Buscar

Artigo , processo 201400118270

Prévia do material em texto

FACAR FACULDADE DE ARACAJU
GLEIDE JANE GOMES MENDONÇA
PABLO KARDEC LEITE
WILSON QUEIROZ FIORAVANTI PASQUETTI
ACÓRDÃO NO PROCESSO 201400118270 TJSE: Ação Direta De Inconstitucionalidade (ADI) – Município de Amparo do São Francisco – Lei Municipal nº 253/2014 – Emendas do legislativo – Comunicação ao Prefeito para sanção ou veto – Inexistência – Violação do art. 64 da Constituição Estadual – Inconstitucionalidade formal declarada – Ação procedente – Decisão unânime.
Aracaju
2017
Introdução
Neste artigo, propomos a conceituar o Acórdão e definir os elementos que o compõem (Ementa, Relatório, motivação ou Fundamentação e dispositivo). 
Posteriormente, iremos elaborar uma análise linguístico-discursiva do acórdão no processo 201400118270 produzido no interior de um processo judicial, instaurado para a apuração de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Município de Amparo de São Francisco.
Definição de Acórdão
Segundo o site DICIONÁRIO DIREITO (2018), um acórdão judicial trata-se de decisão proferida por membros colegiados de um tribunal de segunda instância, como os Tribunais Regionais Federais (TRFs), ou por tribunais superiores, Tribunal Superior do Trabalho (TST), por exemplo, por juízes, ministros ou desembargadores. O acórdão é o resultado do entendimento de um grupo de revisores, os quais são responsáveis por analisar a sentença dada na instância anterior, primeira instância, e emitirem o seu acordo (acórdão/decisão/sentença) sobre o caso em análise. 
Rito de um Acórdão Judicial (Artigo 941 do Código de Processo Civil):
O processo será julgado e após a sua finalização em primeira instância, o advogado do réu poderá entrar com recursos perante instância superior, segunda instância, TRFs ou tribunais superiores, a qual deverão analisar o processo e emitir sua decisão sobre o caso. Já na segunda instância, o processo será analisado por um relator, o qual emitirá seu parecer sobre o caso, sendo que os demais membros do órgão colegiado poderão ou não seguir o parecer do relator (Dicionário Direito, 2018).
“Art. 941, CPC.  Proferidos os votos, o presidente anunciará o resultado do julgamento, designando para redigir o acórdão o relator ou, se vencido este, o autor do primeiro voto vencedor.
§ 1º O voto poderá ser alterado até o momento da proclamação do resultado pelo presidente, salvo aquele já proferido por juiz afastado ou substituído.
§ 2 º No julgamento de apelação ou de agravo de instrumento, a decisão será tomada, no órgão colegiado, pelo voto de 3 (três) juízes.
§ 3º O voto vencido será necessariamente declarado e considerado parte integrante do acórdão para todos os fins legais, inclusive de pré-questionamento.”
Composição do Acordão:
- A ementa é a síntese do acórdão, onde está resumido em algumas palavras-chave o tema discutido, servindo de apresentação do dispositivo julgado. É na ementa em que normalmente se resumem os seus pontos fundamentais (ARAÚJO, 2012).
- No relatório encontra-se a parte inicial do acórdão, que contém a narrativa e a descrição dos fatos do processo, o esclarecimento acerca do direito que está sendo discutido pelas partes, bem como onde se estabelecem os princípios de fato e de direito sobre os quais se conduzirá o julgamento (ARAÚJO, 2012).
- Na motivação ou fundamentação está a análise feita pelos juízes ou ministros sobre as questões de fato e de direito expostas no relatório. É a partir daí que são construídas as bases lógicas para a decisão, onde se exteriorizam as razões que determinam o convencimento do órgão judicial (ARAÚJO, 2012).
- No dispositivo está a parte final do acórdão, que abriga a conclusão do silogismo até então desenvolvido no relatório e na motivação. Esta parte traz a manifestação, o posicionamento do Judiciário. O termo acórdão designa também o documento em que essa manifestação é veiculada (ARAÚJO, 2012). 
Acórdão no Processo 201400118270
Ementa: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – Município de Amparo do São Francisco – Lei Municipal nº 253/2014 – Emendas do legislativo – Comunicação ao Prefeito para sanção ou veto – Inexistência – Violação do art. 64 da Constituição Estadual – Inconstitucionalidade formal declarada – Ação procedente – Decisão unânime.
Acórdão: Vistos, relatados e discutidos os presentes autos, acordam os membros do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, por unanimidade, em julgar procedente a ADI nº 201400118270 da Lei nº 253, de 23 de julho de 2014, do Município de Amparo do São Francisco, em conformidade com o voto e relatório constantes dos autos, que ficam fazendo parte integrante do presente julgado. 
Relatório: Desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima(Relator)
Foi apresentado o Projeto de Lei nº 008/2014, oriundo do Executivo Municipal (“Dispõe sobre a organização da Guarda Municipal”), encaminhado à Câmara Municipal de Amparo do São Francisco em 11/09/2013, através do ofício nº 253/2013. Sancionada com modificações e alterações substancialmente no teor da legislação pelo Presidente da Câmara de Vereadores, sem qualquer comunicação ao Executivo (em 23 de julho de 2014), encaminhando cópia da mesma e das emendas apresentadas em 04/12/2013. 
Por sua vez o Executivo somente tomou conhecimento das emendas e da suposta sessão realizada no dia 09/05/2014, não sendo sequer enviada ata da sessão que teria aprovado tais proposições. Com isso acabou por acarretar a referida norma vício de forma, ou seja, a sanção da Lei Municipal feita diretamente pelo Chefe do Poder Legislativo Municipal afrontou a Constituição Federal, Estadual e a Lei Orgânica de Amparo do São Francisco.
Voto: 
Visto que o Art. 64 , diz , depois de aprovado o projeto, a Assembleia legislativa o enviará, no prazo de 48 horas para o executivo. Sendo que o projeto de emenda não foi comunicado dentro do prazo.
Também visto em nossa constituição federal no Art. 2º, São poderes harmônicos , que se cooperam, colaboram-se e trabalham juntos para garantir a vontade da União.
Sendo assim, declaro ação de inconstitucionalidade, visto que o chefe do executivo municipal lhe foi tirado um direito de vetar ou sancionar qualquer projeto de lei, aprovado pela câmara. 
Voto Vista:
Foi dada vista dos autos ao Des. Alberto Gouveia Leite, que considerou o vício apontado na peça vestibular unicamente de vício formal por irregularidade na tramitação legislativa. Ademais, considerou que houve afronta ao princípio da separação e harmonia entre poderes. Por fim, o acompanhou o voto do relator pela procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 201400118270 da Lei nº 253, de 23 de julho de 2014, do município de Amparo do São Francisco, indicando como parâmetro de controle o art. 6º da Constituição Estadual de 1989, como dispositivo diretamente violado, e não somente o art. 64, que cuida do processo legislativo estadual.
Conclusão
O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre um texto jurídico, que trata de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. Com isso, conseguimos ter um grande ganho de aprendizagem acerca do significado de uma ADI, seu julgamento no 2º grau, bem como aprendemos novos termos jurídicos, complementando, desta forma, o assunto ministrado pelo docente em sala de aula.
Referências Bibliográficas
AULINELLI, Maysa de Pádua Teixeira; SILVA, Adriana dos Reis. Análise Argumentativa de um Acórdão: Quadro Institucional, Doxa e Representações Sociais em um Gênero Judicial. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/alfa/v59n3/1981-5794-alfa-59-3-0501.pdf. Acesso em 10/03/2018.
ARAÚJO, Fernanda. O que é acórdão? Disponível em: http://odesvelardodireito.blogspot.com.br/2012/01/o-que-e-acordao.html. Acesso em 10/03/2018.
DICIONÁRIO_DIREITO. O que é Acórdão? Como funciona? Para que serve? Disponível em: https://dicionariodireito.com.br/acordao. Acesso em 10/03/2018.
DESVELAR_DIREITO. O que é acórdão? Disponível em: https://odesvelardodireito.blogspot.com.br/2012/01/o-que-e-acordao.html. Acesso em 10/03/2018.
TJSE. Acórdãono processo 201400118270. Disponível em: http://www.tjse.jus.br/tjnet/jurisprudencia/relatorio.wsp?tmp.numprocesso=201400118270&tmp.numacordao=20158120. Acesso em 10/03/2018.
WIKIPEDIA Acórdão. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ac%C3%B3rd%C3%A3o. Acesso em 10/03/2018.
SANTIAGO, Emerson. Acórdão. Disponível em: https://www.infoescola.com/direito/acordao/. Acesso em 10/03/2018.

Continue navegando