Buscar

Estudo dirigido de Embriologia

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de Embriologia
Defina:
Tubos seminíferos - São estruturas enoveladas que se iniciam em fundo cego e terminam em curtos tubos chamados de retos que comunicam-se com a rede testicular. São constituídos por uma parede chamada de epitélio germinativo onde irá ocorrer a produção dos gametas sexuais masculinos.
Celulas de Sertoli - São piramidais e envolvem parcialmente as células da linhagem espermatogênica. • Dão suporte, proteção e suprimento nutricional aos espermatozoides em desenvolvimento. • Fagocitam o excesso de citoplasma durante a espermiogênese. • Secretam continuamente um fluido carreador dos espermatozoides. • Produzem o hormônio antimülleriano – regressão dos ductos de Müller e indução de estruturas derivadas dos ductos de Wolf. Desenvolvimento do sexo masculino. • Formação da barreira hematotesticular. • São estimuladas pelo hormônio testosterona das células de Leydig.
Útero - Em forma de pera, sua parede é formada por 3 camadas: • Adventícia (perimétrio) – mais externa – tecido conjuntivo. • Miométrio – composta de tecido muscular liso (mais espessa). Sofre hiperplasia e hipertrofia durante a gravidez. • Endométrio – Formado por um epitélio com lâmina própria e glândulas que se ramificam na região mais profunda, próximo ao miométrio. • Corpo ou fundo do útero; • Colo do útero ou cérvix;
Tuba uterino - São tubos musculares de grande mobilidade. O infundíbulo é a sua extremidade aberta para a cavidade peritoneal próximo ao ovário. O infundíbulo possui as fímbrias (franjas) que auxiliam a captação do ovócito no momento da ovocitação. As células que revestem internamente possuem cílios que auxiliam o transporte do ovócito/embrião até o útero. É o local onde ocorre a fertilização do ovócito.
Gônadas - As gônadas dos animais são o ovário (gônada feminina) e o testículo (gônada masculina). Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais.
Gametogênese - É o processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas – os gametas (Moore, 2012, p.14). O desenvolvimento embrionário se inicia quando um ovócito é fertilizado por um espermatozoide, formando uma célula – ZIGOTO. O Zigoto possui 46 cromossomos (2n) dispostos em 23 pares. Formação de gametas masculinos (espermatozoides) e femininos (ovócitos ou oócitos). 
Formação de gametas masculinos (espermatozoides) e femininos (ovócitos ou oócitos): • Ocorre nas gônadas: ovários e testículos. • Existem dois tipos de divisão celular: Mitose e meiose. • A mitose é o tipo de divisão celular em que o número de cromossomos é mantido – células somáticas. • A meiose é o tipo de divisão celular em que o número de cromossomos é reduzido – células germinativas ou gametas.
Mitose - A mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossômica e geneticamente idênticas.
Meiose - é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie.
Sobre os ciclos, descreva:
Ciclo ovariano - período entre duas ovulações sucessivas. Compreende 3 fases: • Fase folicular – pré-ovulatória (9 a 23 dias). Desenvolvimento final do folículo ovariano. Predomínio do estrogênio. • Fase ovulatória – ocorre pico dos hormônios LH e FSH e ocorre a ovulação (1 a 3 dias). • Fase lútea – se inicia após a ovulação em que predomina a progesterona (14 dias) e termina com a menstruação.
Ciclo menstrual - O crescimento folicular é induzido pelo hormônio folículo estimulante (FSH) produzido pela hipófise. À medida que os folículos maturam, as células foliculares iniciam a conversão do hormônio androstenediona em estrógenos – também induzido pelo FSH.
Ovulação - é o nome do processo que ocorre normalmente uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais estimulam um ovário a liberar um óvulo. Você pode engravidar apenas se um espermatozoide fertilizar um óvulo. A ovulação geralmente ocorre de 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação.
Sobre os hormônios, relate sobre eles:
FSH - O FSH e a testosterona ativam as células de Sertoli que, por sua ve,z estimulam as espermatogônias a iniciarem a espermatogênese.
LH - Estimula as células de Leydig a produzir mais testosterona.
Estrogênio - O estrogênio, também conhecido como estrógeno, é um hormônio sexual feminino produzido pelos ovários e liberado na primeira fase do ciclo menstrual.
Progesterona - hormônio sexual esteroide essencial para o equilíbrio do ciclo ovariano e para a gravidez; 
Sobre a fase embrionária, como divide as semanas e até qual semana do desenvolvimento do embrião ocorre.
Fecundação, 1° semana, 2° semana até a 8° semana.
Principais eventos que acontece na:
4° semana – Coração produz uma grande saliência ventral e já bombeia sangue, uma longa cauda encurvada está presente.
6° semana – Movimentos espontâneos (contrações bruscas do tronco aos membros), tronco e pescoços retos.
8° semana – Dedos das mãos separados, mas unidos por membranas, sinais da cauda desaparecem.
12° semana – Tecidos e órgãos já se formaram, crescem e amadurecem rápido e o feto já tem reflexos.
Como ocorre a fecundação e onde?
1. Passagem dos espermatozoides através da corona radiata; 
2. Penetração na zona pelúcida; 
3. Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozoide; 
4. Término da segunda divisão meiótica do ovócito e formação do pronúcleo feminino; 
5. Formação do pronúcleo masculino; 
6. Fusão dos pronúcleos e formação da célula diploide – zigoto.
A fertilização normalmente ocorre nas tubas uterinas.
As diferentes camadas do útero são:
Em forma de pera, sua parede é formada por 3 camadas: 
• Adventícia (perimétrio) – mais externa – tecido conjuntivo. 
• Miométrio – composta de tecido muscular liso (mais espessa). Sofre hiperplasia e hipertrofia durante a gravidez. 
• Endométrio – Formado por um epitélio com lâmina própria e glândulas que se ramificam na região mais profunda, próximo ao miométrio. 
• Corpo ou fundo do útero; 
• Colo do útero ou cérvix;
Principais acontecimentos do:
13° a 20° semana – Inicio do desenvolvimento do paladar.
20° a 30° semana – desenvolvimento do sistema respiratório.
30° a 40° semana – Crescimento retardo do nascimento.

Continue navegando