Buscar

ANTROPOLOGIA CULTURAL - REVISÃO PARA AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Antropologia Cultural
1. Quem primeiro formulou o conceito de Cultura? 
O conceito de cultura foi formulado por Edward Tyler, autor da escola Evolucionista, assim como os antecedentes históricos e as bases sociológicas que fundamentaram a formação do conceito de cultura, dando ênfase principalmente nas obras de autores como Locke, Russeau, Turgot, Geertz.
2. Para Tylor, a definição de cultura com as “possibilidades de realização humana”, além de marcar fortemente o caráter de aprendizado da cultura em oposição à idéia de aquisição inata, transmitida por mecanismos de ordem biológica, sintetiza dois conceitos, quais são eles? 
Tylor, que era um dos representantes da escola do Evolucionismo Social, sintetizou duas palavras: Kultur (Germânica) e Civilization (Francesa).
3. O que significa o termo germânico (alemão) Kultur? 
O termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade. 
4. O que significa o termo francês Civilization? 
A palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo.
5. O que é o termo cultura definido por Tylor significa o quê? 
Os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês Culture, que "tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade".
6. A obra de Alfred Kroeber, “O Superorgânico” (1949), rompe com os laços entre o cultural e o biológico. De que forma isso acontece? E a supremacia da cultura em detrimento da biologia? 
A antiguidade tem tentado explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das diversidades genéticas ou geográficas.
7. Quais foram os antecedentes históricos do conceito de cultura, ou seja, quais foram os autores que permitiram que Tylor sintetizasse o termo cultura desta forma? 
John Locke (1632-1704), em 1690, ao escrever Ensaio acerca do entendimento humano, procurou demonstrar que a mente humana não é mais do que uma caixa vazia por ocasião do nascimento, dotado apenas da capacidade ilimitada de obter conhecimento, através de um processo de endoculturação.
8. Na época histórica de seu aparecimento como ciência, a antropologia sofreu a influência da ideia dominante no mundo científico. Qual é esta teoria? 
O evolucionismo, consagrado pela publicação de A origem das espécies, de Charles Darwin, em 1859.
9. O que acreditavam os antropólogos evolucionistas? 
Que distintas sociedades evoluiriam todas na mesma direção, passando por etapas e fases de desenvolvimento e diferenciação cultural inevitáveis e escalonadas, portanto todos os grupos humanos teriam que atravessar necessariamente as mesmas etapas de desenvolvimento, e as diferenças que podem ser observadas entre as sociedades contemporâneas seriam apenas as defasagens temporais, consequência dos ritmos diversos de evolução.
10. Quais foram os antropólogos evolucionistas mais influentes? 
De que maneira distinguiam três etapas por que passaram, ou passarão todas as sociedades humanas? 
Foram o americano Lewis Henry Morgan e o inglês Edward B. Tylor. Morgan publicou em 1877 seu estudo Ancient Society (A sociedade primitiva): selvageria, barbárie e civilização, numa sequência obrigatória de progresso, inclusive em relação à família.
11. No primeiro parágrafo de seu livro Primitive Culture (1871), Tylor procurou, demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático. O que isso quer dizer? 
O fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução. 
12. Qual foi a principal reação ao evolucionismo cultural?	
A principal reação ao evolucionismo, então denominado método comparativo, inicia-se com Franz Boas (1858-1949). A sua critica à antropologia a execução de duas tarefas: a reconstrução da história de povos ou regiões particulares e a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis. 
13. Podemos resumir as principais ideias de Kroeber em dois itens, são eles:
A cultura, mais do que a herança genéticas;
Os seus instintos foram parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo por que passou;
Em vez de modificar para isto o seu aparato biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico;
O homem foi capaz de romper as barreiras das diferenças ambientais e transformar toda a terra em seu hábitat;
Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que agir através de atitudes geneticamente determinadas;
O processo de aprendizagem (socialização ou endoculturação) que determina o seu comportamento e a sua capacidade artística ou profissional; 
A cultura é um processo acumulativo, 
Os gênios são indivíduos altamente inteligentes que têm a oportunidade de utilizar o conhecimento existente ao seu dispor.
14. Como o homem adquiriu este processo extra-somático denominado de cultura que o diferenciou de todos os animais e lhe deu um lugar privilegiado no planeta? Por quê? 
A resposta se deve a alguns fatores, tais como: a visão tridimensional, a utilização das mãos (habilidade manual), o bipedismo (posição ereta), o desenvolvimento da inteligência humana e o cérebro mais volumoso e complexo.
15. Para Claude Lévi-Strauss a cultura surgiu no momento que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma. Qual é? 
A proibição do incesto.
16. Leslie White afirma que, a passagem do estado animal para o humano ocorreu quando o cérebro do ser humano foi capaz de gerar símbolos. Para ele, toda cultura depende de símbolos. Por quê? 
Porque toda cultura depende de símbolos. É o exercício da faculdade de simbolização que cria cultura e o uso de símbolos que torna possível a sua perpetuação. Sem o símbolo não haveria cultura, e o homem seria apenas animal, não um ser humano. O comportamento humano é o comportamento simbólico.
17. Por que Leslie White dá o exemplo da criança? Explique. 
Ele dá exemplo da criança do gênero Homo, que se torna humana somente quando é introduzida e participa da ordem de fenômenos super-orgânicos que é a cultura. “E a chave deste mundo, e o meio de participação nele, é o símbolo”.
18. Qual tem sido uma das tarefas da antropologia moderna? 
A reconstrução do conceito de cultura, fragmentado por numerosas reformulações. 
19. O esquema elaborado pelo antropólogo Roger Keesing em seu artigo "Theories of Culture" (1974) classifica as tentativas modernas de obter uma precisão conceitual. Quais são as três diferentes abordagens que ele aponta:
Divide em: 
Cultura como sistemas cognitivos - Baseada na análise de modelos construídos pelos membros da comunidade a respeito do próprio universo. 
Cultura como sistemas estruturais - Tem como mais importante representante Lévi- Strauss (mito, arte, parentesco e linguagem) os princípios da mente que geram essas elaborações culturais.
Cultura como sistemas simbólicos - Posição desenvolvida nos Estados Unidos, principalmente pelos antropólogos Clifford Geertz e David Schneider.
Keesing classifica as teorias sobre cultura, entre aquelas que consideram a cultura um sistema adaptativo, difundida por neo-evolucionistas, e aquelas a que denomina como teorias idealistas de cultura. 
Para Geertz, os símbolos e significados são partilhados pelos atores (os membros do sistema cultural) entre eles, mas não dentro deles. São públicos e não privados. Cada um de nós sabe o que fazer em determinadas situações, mas nem todos sabem prever o que fariam nessas situações. Estudar a cultura é, portanto, estudar um código de símbolos partilhados pelos membros dessa cultura.
21. A visão de Cultura condiciona a visão de mundo do homem? 
No livro O Crisântemo e a Espada (1972), Ruth Benedict diz que a culturaé como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas.
A nossa herança cultural, que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isto, discriminamos o comportamento desviante.
O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.
22. O que é etnocentrismo? 
A crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.
23. Como o etnocentrismo se manifesta? 
Dentro de uma mesma sociedade a divisão ocorre sob a forma de parentes e não parentes. Os primeiros são melhores por definição e recebem um tratamento diferenciado. A projeção desta dicotomia para o plano extra grupal resulta nas manifestações nacionalistas ou formas mais extremadas de xenofobia. 
O ponto fundamental de referência não é a humanidade, mas o grupo. Daí a reação, ou pelo menos a estranheza, em relação aos estrangeiros. Assim, comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas.
24. A cultura interfere na satisfação das necessidades fisiológicas básicas?
Ela pode condicionar outros aspectos biológicos e até mesmo decidir sobre a vida e a morte dos membros do sistema, como por exemplo, nas doenças psicossomáticas. Estas são fortemente influenciadas pelos padrões culturais.

Outros materiais