Buscar

desafio profissional 2 bimestre finalizado

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Disciplinas: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação 
Tecnologias aplicadas à Educação
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Flávia F. S. de Oliveira RA: 1709928518
Osvino Sabino da Silva RA: 1709131331
 Tiago Vinicius Santos RA: 2855918806
TELÊMACO BORBA/PARANÁ
2015
Introdução
 O presente trabalho é um desafio profissional apresentado á uma proposta educacional, o qual enfatiza o uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não escolares. O desafio foi estruturado em três passos, que exigem observações e estudos em diversas áreas. 
Sendo: 1º Passo: Elaborar um relatório que justifique a aplicação de tecnologias como metodologia de ensino/aprendizagem, aplicando-as em uma sala temática. 
2° Passo: Argumentar de forma coerente sobre a implantação do projeto, vinculando ideias, conceitos e aproveitamento de recursos diversos.
3° Passo: O objetivo é altamente pedagógico e beneficia a docência em caráter único, capacitando-os para o uso de recursos tecnológicos.
Passo 01: Relatório que justifique a aplicação de tecnologias que devem compor este ambiente/sala temática.
	Ambiente/ Sala Temática: Sala de Informática e Multimídia 
	Usuários: todos os alunos, professores e colaboradores da ONG. 
	Recursos tecnológicos
	Justificativa e estratégias de uso
	Objetivos
	Aplicação de tecnologias assistivas
	20 Computadores,
30 tablets, 
2 impressoras, e conexão a internet banda larga.
	A utilização de Aplicativos de conteúdos educativos, incluindo a utilização de redes sociais e posteriormente a inclusão de feeds de noticias educativas, diversas habilidades que podem ser praticadas simultaneamente, facilitando a formação desses indivíduos diferentemente, e principalmente quando a utilização da internet possibilitar diversos tipos de comunicação e interação entre as culturas de forma bastante enriquecedora.
Trazendo uma nova relação entre professor e aluno.
	Usufruir do interesse dos jovens pelas redes sociais para criar uma conexão extraclasse entre professores e alunos.
 Os aplicativos (softwares),permitem que os alunos explorem e desenvolva conhecimentos básicos de escrita, matemática e outras ciências fundamentalista para a formação escolar.
Propiciar a todos o direito da inclusão digital.
Preparar o aluno com uma metodologia aceitável.
Criar laços que permita aprendizagem simultânea. 
	Teclados com teclas maiores e relevo em braile.
Sistemas de comunicação alternativa.
Sistemas para pessoas com deficiências motoras graves.
	Lousa digital
	 Preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas. Funciona como um computador grande, porém mais inteligente e sensível. 
	Permitir um desenvolvimento corporal, visual e mental, como algo prazeroso e instigante, 
Possibilitar o trabalho em grupo levando assim a interatividade entre os alunos. 
A interatividade promovida garante melhor desempenho, pois ao contrario de apenas escutar que o professor ensina, os alunos aprendem usando todos os sentidos.
Assegurar em seu dinamismo um maior envolvimento e concentração dos alunos ao toque.
	Auxílios para grupos específicos que inclui lupas e lentes, Braille para equipamentos com síntese de voz, grandes telas de impressão, sistema de TV com aumento para leitura de documentos, publicações etc.
	Cinema/auditório 
50 cadeiras almofadadas
1 projetor de imagens
1 data show
1 televisão de 50 polegadas
1 aparelho de dvd
	 Estes recursos serão utilizados para o dia do cinema, o qual deve ser trabalhado de forma casual, como se os alunos estivessem em casa assistindo. Este recurso precisa de atenção e tratamento especial, pois pode ser uma ferramenta maravilhosa dentro do contexto escolar e da realidade sociocultural que nos encontramos hoje. Os alunos devem ter a consciência de que é uma aula e o quanto é necessária a participação de todos, tanto no ver o filme como na participação após o filme, dentro da atividade realizada pela turma, para que as associações e fechamentos sejam feitos e que o filme tenha correlação com os conteúdos ensinados.
	Influenciar os alunos, ajudando-os em seus relacionamentos, ou fazer deles seres críticos.
 Introduzir no planejamento escolar o uso de filmes, já com objetivos pré-determinados com assuntos transversais e relacionando conteúdos e temas estabelecidos dentro das propostas pedagógicas. 
	Adaptações para cadeira de rodas ou outro sistema de sentar visando o conforto e distribuição adequada da pressão na superfície da pele. Auxílios para grupos específicos que inclui lupas e lentes, Braille para equipamentos com síntese de voz, grandes telas de impressão, sistema de TV com aumento para leitura de documentos, publicações etc.
Passo 02: Argumentos coerentes sobre a implantação do projeto.
 	 A ONG esperança disponibilizou um espaço para as aplicações de tecnologias nas práticas educativas, este espaço foi criado para o uso de todos os alunos, professores e outros em diversas áreas. O projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos, capacitando e integrando a tecnologia na sua vida e nos seus afazeres, desenvolvendo, com a ajuda da tecnologia, as competências necessárias para melhorar a qualidade de sua vida.
 	 Este projeto irá contribuir em vários sentidos aos usuários, visto que, os mesmos terão acesso a múltiplas informações e não será apenas um meio de apoio, mas permitirá a realização de atividades de aprendizagem de formas diferentes as de antes. No qual uma educação inovadora desenvolve um conjunto de propostas com grandes eixos, que se integram e se complementam: foco na aprendizagem, desenvolvimento da autoestima, autoconhecimento, formação do aluno empreendedor e do aluno-cidadão.
 	 Os recursos tecnológicos que serão utilizados poderão ampliar o trabalho que já vem sendo realizado e, serão aplicados na construção de um laboratório de informática com computadores completos com impressora, equipamentos para acesso a internet, sistema de segurança, adaptações para deficientes, uma TV com DVD, tela de projeção e equipamento de multimídia, lousa digital, cadeiras almofadadas para criar um ambiente de cinema, e também estão incluídos no projeto a contratação e capacitação dos professores, que atenderão turmas divididas por faixa etárias e capacidade cognitiva.
 	 Para as crianças e adolescentes o projeto prioriza, além das aulas de informática, o reforço escolar e a recreação incluindo internet, jogos, filmes, e tudo mais que a tecnologia possa lhe oferecer, como por exemplo: a formação profissional e inclusão deste jovem no mercado de trabalho. A tecnologia vem em grande auxilio como um reforço para sua aprendizagem, auxiliando para uma construção de escrita e oralidade através de recursos que estimulam os alunos a trabalharem em grupo, combinam atividades interativas multimídias de maneira prazerosa trabalhando muito com o lúdico.
 	 As tecnologias também ajudam as crianças a exercitarem raciocínio matemático, por meio de jogos, a ideia é envolvê-las através de desafios de concentração e raciocínio. Os jogos e as atividades contribuem para desenvolver o lado cognitivo da criança, explorando suas habilidades de concentração, classificação e compreensão, conhecendo a humanidade e suas diferentes expressões culturais, a música e a dança o teatro,também terá grande contribuição nas apresentações realizadas pelas crianças da ONG utilizando dos novos recursos tecnológicos. Poderão criar projetos que venha auxiliar para a melhoria da comunidade como a criação de blogs de utilidade pública, além de contribuir, também, imensamente com as crianças portadoras de necessidades especiais que com a ajuda de ferramentas sonoras, visuais e com recursos de escrita podem abranger seu conhecimento conseguindo se desenvolver na interação com outras crianças através das mesmas ferramentas.
 	 Aos adolescentes, os recursos tecnológicos poderão trazer uma grande contribuição com projetos de oficinas profissionalizantes com cursos como: produção de vídeos, oficinas de mídias, fotografias ou desenvolvimento de sites, para as aulas de vídeos, os alunos podem ter cursos de elaboração de roteiros e edição. Além do trabalho com os vídeos os alunos poderão estender os conhecimentos para outras mídias e formas de expressão como jornais, rádio e tv comunitária, sendo que será de grande utilidade para toda comunidade. A proposta é poder ampliar as possibilidades dos jovens, forma-los usando como ferramenta a tecnologia de informação e comunicação e encaminhar estes, a oportunidade de trabalho ou formação avançada na área da comunicação, além de contribuir para pesquisas, trabalhos e estudos escolares, projetos, também poderá ser utilizado pelos jovens para momentos de recreação e lazer. A motivação para introduzir os computadores nas escolas tem objetivos socioeconômicos e políticos, preparando os futuros cidadãos para o trabalho ou para o lazer. E o cinema na escola dão subsídios para trabalhar inúmeros conteúdos, estimulam debates e permitem ampliar a percepção da turma sobre um determinado assunto.
	 Aos professores os recursos tecnológicos tem um papel muito importante como mediador dessa aprendizagem, além de auxiliar em suas praticas pedagógicas, buscando informações e novos conhecimentos, o professor deve sempre procurar a atualização profissional quanto pessoal, e o computador poderá ajudar na elaboração de materiais de apoio, bem como ser valioso recurso para o ensino de diversas disciplinas do currículo, seja em sala de aula, num trabalho coletivo, seja na dinâmica para ONG ou como ferramentas que trazem um grande benefícios pois juntos com a comunidade os professores poderão criar meios facilitando o intercâmbio entre escolas de diversas regiões e mesmo de diferentes países, contribuindo para a formação de uma cidadania global, em que ocorram intercâmbios culturais contínuos e o exercício de solidariedade em desastres naturais e outras situações críticas.
 Em meio a estas necessidades tecnológicas a ONG se mostra como um espaço de oportunidades para a democratização da informação, de adquirir novos conhecimentos e poder passar esses conhecimentos a outros, utilizar de um espaço para socialização, interação, recreação, estudos, pesquisas, projetos, e ter acesso a varias culturas que possa trazer as grandes inovações. Tem também como objetivo não apenas fornecer internet, mas desenvolver conteúdos relevantes com o propósito de enriquecer as discussões acerca das contribuições, o qual os recursos tecnológicos podem oferecer ao trabalho pedagógico, demonstrando ser um aliado na pratica de ensino, além de criar um ambiente construtivo, contextualizado e de significado, que possa promover contatos e vivencias com varias dimensões da sociedade, proporcionando a comunicação em ampla escala, desenvolvendo a independência, sendo uma ferramenta que poderá proporcionar muito interesse e prazer para todos da comunidade.
 	 O acesso será apenas com pessoas cadastradas na ONG e o horários de acesso á esse ambiente serão de segunda a sexta a partir das 08h00min horas da manha ate as 17h00min da tarde, e aos sábados das 08h00minda manha ate as 15h00min a tarde. Desde já agradecemos a sua colaboração com esta ONG. 
Passo 03: Métodos de Capacitação Profissional 
Curso: Informática Aplicada a Educação 
Disponível em: www.cursosonlinesp.com.br
Data de acesso: 04/05/2015 20h32min
Justificativa da escolha do curso:	O curso foi escolhido por promover o estudo sobre a importância e como inserir a informática na educação dentro do ambiente escolar, e também pela praticidade de poder estudar em casa, já que o curso e EAD, onde facilita o acesso a aprendizagem. O mesmo tem validade em todo o território brasileiro o qual pode ser apresentado em qualquer currículo, como capacitação profissional.
Sinopse do curso: O curso visa promover o estudo, o debate e análise sobre a implantação da informática dentro de um ambiente educacional, principais conceitos, suas vantagens, adaptação dos professores paras essas tecnologias, recursos multimídia, softwares de ensino, jogos educacionais, uso da internet na educação entre outros conteúdos relevantes, o qual possui uma carga horária de 60 horas.
Vídeo: A Educação e as novas tecnologias
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XdY57PMsTsQ
Data de acesso: 25/05/2015 22h34min 
Justificativa da escolha do vídeo : Por se tratar de um vídeo de incentivo sobre a importância das novas tecnologias na Educação onde estão presentes no cotidiano e por retratar a importância dos educadores estarem preparados para usá-las, auxiliando assim como os outros instrumentos que o professor tem a sua disposição.
Sinopse do vídeo: O vídeo incentiva e mostra as novas tecnologias na Educação, sua abrangência e capacidade de inclusão, percebendo que é uma ferramenta que auxilia a todos na educação e socialização, e a necessidade de saber utiliza lá. Serve como um suporte para observar a utilização das tecnologias dentro do ambiente escolar.
Texto: A Educação Frente ás novas tecnologias: Perspectivas e Desafios.
Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp149.htm
Data de acesso: 20/05/2015 21h39mim
Justificativa da escolha do texto: O texto foi escolhido por relatar a importância e dificuldades dos docentes a se integrar as novas tecnologias, e visando também novas propostas de ensino e capacitação juntamente aos cursos superiores para preparar novos professores e não perderem o controle das tecnologias digitais. Fazendo com que o aluno tenha mais interesse pelas aulas práticas e coletivas pretende apresentar alguns indicativos e ideias que possam orientar a otimização dessa apropriação por estudantes de educação do nível Básico e superior de uma forma geral.
Sinopse do texto: Este texto tratará das Tecnologias de Comunicação e das Tecnologias de Informação como intermediadores do processo de ensino e aprendizagem e como tecnologias mútuas. A Tecnologia de Comunicação designa toda forma de veicular informação e os processos de construção de conhecimento sobre a forma de aprendizagem de alunos e professores são fenômenos que necessitam ser mais estudados por ambos, mais, principalmente pelos professores que devem estar em uma constante busca de conhecimentos, de novas tecnologias, pois seus novos alunos já estão vindos, muita das vezes, com conhecimento bem maior.
Livro: Educação e Tecnologias – reflexão, inovação e práticas.
Disponível em: http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com.br/p/apresentacao.html
Data de acesso: 22/05/2014 20h:14mim
Justificativa da escolha do livro: O livro tem textos inovadores, criativos, filosóficos, profundos, práticos e até mesmo pragmáticos, Essa é a diversidade que contribuirá para a área e as pesquisas que podem suscitar outras ideias. Disponibiliza conteúdos para um trabalho colaborativo e em rede, além de ser um e-book que traz a acessibilidade, facilidade e gratuidade.
É para o leitor curioso, pesquisador e internauta e que tem uma conexão especial com a educação. Com certeza após ler terá perguntas e ideias que poderá colaborar com outras pesquisas.
Sinopse do conteúdo: O primeiro tema é dedicado à construção e reflexão em torno das práticas inovadoras de educação num mundo globalizado, onde novas exigências são colocadas e os sujeitos precisamestar preparados para as mudanças. 
 O segundo remete para a inovação e experimentação com recurso a novas formas de aprender com as tecnologias, entendendo que estas surgem de uma série de conceitos e serviços inovadores.
 E o ultimo trata-se da apresentação e discussão de experiências inovadoras de aplicação das tecnologias em processos de ensino aprendizagem e respetivas possibilidades pedagógicas.
Considerações Finais
 	 Este desafio profissional possibilitou a reflexão sobre o trabalho das escolas e ONGs para inserir o indivíduo no mundo digital e das tecnologias o qual são de extrema importância, necessitando de diversas realizações em conjunto para que ocorra realmente o aprendizado envolvendo a democratização no uso das tecnologias. 
 E em virtude dos aspectos relatados é possível analisar e colocar em práticas o interesse e a capacitação dos professores e dirigentes na atualização constante para o uso em sala de aula. É o mundo real ligado ao mundo virtual promovendo aulas participativas e projetos sociais, beneficiando e inserindo toda comunidade no mundo tecnológico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARTELLI, Lindolfo Anderson; Desafio Profissional de Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. [Online]. Valinhos, 2015, p. 01-13. Disponível em: www.anhanguera.edu.br/cead Acesso em fevereiro de 2015.
Tecnologia assistiva
Disponível: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html acesso em 18 de Maio de 2015.
Educação e Tecnologias – reflexão, inovação e práticas.
Disponível em: http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com.br/p/apresentacao.html acesso em 22 de maio de 2015.
A Educação Frente ás novas tecnologias: Perspectivas e Desafios.
Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp149.htm acesso em 20 de maio de 2015
A Educação e as novas tecnologias
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XdY57PMsTsQ acesso em 25 de Maio de 2015.
Informática Aplicada a Educação 
Disponível em: www.cursosonlinesp.com.br acesso em: 04 de Maio de 2015.

Continue navegando