Buscar

As Técnicas de Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As Técnicas de Pesquisa
Questionário
	Uma das mais usuais técnicas para obtenção de dados, o questionário é composto por um conjunto ordenado de perguntas, apresentadas e respondidas por escrito.
O questionário geralmente é utilizado para obter informações sobre opiniões, crenças, sentimentos interesses, expectativas, situações vivenciadas ou ainda para descrever as características e medir determinadas variáveis.
Podemos também utilizar questionários para medir diversos fenômenos atitudinais, tais como religiosidade, autoritarismo, alienação, etc.
Os questionários são classificados em função do tipo de pergunta formulada, que pode ser aberta ou fechada. 
QUESTIONÁRIO DE PERGUNTAS ABERTAS
Perguntas abertas admitem respostas diferentes dos pesquisados, isto é, cada pesquisado pode responder livremente às perguntas. 
Esse tipo de questionário normalmente é utilizado para obter opiniões, sentimentos, crenças e atitudes por parte do pesquisado. 
Exemplos:
Qual a sua opinião sobre as invasões de terras feitas pelo MST?
Quais dificuldades você teve no curso de Metodologia da Pesquisa Científica on-line?
As perguntas abertas também podem investigar comportamento (presente ou passado).
Exemplo:
Em quem você votou para prefeito de São Paulo na última eleição?
QUESTIONÁRIO DE PERGUNTAS FECHADAS
Nas perguntas fechadas, o pesquisador define as alternativas que podem ser apontadas pelo pesquisado, que deve assinalar aquela(s) que mais se ajusta(m) às suas características, idéias ou sentimentos.
As perguntas fechadas podem ser:
Dicotômicas: aquelas cujas respostas se opõem.
De múltipla escolha: são apresentadas várias alternativas e o pesquisado pode assinalar apenas uma (resposta simples) ou mais de uma delas (respostas múltiplas).
Em escala: quando as alternativas são apresentadas em escala.
Em escala de Likert: as alternativas têm uma escala definida.
Para elaborar o questionário, é indispensável ter clareza do problema a ser investigado. Sua construção vai depender da forma como será aplicado, do tema em estudo, da amostra a ser atingida, do tipo de análise e interpretação pretendida. 
Na elaboração do questionário, é possível combinar perguntas abertas e fechadas. Podem-se estabelecer categorias para o tema, e para cada uma delas formular as perguntas, limitando sua extensão e objetivos.
Entrevista
	Por sua flexibilidade, a entrevista é adotada como técnica principal de investigação nos mais diversos campos das ciências sociais e de outros setores de atividades.
Entrevista é a técnica de coleta de dados na qual as perguntas são formuladas e respondidas oralmente. Trata-se, portanto, de uma conversação metódica, que proporciona ao entrevistador as informações solicitadas.
Como técnica de pesquisa, a entrevista é utilizada para a obtenção de informações a respeito do que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram e também acerca das suas explicações ou razões a respeito de coisas anteriores. 
O registro da entrevista deve ser feito no momento em que ela acontece, mediante anotações por parte do entrevistador ou com auxílio da gravação. 
Na entrevista não cabe ao entrevistador concordar ou discordar das opiniões emitidas pelo entrevistado ele deve apenas ouvir procurando guiá-lo, levando-o a precisar, desenvolver e aprofundar os pontos abordados, mantendo-se interessado em sua fala. 
Considerando-se o seu grau de flexibilidade, as entrevistas são classificadas em estruturadas (ou padronizadas) e não-estruturadas (ou não-padronizadas).
ENTREVISTA ESTRUTURADA
Nesse tipo de entrevista, o entrevistador segue um roteiro de perguntas previamente estabelecido, que não deve ser alterado ou adaptado. 
Como no questionário, a entrevista estruturada poderá conter perguntas abertas e fechadas.
Clique aqui para ver um exemplo de entrevista estruturada.
ENTREVISTA NÃO-ESTRUTURADA
Corresponde ao modelo mais flexível de entrevista, caracterizando-se pela liberdade que o entrevistador tem para desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada. 
Geralmente, nesse tipo de entrevista, as perguntas são abertas e são respondidas no âmbito de uma conversação.
Apresenta três modalidades:
Por Pautas: o entrevistador se guia por uma relação de pontos de interesse (pauta), que vai explorando no decorrer da entrevista; tem a liberdade explorá-los fazendo as perguntas que julgar necessárias, na ordem e profundidade que quiser. É utilizada quando os pesquisados não se sentem à vontade para responder a perguntas formuladas com maior rigidez.
Focalizada: há um roteiro de tópicos relativos ao problema que se vai estudar, e o entrevistado fala livremente à medida que se refere a eles. Ao entrevistador cabe conduzir a entrevista não deixando que o entrevistado se desvie do assunto.
Não-dirigida: o entrevistado fala livremente a respeito do tema, expressando suas opiniões e sentimentos; o entrevistador tem a função de incentivar a entrevista, levando o informante a falar sobre o assunto, sem, entretanto, lhe fazer perguntas. Esse tipo de entrevista é o menos estruturado possível, sendo utilizado nos estudos exploratórios, que visam abordar realidades pouco conhecidas pelo pesquisador.
Referencia
http://www2.anhembi.br/html/ead01/metodologia-pesquisa-cientifica-sequencial/lu03/lo3/index.htm

Continue navegando