Buscar

Caso Concreto Redação Instrumental I AULA 4

Prévia do material em texto

Caso Concreto Aula 4
Redação Instrumental I
Turma 3004
Data: 07/05/2018
Alisson Jones
Caso Concreto 1 
O réu subtraiu do estabelecimento comercial Andorinha dois pacotes de biscoitos e um queijo minas. O réu agiu em estado famélico porque passava por necessidade financeira em decorrência de estar desempregado, sem qualquer condição de subsistência e esse fato que lhe forçou à execução do pequeno delito, mas sem uso de qualquer violência. 
Questão 1 
A linguagem forense utilizada pelo advogado na versão dos fatos no caso em questão teve como objetivo produzir uma certa reação emocional no receptor (juiz) por meio e uma engenhosa seleção vocabular. 
Comente, em até 6 linhas, a escolha lexical intencional do advogado na exposição dos fatos, considerando os valores semânticos de algumas palavras utilizadas na construção desse parágrafo. 
R.: Sempre o advogado que defende seu cliente irá modalizar o discurso, valendo-se de intensa carga semântica para gerar emoção aos fatos narrados, intereferindo na decisão do magistrado. Os termos modalizadores “estado famélico”, “necessidade financeira”, “desempregado”, “fato que lhe forçou”, “pequeno delito”, “sem uso de qualquer violência”, acaba desqualificando o delito e levando o magistrado a julgar o caso de acordo com alguns princípios do direito, entre eles o da bagatela ou crime de pequena monta e indicando atenuantes ao caso. 
�
Caso Concreto 2 
O empregador alegou que a cópia dos arquivos no pen drive do empregado - analista de sistema -, independentemente da falha ocorrida no computador dele, poderia ter sido feita em dispositivo que era fornecido pela empresa. O empregador afirmou que, após a auditoria interna em que foi constatada a cópia dos arquivos, veio a demissão por justa causa por quebra de confiança. A empresa disse, ainda, que os dados eram sigilosos e que houve quebra de confiança. 
Questão 2
A partir do resumo do caso concreto 2, redija uma breve narrativa jurídica a favor da parte Ré. 
R.: O empregado, no uso de sua eficiência e ponderação sobre os bens e interesses da empresa, sem nenhum dolo ou culpa, valeu-se de um pen drive - o qual apenas ele utilizava e resguardava em seus pertences - para guardar as informações contidas no computador, o qual não tinha plena capacidade de resguardar o conteúdo de trabalho. 
Não é cabível a demissão por justa causa do eficiente empregado, pois o mesmo não divulgou qualquer informação sigilosa da empresa, pois conhece exaustivamente a política interna e tem incólume caráter para não cometer tal infração às normas internas.
Caso Concreto 3 
Mateus foi denunciado porque, em agosto de 2015, supostamente teria se dirigido à residência de Maísa e a constrangido a com ele manter conjunção carnal, resultando assim na gravidez da suposta vítima, conforme laudo de exame de corpo de delito. Narra ainda a Inicial que, embora não se tenha se valido de violência real ou de grave ameaça para a prática do ato, o réu teria se aproveitado do fato de Maísa ser incapaz de oferecer resistência ao propósito criminoso, assim como de validamente consentir, por se tratar de deficiente mental, incapaz de reger a si mesma. 
Questão 3 
A partir do resumo do caso concreto 3, produza uma breve narrativa jurídica a favor da parte Ré.
R.: O Réu jamais agiu com dolo ou culpa no referido caso, pois desconhecia que a pretensa vítima se tratasse de deficiente mental ou incapaz, não podendo presumir a referida situação. Demonstrado o fato, não cabe culpar o acusado, uma vez que, nas condições do ato praticado, afasta-se a tipicidade. 
 
�PAGE �
�PAGE �1�

Continue navegando