Buscar

Desenvolvimento humano PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

Fazemos uso da linguagem para nos comunicar; as interações sociais humanas baseiam-se em processos comunicacionais. Nas nossas situações de ensino/aprendizagem, em uma sala de aula, o processo básico é o da comunicação entre indivíduos. Nós construimos conhecimento a partir do que ouvimos, vemos, tocamos, lemos ou debatemos em aula. Para adentrar no mundo cultural, usamos, como chave, a linguagem como fator essencial no desenvolvimento humano, seja ela qual for: falada, gestual, de sinais ou escrita. Também  a arte é uma maneira de expressar nossos sentimentos e ideias, o objeto artístico pode nos comunicar coisas, ideias e sentimentos, oportunizando novas leituras do mundo, novas visões, novas possibilidades estéticas.
    Jean Piaget foi um mestre da observação do mundo natural antes de voltar sua mente para assuntos humanos, seu principal desejo era que suas conclusões fossem extraídas dos fatos, apesar de suas habilidades metódicas ele teve– para um cientista – uma boa compreensão da filosofia. Já Para os behavioristas, o desenvolvimento somente é entendido com os diferentes tipos de aprendizagem que são considerados neste contexto. A criança nasce com uma série de respostas incondicionais e inatas, que através da experiência vão associando a outros estímulos. Freud tentou ordenar este caos aparente, propondo três componentes básicos estruturais da psique: Id, Ego e Superego. O primeiro grande conceito desenvolvido por Freud foi o de Inconsciente. Freud afirmou que nada ocorre por acaso e, muito menos, os processos mentais.
    Para Vygotsky, o desenvolvimento era inseparável do ambiente social, uma vez que a cultura e a sociedade transmitem formas de comportamento e de organização do conhecimento. Claro, não é um processo de copiar e colar, a criança constrói a sua realidade através do que a sociedade lhe mostra. Embora muitas pessoas considerem o pensamento de Vygotsky oposto ao de Piaget, na realidade ambas teorias podem ser facilmente conciliadas. 
    A cultura compreende desde fatores religiosos até os científicos, incluindo técnicas, vestuário, alimentação, mitos, padrões éticos e estéticos,  fenômenos e condutas humanas singulares de cada grupo social. A linguagem é fator comum de destaque nos processos culturais e no desenvolvimento humano.

Continue navegando