A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
TCC   1

Pré-visualização | Página 1 de 1

5
TCC - 1
São Paulo 2017
Engenharia Civil / TCC – 1
Índice:
Introdução........................................................................................04
1.1 Justificativa................................................................................05
1.2 Objetivo Geral...........................................................................05
1.3 Objetivo Específicos..................................................................05
1.4 Metodologia................................................................................06
Carta de aceite ................................................................................07
Introdução
Desde a antiguidade o homem procura fazer uso de estruturas que tragam mais facilidade para sua vida. Desde estruturas habitacionais como casas, sobrados, prédios e mais recentemente nos últimos dois séculos, também estruturas que lhe rendam uma maior agilidade em sua locomoção, tais como estradas e pontes pavimentadas, assim como estruturas que lhe assegurem reservar e transportar água, como barragens e aquedutos respectivamente. Essas e muitas outras obras vêm sendo realizadas pelo homem ao decorrer dos anos em prol de sua sobrevivência e desenvolvimento.
Diante deste panorama, fica evidente que a procura por materiais e técnicas que venham a suprir estruturas cada vez mais robustas se torna alvo importante do ser humano.
Foi assim que surgiu o concreto armado, visando resolver problemas que haviam na época ou que a solução era praticamente inviável financeiramente ou mesmo de ser executada.
A partir do surgimento do concreto armado, suas técnicas de cálculo e projetos foram sendo aperfeiçoados cada vez mais, assim como os cuidados ao executar estruturas desse material.
Em certas épocas e regiões do mundo, houve um crescimento rápido e acelerado na construção civil, com inovações e novidades de projeto, execução e materiais usados, sendo vantajoso em certa parcela, mas trouxe risco por não se ter um grande conhecimento acerca das novas técnicas. Aceitos os riscos e com o desconhecimento e falta de experiência, juntamente veio o surgimento de inúmeras manifestações patológicas nas estruturas, podendo causar a diminuição da vida útil da mesma e até mesmo risco de acidentes fatais, dependendo da falha que certo elemento estrutural venha a possuir.
A fim de estudar as manifestações patológicas no concreto armado, foi lançada uma nova área de estudos, chamada de patologia do concreto armado.
“Designa-se genericamente por Patologia das estruturas esse novo campo da engenharia das construções que se ocupa das origens, formas de manifestação, consequências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos sistemas de degradação das estruturas”(VICENTE C. MOREIRA SOUZA E THOMAZ RIPPER 1998, p.14).
Diversas são as causas que levam uma estrutura a sofrer danos, por isso é de extrema importância o estudo desse ramo da engenharia, para que sejam evitadas manifestações patológicas que venham a diminuir a durabilidade das estruturas, assim como é necessário um conhecimento de como solucionar e recuperar aquelas que apresentam o problema, de maneira a curá-las e impedir que o agente causador volte à causar o mesmo problema.
1.1 Justificativa
Este estudo é sem dúvida de soma importância para todos os profissionais que atuam na construção civil, trazendo um grande conhecimento para os inexperientes no assunto das patologias referente a estrutura de concreto e suas tratativas.
1.2 Objetivo Geral
Este estudo é sem dúvida de soma importância para todos os profissionais que atuam na construção civil, trazendo um grande conhecimento para os inexperientes no assunto das patologias referente a estrutura de concreto e suas tratativas.
1.3 Objetivo Específicos
Obter maiores conhecimentos sobre patologia referente a estrutura de concreto.
Aprender os métodos de recuperação das estruturas com as patologias.
Aprender as formas corretas para as tratativas das patologias das estruturas.
1.4 Metodologia
A etapa teórica deste estudo conta com um grande levantamento bibliográfico confiável, inicialmente o trabalho mostra a importância e crescimento que ao longo dos anos o concreto armado adquiriu devido às suas características inovadoras para a época, resolvendo muitos problemas principalmente no que diz questão à sua resistência à tração devido ao uso das barras de aço frente a outros materiais que não possuíam tal vantagem.
Carta de Aceite

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.