Buscar

Barroco Português: Estilo e Autores

Prévia do material em texto

Barroco 
É um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVII, caracterizado por ter um estética com excesso de ornamentos.
O Barroco em Portugal
 O Barroco português desenvolveu-se entre 1580 e 1756,época em que Portugal estava em profunda crise econômica social devido ao domínio da monarquia espanhola
 Podemos dizer que Barroco iniciou-se em Portugal , com a unificação da Península Ibérica ,que possibilitou e favoreceu o avanço da Companhia de Jesus em nome da Contrarreforma, que ocasionou a permanência de um cultura praticamente medieval na península enquanto o restante da Europa vivia as descobertas cientifícas.É durante este quadro cultural europeu que o estilo Barroco surgiu, em meio a crise dos valores do renascentistas ocasionadas pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas
Características do Barroco
Exagero e minúcia nos detalhes;
Temática religiosa e profana;
Dualidade e complexidade;
Uso de figuras de linguagem;
Contrastes e conflitos;
Teocentrismo versus antropocentrismo;
Cultismo e conceptismo.
Cocenptismo
O conceptismo significa “jogo de ideias”. Também é chamado de Quevedismo, pois foi inspirado na poesia do poeta espanhol Francisco de Quevedo (1580-1645).
Nessa vertente literária, a retórica aprimorada bem como a imposição de conceitos é notória, a qual se produz através da apresentação de diversas ideias.
Sendo assim, o conceptismo é definido pelo uso de argumentos racionais, ou seja, do pensamento lógico, valorizando sempre o conteúdo textual.
O objetivo principal dos escritores conceptistas era o de convencer o leitor além de instruí-lo por meio de diversos argumentos.
Cultismo
O cultismo significa “jogo de palavras”. Também é chamado de Gongorismo, pois foi inspirado nos textos do poeta espanhol Luis de Góngora (1561-1627).
Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos (preciosismo vocabular), linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias.
Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual. É comum o uso de diversas figuras de linguagem (hipérbole, sinestesia, antítese, paradoxo, metáfora, etc.).
AUTORES E OBRAS
Os principais autores do barroco português foram:
Padre Antônio Vieira  (1608-1697): Sermão de Santo António aos Peixes (1654), Sermão da SexagésimAa(1655), Sermão do Bom Ladrão (1655).
Padre Manuel Bernardes (1644-1710): Pão Partido em Pequeninos (1694), Luz e Calor (1696), Nova Floresta (1706).
Francisco Manuel de Melo (1608-1666): Carta de Guia de Casados (1651), Obras Métricas (1665), Apólogos Dialogais (1721).
Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622): O Pastor Peregrino (1608), Condestabre (1609), A Corte na Aldeia (1619).
Soror Mariana Alcoforado (1640-1723): Cartas Portuguesas (1669)
Antônio José da Silva (1705-1739): Vida do grande D. Quixote de la Mancha e do gordo Sancho Pança (1733), Labirinto de Creta (1736), Guerras do Alecrim e da Manjerona (1737)
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS
Padre Antônio Vieira : foi um orador , filósofo , escritor e um dos missionários enviados para a catequização dos índios (conversão para a religião católica) na conquista do Brasil no sec.XVII.
 
Padre Antônio Vieira possui uma vasta obra literária desde poemas ,cartas, sermões e romances , foi responsável pelo desenvolvimento da prosa barroca em Portugal e no Brasil , escreveu em estilo concepistista.
Obras de Antônio Vieira
Sermão da Sexagenária
Sermão de Santo Antônio aos Peixes
Sermão do Mandato
Sermão de São Pedro
Sermão de São Roque
Sermão de Santa Teresa
Sermão de Todos os Santos
Sermão do Espírito Santo
Sermão de Nossa Senhora do Rosário
Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra a Holanda
Cartas
Arte de Furtar
Quinto Império
História do Futuro
Esperanças de Portugal
Francisco Manuel de Melo
Francisco Manuel de Melo : foi o representante máximo da literatura barroca peninsular. Dedicou-se à poesia, ao teatro, à história e à epistolografia. Tendo publicado cerca de duas dezenas de obras durante a sua vida ,foi ainda autor de outras ,publicadas posturamente.
 Aliou ao estilo e temática barroca (a instabilidade do mundo e a da fortuna ,numa visão religiosa);o seu cosmopolitismo e espírito galante, próprio da aristocracia de onde provinha .Das sua obras destacam-se o texto moralista da Carta de Guia ou a peça de teatro “Fidalgo Aprendiz”

Continue navegando