Buscar

resumo filme como estrelas na terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

O filme conta a história de um menino indiano chamado Ishaan Awasthi, que teve sua infância marcada como um menino que não obedecia, não tinha regras e às vezes era anti-social. Ele gostava de brincar com animais e tinha uma rotina, porém sempre esquecia o que tinha que fazer, era sempre o último a sair pra escola, só se arrumava com ajuda da mãe, até pra comer ela o ajudava.
 Todo mundo o recriminava e ninguém o entendia. Era uma criança de nove anos de idade que não escrevia, nem lia bem, era meio desligado das coisas e o seu comportamento provocava reclamações. 
Na escola a diretora falou para os pais de Ishaan que não poderia fazer nada por ele e que existiam escolas especiais que poderia ser bom, visto que ele não entendia nada. Uma leitura era difícil e exigia muito esforço, já que ele via as letras “dançando” e justamente por isso, nunca concluía seus deveres, ia mau nas provas e seu caderno era cheio de correções da professora , frequentemente ficava de castigo e seu pai era chamado pela diretora para conversar, que diante de tantas reclamações decide colocar seu filho em um internato.
O pai de Ishaan como todos de seu convívio não percebem que ele apresenta um distúrbio de aprendizagem já repetirá uma vez a terceira série e corria o risco de repetir novamente, não conseguia acompanhar a turma. 
 Com o passar do tempo o pai, já não agüentava as travessuras de Ishaan, não queria que ele continuasse nessa escola e acabou o colocando em um internato a contra gosto do filho é claro, que não queria ir. 
O menino sofre com o despreparo dos professores e colegas, além da rigidez e agressividade do pai. Não consegue entender atitude de seu pai e acha que foi excluído da família por apresentar dificuldades em aprender e entende essa atitude como um castigo. Fica desmotivado por ninguém o compreender, perde a vontade de aprender e de ser uma criança, sente falta de sua mãe e seu irmão e quer voltar para casa.  
O internato mantém uma filosofia baseada na disciplina, onde as regras devem ser cumpridas, porém tudo se modificou com a chegada do professor Ram Shankar Nikumbh para substituir o professor de artes, ele acredita nas diferentes habilidades em que cada criança apresenta e faz de sua aula um momento divertido onde as crianças tem sua atenção voltada para o que o professor ensina, diferente da metodologia dos outros professores e da escola que era tradicionalista
Quando o professor se aproximou dele e viu o seu olhar, ele preocupou-se porque era um olhar de solidão, e procurou saber qual era o problema de Ishaan, seu colega contou que ele não conseguia aprender e também queria voltar para casa.
Então o professor foi mais a fundo observar os cadernos de Ishaan e diagnosticou que ele tinha “dislexia”, que é caracterizada pela dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras, apresentando dificuldade na associação do som a letra, costumam trocar letras (b com d), ou escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, “asac” para casa
 O professor chega a ir à casa dos pais de Ishaan e lhes fala o motivo do filho deles ter tais comportamentos, como a dificuldade na escola e ainda os de ordem social, como não conseguir entender instruções múltiplas
No inicio o pai, não acredita muito, mas o professor o faz pensar sobre a causa disso e não as conseqüência. Esse não era um problema desconhecido pelo educador, pois trabalhava em outra escola que atendia crianças com necessidades especiais. 
Em suas aulas, o professor fala de pessoas reconhecidas hoje, e que tiveram essa mesma dificuldade na infância e propõe então uma atividade que é ir ao pátio da escola e construir o que mais lhe interessar como o mais variado material. Ele valorizada cada um mostrando suas habilidades dentro do que lhe é possível.
Ele ensinou Ishaan a ler e escrever fora dos horários de aula e a partir desse momento o menino se sente motivado e se empenha nos estudos mostrando um resultado positivo, para isso ele usa vários métodos, como escrever na areia, pintura em telas grandes, escrever as letras no braço dele para que adivinhe. O professor vê-se comovido, uma vez que o mesmo também tinha dislexia quando criança.
 O filme preconiza a importância do professor para seus alunos, como podem trabalhar de forma criativa onde todos possam ser incluídos e as necessidades educativas infantis onde é preconizado a inclusão e a participação ativa e efetiva de todos os alunos no processo de aprendizagem seja válida. A normalização, integração e inclusão possibilitam a convivência com as diferenças e contribui com a criação de diferentes espaços nas escolas regulares.
Os professores devem investir em sua aprendizagem tornando sua formação decisiva, essa formação deverá possibilitar o seu desenvolvimento como pessoa, com profissional e como cidadão. Os futuros educadores devem saber lidar com esses problemas no contexto escolar, para poder encontrar meios e soluções para trabalhar com essa e as demais deficiências. As escolas devem se prepara para receber esse aluno e os professores devem investir em sua formação para que possa ensinar a todos com qualidade favorecendo o processo de inclusão.
É essencial para criança essa atenção vinda do educador, isso valoriza o ambiente de aprendizagem e a criança consegue sentir prazer em aprender, os pais devem contribuir e participar mais da vida escolar do aluno, todos trabalhando em equipe favorece o crescimento da criança, do profissional e da família podendo assim obter uma melhoria com resultados positivos e significativos.
o filme é uma lição de comprometimento com a educação.