netflix já acompanhava o desenvolvimento desde a criação da empresa. VOD era basicamente programação pay-per-view com download de entretenimento da Internet. Existiam limitações como, tecnologia, pois com a crescente aquisição de televisões de alta definição e telas grandes, os consumidores não estavam dispostos a pagar preços iguais por filmes que podiam ser vistos em computadores. Outra grande limitação foi o conteúdo. Os estúdios relutaram muito para disponibilizar seus conteúdos a VOD. 
	Hastings, afirmava repetidas vezes que a finalidade da Netflix não era locação de DVDs pela Internet e sim visualização de home vídeo paras seus clientes. A intenção era tirar proveito da marca e aumentar a penetração no jovem mercado VOD. Inicialmente o mercado seria pequeno, mas Hastings estava confiante que uma solução acabaria surgindo para as questões de conteúdo e conectividade permitindo que esse mercado crescesse rapidamente e com isso levaria vantagem sobre muitos dos participantes mais recentes.
 
	
	
�

Mais conteúdos dessa disciplina