Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - EXERCÍCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
PROF. LUCIA DE SOUZA GUIMARÃES PALMEIRA
EXERCÍCIOS (SOCIOLOGIA PRÉ-CIENTÍFICA)
"A sociologia, como modo de explicação científica do comportamento social e das condições sociais de existência dos seres vivos, representa um produto recente do pensamento moderno. Alguns especialistas procuram traçar as suas origens a partir da filosofia clássica da Grécia, da China ou da índia. Isso faz tanto sentido quanto ligá-la às formas pré-filosóficas do pensamento. Na verdade, toda cultura dispõe de técnicas de explicação do mundo, cujas aplicações são muito variadas. Entre as aplicações que elas podem receber, estão as que dizem respeito ao próprio homem, às suas relações com a natureza, com os animais ou com outros seres humanos, às instituições sociais, ao sagrado e ao destino humano. O mito, a religião e a filosofia constituem as principais formas pré-científicas de consciência e de explicação das condições de existência social.
Tais modalidades de representação da vida social nada têm em comum com a sociologia. Elas surpreendem, às vezes com espírito sistemático e com profundidade crítica, facetas complexas da vida social. Também desempenharam ou desempenham, em seus contextos culturais, funções intelectuais similares às que cabem à sociologia na civilização industrial moderna, pois todas servem aos mesmos propósitos e às mesmas necessidades de explicação da posição do homem no cosmos. Entretanto, nenhum desses pontos de contato oferece base à suposição de que essas formas pré-científicas de consciência ou da explicação da vida social tenham contribuído para a formação e o desenvolvimento da sociologia. Em particular, elas envolvem tipos de raciocínio fundamentalmente distintos e opostos ao raciocínio científico. Mesmo as filosofias greco-romanas e medievais, que deram relevo especial à reflexão sistemática sobre a natureza humana e a organização das sociedades, contrastam singularmente com a explicação sociológica. É que, como notou Durkheim, elas tinham, com efeito, por objeto, não explicar as sociedades tais ou quais elas são ou tais ou quais elas foram, mas indagar o que as sociedades devem ser, como elas devem organizar-se, para serem tão perfeitas quanto possível'."
Interpretação: 
1) Explique a diferença entre a filosofia grega e a sociologia moderna, segundo o autor do texto.
Segundo o autor, a filosofia grega procurava questionar as sociedades e propor modelos de organização social, enquanto a sociologia moderna tenta entender e explicar a sociedade tal qual ela é ou foi.
“É que, como notou Durkheim, elas tinham, com efeito, por objeto, não explicar as sociedades tais ou quais elas são ou tais ou quais elas foram, mas indagar o que as sociedades devem ser, como elas devem organizar-se, para serem tão perfeitas quanto possível”.
2 ) Segundo o autor: “O mito, a religião e a filosofia constituem as principais formas pré-científicas de consciência e de explicação das condições de existência social.” Explique de que forma a sociologia pode ser uma alternativa para essas formas de pensamento.
Segundo o autor, o mito, a religião e a filosofia, apesar de apresentarem espírito sistemático e crítico; desempenharem em seus contextos culturais funções intelectuais similares à sociologia moderna (por servirem ao mesmo propósito e às mesmas necessidades de explicar a posição do homem no cosmos), não oferecem a base de sustentação necessária de consciência e explicação das condições de existência social que a sociologia, pois esta revela, analisa e investiga aspectos sociais e não simplesmente levanta reflexões sobre a sociedade.
“É que, como notou Durkheim, elas tinham, com efeito, por objeto, não explicar as sociedades tais ou quais elas são ou tais ou quais elas foram, mas indagar o que as sociedades devem ser, como elas devem organizar-se, para serem tão perfeitas quanto possível'."
Elas (o mito, a religião e a filosofia) não investigavam e analisavam, mas apenas diziam como deveriam se organizar (as sociedades), o que indica que não trabalhavam com a realidade e sim com suposições
3) Cite e explique dois métodos utilizados pelos sociólogos para estudar seu objeto de estudo. 
Método comparativo, qualitativo, quantitativo e estudo de caso.
4) Durante as aulas nós discutimos a diferença entre mito e ciência. Defina:
Mito:
Um mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.
Ciência:
Em sentido amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de aquisição de conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa. 
5 ) O homem distingue-se das demais espécies existentes :
a) porque grande parte do seu comportamento se desenvolve naturalmente.
b) Porque é um animal que necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas 
formas de comportamento. 
c) Porque é um animal que não necessita dos outros de sua espécie para se desenvolver.
d) Porque a sua relação com o mundo se dá naturalmente sem interação com o meio.
e) Porque grande parte de seu comportamento se transmite pelo genes.
6 ) O pensamento humano é único, pois demonstrou ser capaz de transformar a experiência vivida em um discurso com significado. Analise as proposições abaixo de acordo com o enunciado:
a) O homem apenas reproduz aspectos do seu cotidiano tendo como base a realidade existente.
b) Existem outros animais, assim como, o homem capazes de refletir sobre a sua 
 realidade.
c) Nessa perspectiva podemos afirmar que o homem é o único ser capaz de conceber acontecimentos, ações e reações sob a forma de imagem. 
d) O homem é um ser que pensa, mas não reflete sobre suas ações, haja vista que 
 suas ações são involuntárias.
e) O homem é ser selvagem que em conjunto com os outros animais conseguiu 
 domesticá-los naturalmente, como é caso dos rebanhos bovinos.
7 ) A criação simbólica:
a) estrutura o mundo animal em sua cadeia de relações que vão da reprodução à 
 cadeia alimentar.
b) Define o processo evolutivo dos homens sobre a Terra de acordo com as Teorias 
 de Charles Darwin.
c) Exclui o homem de qualquer responsabilidade sobre suas ações haja vista que essa 
 criação parte de um ser onipresente que chamamos Deus.
d) Organiza o “mundo” humano e lhe atribui sentido sendo marcada pelo espaço e tempo que a produz, gerando uma multiplicidade ilimitada de interpretações da realidade.
e) Sistematiza a relação dos homens com outros seres presentes no mundo, proporcionando-lhe um destaque entre todos os seres vivos.
8 ) No Ocidente, durante a Antiguidade, predominou o pensamento mítico e religioso. Aponte abaixo a proposição que se encaixa com esse tipo de pensamento:
a) Através do criacionismo, nesse momento histórico (Antiguidade), muitos povos conseguiram satisfazer a necessidade de entender o mundo que os cercavam e o próprio surgimento do homem na Terra.
b) Quando analisamos essa perspectiva mítica observamos que há uma predominância da razão, pois é a única forma de explicar o mundo.
c) Os mitos e a religião na antiguidade Ocidental não tiveram muita importância haja vista que o pensamento racional já predominava.
d) Na antiguidade ocidental não havia distinção entre mito e razão haja vista que os dois são importantes na construção do pensamento na Idade Média.
e) Nenhuma das alternativas está correta.

Continue navegando